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Estudo do Reta: Representação da Reta

 

01/12/2010

Autor y Coautor(es)
Vania Maria Rocha Gomes
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima Santos Galvão

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Matemática Geometria
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar com uma situação espacial a representação da reta num plano;

Identificar as características fundamentais da projeção da reta objetiva quanto a sua posição;

Realizar a operação da representação gráfica no plano;

Resolver questões representadas na situação espacial.

Duração das atividades
Dois tempos de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Projeções de pontos.

Estratégias e recursos da aula

Professor inicialmente apresente a representação da reta (noções gerais), utilizando a imagem animada da Noção de Plano Projetante:

Noção de Plano Projetante

Animação 1 – Noção de Plano Projetante
Link: http://www.andrehozumi.com.br/videos/animacao_01.avi 

Professor na animação observa-se que a Projeção de uma reta r num plano é a interseção do plano projetante que passa pela reta com o plano de projeção.

No Sistema Cilíndrico Ortogonal, o plano projetante sempre será perpendicular ao plano de projeção.

Posições relativas de reta e plano de projeção:

Animação 2 – Posições relativas de reta – oblíqua
Link: http://www.andrehozumi.com.br/videos/animacao_02.avi 

A reta oblíqua a plano possui o segmento AB < (A) (B)

Animação 3 – Posições relativas de reta – paralela a plano
Link: http://www.andrehozumi.com.br/videos/animacao_03.avi 

A reta paralela a plano possui o segmento CD = (C) (D)  

Animação 4 – Posições relativas de reta – perpendicular a plano
Link: http://www.andrehozumi.com.br/videos/animacao_04.avi 

A reta perpendicular a plano é um ponto E=F

Com as apresentações das posições da reta no plano, peça a participação dos alunos para executarem um resumo escrito das observações:

RETA  

· A projeção de uma reta num plano é em geral, outra__________

· Se a reta objetiva é paralela ao plano, projeta-se nele em __________

· Se a reta objetiva é perpendicular ao plano, sua projeção neste plano se reduz a um __________     

Atividade 1:   

Vamos trabalhar com os alunos em placas de E.V. A e palitos de churrasco.

A proposta seria os alunos idealizarem um painel de estudos para sala de aula com o resumo das posições relativas das retas e plano de projeção.  

Atividade 2:   

Sugere-se apresentação para os alunos as maquetes das posições relativas das retas no primeiro diedro e solicite aos alunos a representação em épura das imagens observadas no plano horizontal.

Exemplo:     

                           

Atividade 3:     

Professor para finalizar este conteúdo, sugere-se ao aluno  a representação em épura das projeções no plano vertical de projeção.   

Exemplo:  

Recursos Complementares

Professor, sugerimos os recursos do software gratuito Geogebra.

http://www.geogebra.org/cms/ 

Avaliação

Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:

O aluno soube identificar com uma situação espacial a representação da reta num plano?

O aluno soube identificar as características fundamentais da projeção da reta objetiva quanto a sua posição?

O aluno realizou a operação da representação gráfica da reta no plano?

O aluno soube resolver questões da reta representa na situação espacial?

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
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Opiniones

  • Ernestina Lourenço de Sousa, Escola Municipal Tia Lourdes , Goiás - dijo:
    gracinha-souzaprof@hotmail.com

    16/06/2011

    Cinco estrelas

    Achei a aula postada excelente é criativa , ensina o conteúdo com precisão, além de sugerir vários sites para pesquisa.Parabenizo a professora que postou esta aula.


Sem classificação.
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