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Parlendas: ler,compreender, ilustrar

 

30/11/2010

Autor e Coautor(es)
Grazielle Tomaz de Almeida
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer e trabalhar o gênero Parlenda, possibilitando desenvolver a habilidade de re-escrita autônoma, leitura e interpretação textual.  

Duração das atividades
aproximadamente 8 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  Estratégias para compreensão do funcionamento da escrita alfabética.

Estratégias e recursos da aula

Utilizando as Parlendas vamos trabalhar com as crianças a reescrita, a interpretação do texto e a criação de imagens para os textos. É importante que o grupo compreenda que as parlendas fazem parte das manifestações orais da cultura popular brasileira.   

1-     Característica textual da Parlenda   

1A - Discuta com o grupo o que é uma Parlenda. Oriente-se por questões como:  

a) Quem saberia dizer o que é um parlenda? Já ouviram esta palavra antes?

b) Quem conhece e sabe recitar este texto: “batatinha quando nasce esparrama pelo chão, mamãezinha quando dorme põe a mão no coração”. Conhecem outros deste “estilo”?

c)  Como e quando conhecemos, aprendemos estes textos, que tem o nome de parlendas?

d)  O que normalmente dizem estes textos?

e)  Para que servem, onde e como são usados?

f) Como podemos identificar, reconhecer uma parlenda?

g) Alguém do grupo sabe recitar uma parlenda?  

 Recite algumas parlendas, levando-os a perceber que se trata de um texto oral da cultura popular aprendido nas experiências lúdicas, com colegas e familiares.  

1B- Em seguida, fixe no quadro uma folha de papel kraft e liste,  com apoio dos alunos, os principais itens discutidos, que caracterizam este gênero textual.  Fixe este cartaz em um local acessível para a turma.

Espera-se que na lista apareçam itens como:  

 a) Presença de rimas

b) Aspectos engraçados/divertidos

 c) Textos pequenos

d) Um texto que nem sempre traz uma história completa

e) Estruturação em versos e estrofes   

1.C - Organize duplas, para que definam três características básicas do gênero  trabalhado e registrem  no caderno.  

 2 – Selecione cinco parlendas, para orientar o trabalho a ser desenvolvido com a turma. Veja a seguir algumas sugestões:   

 

Imagens disponíveis em:  http://valeriaattayde.blogspot.com/p/contos-e-lendas_09.html (Acesso em: 10 de novembro de 2010).

Trabalhe uma parlenda de cada vez, da seguinte maneira:   

2A – Memorização da parlenda com recitação coletiva.    

Nesta atividade leve-os a perceber que as parlendas são estruturadas em estrofes e versos.

Observando que o grupo já memorizou exercite três ou quatro vezes, de modo que ao terminar cada verso as crianças batam palma com a intenção de demarcar o término deste.     

2B – Quando todos tiverem memorizado entregue meia folha A4 em branco, para que escrevam a parlenda trabalhada.  

Para iniciar a sistematização sugerimos que, a primeira experiência, seja feita em forma de “ditado”, de modo que os aprendizes compreendam as demarcações, de um verso para o outro, o que implica passar para a próxima linha. Então, oriente que será um ditado e que ao batido da palma do professor(a) todos devem passar a registrar na linha de baixo. Recolha o registro.   

2C – O registro recolhido, deve ser  “corrigido”, por você. Nesta correção, sublinhe a palavra que o aluno deve corrigir. As marcas  não devem explicitar o que exatamente o aluno errou. Isto é, se a palavra foi sublinhada é porque houve erro, mas não necessariamente deverá ser informado ao aluno qual foi o erro. É importante apresentar tais “apontamentos” respeitando o processo de cada aluno.  

Exemplo: Rei capitão soldado ladam mosa bonita do meu corasão.     

Em seguida, combine com as crianças que as palavras que estiverem sublinhadas, precisam de alguma correção. Isso fará com que as crianças pensem, observem, comparem com outras escritas e descubram onde podem ter “errado”. É sempre importante o professor salientar que não há problema de se errar, pois todos estão aprendendo, mas que é importante verificar a escrita e realizar as modificações necessárias. É bom que o aprendiz observe e tente descobrir o que pode ser modificado, ele estará realizando uma análise de sua escrita – esse procedimento auxiliará na aprendizagem da revisão.  

A criança deverá receber outra folha e passar a limpo, fazendo as correções necessárias. É importante que a correção seja autônoma, o que implica a criança mobilizar os saberes já adquiridos sobre a organização da escrita alfabética.  

 2D – Após a revisão, retome o sentido e o tema tratado na parlenda. Oriente que criem uma imagem para a parlenda.  

Destaque que toda imagem deve corresponder ao assunto tratado no texto, de modo que seja um “segundo” texto, e portanto uma referência para o leitor compreender o texto escrito.  

Todos os itens citados deverão ser trabalhados com todas as parlendas escolhidas. Assim, ao final, todos poderão organizar um livrinho de parlendas.   

3 Além das atividades para sistematizar as experiências com parlendas, desenvolva atividades como as sugeridas a seguir, que ajudarão explorar outras habilidades já trabalhadas e que necessitam ser consolidadas.

MODELO A

O rei mandou dizer

que quem quiser

que conte cinco:

um, dois, três, quatro, cinco.

1_ Crie um título para a parlenda que acabamos de ler:  

____________________________________________________________________   

2 – O que o rei mandou dizer?  

____________________________________________________________________

  3 – Agora, o rei no pede para contar até dez. Complete as lacunas, escrevendo por extenso:   

um _________________, três, quatro, _________________,_________________   

sete, _________________, nove, _________________    

4 - Circule na parlenda todas as palavras que possuem a letra Q.   

5 - Observe a seguir, todas as palavras possuem Q. Em seguida, crie um critério/regra, para organizá-las no quadro.   

queijo – quiabo – quebrado – quarto – quinto – querer – máquina    - quintal

 quente - quentão – querida – queda – quatro – quadro – quadrilha  

5 – Com base na organização do seu quadro e observando todas as palavras com a letra Q, registre uma dica:   

  ___________________________________________________________________    

 Professor(a) no desenvolvimento desta atividade 4 e 5, espera-se que a crianças observe que a palavra Q, sempre virá acompanhada da letra U.

MODELO B   

Cadê o padre?

Foi rezar a missa.

Cadê a missa?

Já se acabou.    

 1 - Leia o texto e responda as perguntas abaixo.  

 2 – O que o padre foi fazer?

  ___________________________________________________________________   

3 – Quais são os sinais de pontuação encontrados neste texto?  

____________________________________________________________________   

4 – Crie duas frases, para situações que precisamos do ponto de interrogação e outras duas para ponto final.

 ____________________________________________________________________  

____________________________________________________________________    

____________________________________________________________________  

 ____________________________________________________________________        

 MODELO C

 1 Complete a parlenda

Rei  ____________

Soldado      ____________      

Menina bonita      

Macaco ____________   

2 – O que há em comum  no som e na escrita das palavras que você preencheu na parlenda?  

 ____________________________________________________________________  

 3 – Registre 6 palavras terminadas com ão.  

 _____________________       _____________________    _____________________           

 _____________________     _____________________     _____________________  

4- Nesta parlenda encontramos uma palavra que pode formar duas. Qual é esta palavra e quais palavras que podemos formar?  

 ____________________________________________________________________  

 ____________________________________________________________________

MODELO D 

Serra, serra, serrador

Serra o papo do vovô.

Já serrei vinte e quatro,

Um, dois, três e quatro.   

1 – Quantos versos há nesta parlenda?  

 ____________________________________________________________________   

2 – No segundo verso temos quantas PALAVRAS?

____________________________________________________________________  

 3 – Coloram de verde os números que aparecem na parlenda

____________________________________________________________________

 4 – Escreva nas linhas abaixo a parlenda que você mais gosta!

 ____________________________________________________________________  

____________________________________________________________________  

____________________________________________________________________  

____________________________________________________________________  

 ____________________________________________________________________   

____________________________________________________________________       

MODELO E

1– A seguir veremos uma parlenda conhecida, mas que está fora de ordem. Vamos escrevê-la corretamente?  

 Se for velho deixa-o lá!

Réu, réu Vai buscar o meu chapéu!

Se for novo trá-lo cá.

Vai pro céu

  ____________________________________________________________________

  ____________________________________________________________________

  ____________________________________________________________________  

 ____________________________________________________________________

  ____________________________________________________________________  

 2 – Nesta parlenda temos algumas rimas. Circule as palavras que rimam.  

 3 – Escolha uma palavra do quadro abaixo. A partir dela, faça uma lista de outras palavras que rimem com a palavra escolhida.

                             escolhida     brincar   -   carro  -   mesa  -  cadeira  -  bola  -  luva  -  telefone      

Recursos Complementares

 Você poderá pedir que os alunos levem de casa uma parlenda conhecida da família.

Algumas poderão ser trabalhadas em sala. Isso enriquecerá o repertório de textos orais dos seus alunos.

Para complementar seus estudos, sobre a importância de refletir sobre o  alfabetização enfocando os aspectos da oralidade, da leitura e da escrita, verifique o artigo publicado no site http://www.artigonal.com/linguas-artigos/alfabetizacao-e-linguagem-refletindo-sobre-oralidade-leitura-e-escrita-1300858.html (acesso em 14 de maio de 2010).  

Confira ainda, aqui no portal a aula Aprendendo com parlendas -  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7524 

(acesso em 15 de agosto de 2010).

 

Avaliação

Após a realização das atividades é fundamental que os alunos estejam aptos a compreender e a reconhecer as parlendas, sabendo diferenciar esse gênero de outros próximos, como por exemplo, um poema ou um trava-línguas. Para isso, você poderá fazer a leitura de um texto (poema/ trava língua ou outro de sua escolha) e de uma parlenda e pedir que identifiquem qual dos textos lidos é uma parlenda e qual deles não é. Essa atividade avaliativa poderá gerar uma discussão interessante, além de oferecer pistas para o trabalho com outros gêneros textuais.    

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

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Opiniões

  • Ana Marta de Castro Gama, Escola Oscarlina de Oliveira Silva , Bahia - disse:
    castro-gama@hotmail.com

    30/05/2012

    Quatro estrelas

    Ótimo plano para trabalhar leitura no 4° ano. É um tema que encentiva a criança ater gosto pela leitura.


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