27/10/2010
Miriam Kaiuca, Soymara Vieira Emilião e Glória Maria de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
* Conhecer as informações contidas nas embalagens.
* Criar embalagens respeitando as especificações.
* Construir a leitura e a escrita.
* Compreender a importância da leitura das informações contidas nas embalagens.
Ser leitor e escritor.
Estar habituado a buscar respostas em textos, pesquisar.
Recursos e estratégias da aula:
O que você vai precisar para a aula:
- Papel ofício cortado em formato de rótulos.
- Muitas embalagens com rótulos e outras sem o rótulo.
-Cópias de um rótulo de produto alimentício e de um produto de higiêne.
Primeira Atividade:
Professor, organize em sua sala uma exposição com várias embalagens vazias de produtos de variadas marcas e tipos.
Ao entrar com seus alunos em sala, leve-os direto para a exposição dos materiais.
Deixe que explorem as embalagens, pedindo que observem bem cada rótulo e o que está escrito.
Após algum tempo oriente cada aluno a escolher uma embalagem.
Forme uma roda no chão e comece perguntando a cada um o motivo da escolha de cada embalagem.
Faça perguntas sobre o nome do produto.
Pergunte se o produto é utilizado pela família.
Explore cada embalagem e as informações contidas.
Chame a atenção para as informações nutricionais dos alimentos, impressas nos rótulos.
Observe a composição e o modo de usar dos produtos de limpeza e higiene.
Peça que cada um procure nas embalagens escolhidas o prazo de validade.
Compare os diferentes prazos de validade em relação à data de fabricação.
Verifique se as embalagens podem ser recicladas, informando que existe um símbolo que impresso nas embalagens mostra se a embalagem pode ser reciclada.
Leia cada item dos rótulos discutindo com a turma as informações.
Proponha sempre a participação dos alunos, ajudando o grupo a elaborar as informações com a participação de todos, valorizando assim os diversos saberes de seu grupo.
Segunda atividade:
Escolha um rótulo de alimento e outro de produto de higiene e entregue uma cópia para cada aluno.
Peça que cada um marque no rótulo as informações que você for pedindo.
Exemplo: solicite que encontrem onde está escrito o valor calórico ou a quantidade de gorduras.
Explique a importância destas informações para pessoas com restrições alimentares.
Nos produtos de higiene, peça que procurem as informações quanto ao cuidado de manuseio por crianças.
Chame atenção também para a apresentação gráfica dos rótulos, os desenhos, as cores utilizadas e o tamanho das letras.
Liste no quadro as principais informações de um rótulo de produtos alimentícios e de higiene.
Terceira atividade:
Convide os alunos para a confecção de seus próprios rótulos, criando nomes para os produtos, e todas as informações observadas que devem conter uma embalagem. Disponha para a turma uma grande quantidade de embalagens de diversos produtos, sem o rótulo, para que cada criança possa escolher de qual produto quer confeccionar o rótulo.
Também entregue folhas de papel ofício para a criação dos rótulos a serem colados nas embalagens.
Quarta atividade:
Faça uma exposição na escola dos trabalhos e convide os alunos do mesmo ano ou de um ano superior.
Quinta atividade: Avaliação:
Converse ao final do trabalho com a turma perguntando o que eles aprenderam com este estudo dos rótulos.
Pergunte se a partir de agora eles acham que vão dar mais atenção as informações contidas nos produtos na hora da compra.
Notas sobre a aula:
Professor, a aula tem o objetivo maior de conscientizar os alunos da importância de conhecer as informações contidas nos rótulos. No entanto, por trabalhar com leitura e escrita de palavras conhecidas dos alunos, no caso o nome dos produtos, presta-se a uma rica atividade de leitura e escrita que em geral motiva os alunos na fase inicial da leitura e escrita a começarem a ler mais as embalagens, o que favorece o seu desenvolvimento de leitor e escritor.
Professor para enriquecer seus conhecimentos sobre a leitura dos rótulos selecionei estes sites que poderão servir de material de leitura para você ou para seus alunos, ampliandos os conhecimentos sobre o assunto.
http://www.sadia.com.br/vida-saudavel/40_COMO+LER+OS+ROTULOS
Professor, avalie seus alunos durante a aula, observando na participação e na confecção dos rótulos, verificando se os conhecimentos sobre os rótulos foram utilizados.
Observe também, após a aula se os alunos demonstraram modificações de comportamento, estando mais atentos às informações contidas nos rótulos.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
26/08/2012
Cinco estrelasOlá, gostei muito de seu plano de aula sobre rótulos e embalagens! Está ótimo! Vou pegar alguma orientação para trabalhar com meus alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I. Valeu!!!
09/11/2011
Cinco estrelasadorei. parabéns
27/10/2010
Quatro estrelasOla Simone, O seu plano de aula utilizando embalagem como recurso pedagógico acredito que será mais um complemento para a diversificação das minhas aulas. Outro ponto que devem ser abordado e que esse trabalho com embalagem ele sobre o é multidisciplinar em matemática a quantidade que cada família consome; Preço de cada produto, etc Data de validade; Geografia: lugar onde é fabricado. Ciências: saúde alimentar