Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Percebendo os movimentos de deslocamentos utilizados nas coreografias da Ginástica Rítmica.

 

27/01/2011

Autor e Coautor(es)
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinínicos Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Aprender e executar alguns movimentos de deslocamentos utilizados na Ginástica Rítmica.

- Apresentar uma coreografia utilizando os deslocamentos da Ginástica Rítmica utilizando um dos elementos específico da modalidade (corda, Bola, arco e fita).

- Cooperar e dar segurança ao colega no momento da execução dos movimentos.

Duração das atividades
50 minutos/1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

O professor iniciará esta aula explicando aos alunos que por motivo de segurança, pois é um objeto pesado e perigoso, e também por motivo de disponibilidade nas escolas não utilizaremos neste planejamento o elemento da Ginástica Rítmica chamado de Maça.

Em seguida, o professor perguntará quem cumpriu com a tarefa da aula anterior e buscou uma música para ser colocada na coreografia final de encerramento do planejamento. Após esse questionamento, o professor explicará que percebeu algumas dificuldades de deslocamentos no momento das coreografias anteriores, e assim na aula de hoje os alunos aprenderão tipos de deslocamentos diferentes utilizados numa coreografia de Ginástica Rítmica.  

Atividade 1

Para começar a parte prática da aula será apresentado aos alunos um “pique-pega”. Mas tanto o pegador como o fugitivo só poderão se deslocar executando saltitos verticais e horizontais. Para identificar o pegador o professor dará uma bola para ele e este para pagar os colegas, terá que tocá-los com a bola em qualquer parte do corpo. No decorrer do “pique” o deslocamento mudará para saltitos laterais em “zigue-zague”. E por último, o pegador poderá se deslocar utilizando qualquer tipo de saltito, mas só poderá se movimentar jogando a bola para o alto, e para pegar ele poderá arremessar a bola em algum fugitivo.

Dica: O professor poderá colocar mais de um pegador neste “pique”.

Atividade 2

Dando continuidade a aula, o professor dividirá a turma em três grupos e distribuirá-los em três estações:

Estação 1: Nesta estação, os alunos percorrerão pelo banco sueco e para sair do banco realizarão diferentes tipos de salto: salto vertical, salto grupado, salto grupado com giro, salto espacate e salto afastado.

Fonte 1: http://www.fitsolutions.com.br/images_cases/cases_dez_img_10_lr.jpg

Fonte 2: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7747

Estação 2: Nesta estação o professor colocará um colchão no chão e os alunos executarão o rolamento para frente grupado com os colegas fazendo a segurança.

Execução do movimento: Partindo da posição de pé com pernas unidas, flexionar os joelhos, apoiar as mãos espalmadas no solo à frente do corpo, mãos à largura dos ombros, cotovelos flexionados, dedos voltados para frente, flexionar a cabeça à frente, encostando o queixo no peito e, impulsionando o corpo com as pernas, rolar para frente sobre as costas em posição grupada, mantendo os joelhos unidos e pés em flexão plantar ao saírem do solo. Ao completar 360 graus de rotação ao redor do eixo transversal do corpo, em deslocamento para frente no plano sagital, finalizar o movimento em apoio sobre os pés, elevando-se á posição de pé (ortostática), com elevação os braços em extensão, e assumindo a postura estendida.

Fonte: http://www.birafitness.com/ginastica_olimpica/solo.htm

Segurança: em caso de haver apoio do alto da cabeça no solo (e não a nuca) ao rolar, há risco de haver uma torção no pescoço, o que pode ser evitado ajudando-se o executante a manter o queixo junto ao peito, segurando a cabeça pela nuca empurrando-a para baixo, enquanto se conduz a realização do rolamento pela parte posterior da coxa, com a outra mão, no sentido do giro.

Dica: Nesta estação o professor poderá começar com os alunos executando o rolamento de cima da tampa do plinto. Após preparar uma tampa de plinto, onde em uma de suas extremidades é colocado um colchão, ou mesmo superfície gramada plana, pedir aos alunos que desloquem-se em quadrupedia (engatinhando)  sobre o banco e, ao chegar à sua extremidade, apoiem as mãos no colchão, flexionem a cabeça à frente e rolem sobre as costas. Caso não se disponha de um banco sueco, esta atividade poderá ser realizada em duplas, onde um aluno apoia as mãos no solo e estende as pernas atrás, ligeiramente afastadas, outro aluno, posicionado entre as pernas do primeiro, segura-lhe por debaixo dos joelhos, tal e qual um “carrinho de mão”. Após primeiro aluno dar alguns passos com as mãos, deverá flexionar a cabeça, encostando o queixo no peito, e rolar sobre as costas, na grama ou no colchão.

Fonte: http://www.birafitness.com/ginastica_olimpica/solo.htm

Estação 3: Na terceira estação os alunos executarão o movimento chamado na Ginástica de roda, popularmente conhecido como “estrelinha”. Neste movimento os alunos passam lateralmente em apoio invertido (de ponta cabeça) e retoma de pé. Para começar, os alunos passarão por cima do plinto, apoiando as duas mãos sobre ele e jogando as duas pernas para o outro lado. O professor estimulará os alunos a jogar as pernas cada vez mais alto para o outro lado. Por último nesta estação, o professor retirará o plinto e os alunos executarão a roda direto no solo. O professor deverá corrigir também alguns erros comum na execução desse movimento, como: colocar as mãos simultaneamente; não passar pela posição vertical; pernas não muito afastadas na passagem pela posição vertical.

Atividade 3

Por último o professor disponibilizará alguns minutos para os alunos se dividirem em grupos, e organizarem a coreografia final do planejamento, que será apresentada na próxima aula. Cada grupo terá que escolher dois ou mais elementos da Ginástica Rítmica para utilizar na coreografia. Será observado também o ritmo da música junto a coreografia.

Para finalizar a aula o professor realizará uma avaliação junto com os alunos.

Recursos Complementares
Avaliação

No final da aula o professor irá fazer alguns questionamentos:

1- Quais foram os deslocamentos utilizados nos piques?

2- Quais os movimentos utilizados nas estações?

3- Qual dos movimentos executado nas estações teve o maior grau de dificuldade?

4- O que será observado nas coreografias finais de planejamento?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.