27/01/2011
Marcos Vinínicos Pimentel de Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
- Aprender e executar alguns movimentos de deslocamentos utilizados na Ginástica Rítmica.
- Apresentar uma coreografia utilizando os deslocamentos da Ginástica Rítmica utilizando um dos elementos específico da modalidade (corda, Bola, arco e fita).
- Cooperar e dar segurança ao colega no momento da execução dos movimentos.
Não há necessidades de conhecimentos prévios.
O professor iniciará esta aula explicando aos alunos que por motivo de segurança, pois é um objeto pesado e perigoso, e também por motivo de disponibilidade nas escolas não utilizaremos neste planejamento o elemento da Ginástica Rítmica chamado de Maça.
Em seguida, o professor perguntará quem cumpriu com a tarefa da aula anterior e buscou uma música para ser colocada na coreografia final de encerramento do planejamento. Após esse questionamento, o professor explicará que percebeu algumas dificuldades de deslocamentos no momento das coreografias anteriores, e assim na aula de hoje os alunos aprenderão tipos de deslocamentos diferentes utilizados numa coreografia de Ginástica Rítmica.
Atividade 1
Para começar a parte prática da aula será apresentado aos alunos um “pique-pega”. Mas tanto o pegador como o fugitivo só poderão se deslocar executando saltitos verticais e horizontais. Para identificar o pegador o professor dará uma bola para ele e este para pagar os colegas, terá que tocá-los com a bola em qualquer parte do corpo. No decorrer do “pique” o deslocamento mudará para saltitos laterais em “zigue-zague”. E por último, o pegador poderá se deslocar utilizando qualquer tipo de saltito, mas só poderá se movimentar jogando a bola para o alto, e para pegar ele poderá arremessar a bola em algum fugitivo.
Dica: O professor poderá colocar mais de um pegador neste “pique”.
Atividade 2
Dando continuidade a aula, o professor dividirá a turma em três grupos e distribuirá-los em três estações:
Estação 1: Nesta estação, os alunos percorrerão pelo banco sueco e para sair do banco realizarão diferentes tipos de salto: salto vertical, salto grupado, salto grupado com giro, salto espacate e salto afastado.
Fonte 1: http://www.fitsolutions.com.br/images_cases/cases_dez_img_10_lr.jpg
Fonte 2: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7747
Estação 2: Nesta estação o professor colocará um colchão no chão e os alunos executarão o rolamento para frente grupado com os colegas fazendo a segurança.
Execução do movimento: Partindo da posição de pé com pernas unidas, flexionar os joelhos, apoiar as mãos espalmadas no solo à frente do corpo, mãos à largura dos ombros, cotovelos flexionados, dedos voltados para frente, flexionar a cabeça à frente, encostando o queixo no peito e, impulsionando o corpo com as pernas, rolar para frente sobre as costas em posição grupada, mantendo os joelhos unidos e pés em flexão plantar ao saírem do solo. Ao completar 360 graus de rotação ao redor do eixo transversal do corpo, em deslocamento para frente no plano sagital, finalizar o movimento em apoio sobre os pés, elevando-se á posição de pé (ortostática), com elevação os braços em extensão, e assumindo a postura estendida.
Fonte: http://www.birafitness.com/ginastica_olimpica/solo.htm
Segurança: em caso de haver apoio do alto da cabeça no solo (e não a nuca) ao rolar, há risco de haver uma torção no pescoço, o que pode ser evitado ajudando-se o executante a manter o queixo junto ao peito, segurando a cabeça pela nuca empurrando-a para baixo, enquanto se conduz a realização do rolamento pela parte posterior da coxa, com a outra mão, no sentido do giro.
Dica: Nesta estação o professor poderá começar com os alunos executando o rolamento de cima da tampa do plinto. Após preparar uma tampa de plinto, onde em uma de suas extremidades é colocado um colchão, ou mesmo superfície gramada plana, pedir aos alunos que desloquem-se em quadrupedia (engatinhando) sobre o banco e, ao chegar à sua extremidade, apoiem as mãos no colchão, flexionem a cabeça à frente e rolem sobre as costas. Caso não se disponha de um banco sueco, esta atividade poderá ser realizada em duplas, onde um aluno apoia as mãos no solo e estende as pernas atrás, ligeiramente afastadas, outro aluno, posicionado entre as pernas do primeiro, segura-lhe por debaixo dos joelhos, tal e qual um “carrinho de mão”. Após primeiro aluno dar alguns passos com as mãos, deverá flexionar a cabeça, encostando o queixo no peito, e rolar sobre as costas, na grama ou no colchão.
Fonte: http://www.birafitness.com/ginastica_olimpica/solo.htm
Estação 3: Na terceira estação os alunos executarão o movimento chamado na Ginástica de roda, popularmente conhecido como “estrelinha”. Neste movimento os alunos passam lateralmente em apoio invertido (de ponta cabeça) e retoma de pé. Para começar, os alunos passarão por cima do plinto, apoiando as duas mãos sobre ele e jogando as duas pernas para o outro lado. O professor estimulará os alunos a jogar as pernas cada vez mais alto para o outro lado. Por último nesta estação, o professor retirará o plinto e os alunos executarão a roda direto no solo. O professor deverá corrigir também alguns erros comum na execução desse movimento, como: colocar as mãos simultaneamente; não passar pela posição vertical; pernas não muito afastadas na passagem pela posição vertical.
Atividade 3
Por último o professor disponibilizará alguns minutos para os alunos se dividirem em grupos, e organizarem a coreografia final do planejamento, que será apresentada na próxima aula. Cada grupo terá que escolher dois ou mais elementos da Ginástica Rítmica para utilizar na coreografia. Será observado também o ritmo da música junto a coreografia.
Para finalizar a aula o professor realizará uma avaliação junto com os alunos.
No final da aula o professor irá fazer alguns questionamentos:
1- Quais foram os deslocamentos utilizados nos piques?
2- Quais os movimentos utilizados nas estações?
3- Qual dos movimentos executado nas estações teve o maior grau de dificuldade?
4- O que será observado nas coreografias finais de planejamento?
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