Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Do Diário ao Blog: registrando nossa história!

 

19/06/2009

Autor e Coautor(es)

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Com estas aulas os alunos poderão aprender a importância da escrita para o ser humano, para o desenvolvimento da civilização e, principalmente como um instrumento histórico.
Duração das atividades
Aproximadamente 150 minutos; Três (3) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática ou Sala de Vídeo, pois o Recurso poderá ser salvo em DVD!

Motivação:

Para dar início ao tema destas aulas, os alunos serão levados à uma atividade lúdica  (conforme link abaixo): uma espécie de jogo (Fig. 1)que versa sobre a escrita árabe, uma das escritas mais antigas que existem!

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=1876 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2010/imagens/jogo_escrita_arabe.JPG

Figura 1 – Imagem do Jogo “Escrita Árabe”

Neste jogo, os alunos irão conhecer os diferentes tipos de escrita árabe que existem, terão a oportunidade de conhecer uma escrita tão diferente da deles – a Língua Portuguesa!

Atividade 1

Após a exploração do jogo “Escrita Árabe”, o professor deverá mostrar a imagem abaixo (Fig.2) para os alunos e perguntar se eles sabem o que é:
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2010/imagens/pedra.jpg

Figura 2 – Imagem de uma escrita sobre pedra
Disponível em: http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/cuneiforme.jpg  
Acesso em: 01. Maio. 2009.

É importante que o professor dê a oportunidade para que todos aqueles que quiserem dar sua opinião sobre o que é a imagem possam fazê-lo e, por fim, explicar que se trata de uma escrita antiga. Com esta atividade o professor deverá levar os alunos a compreender que desde a Antiguidade o ser humano tem a necessidade de se comunicar; de traduzir seus pensamentos, conhecimentos e sentimentos em palavras! Deverá explicar que como não existia papel, as pessoas escreviam nas pedras – em muros, ou em pedras como esta.

Em seguida os alunos deverão assistir ao Recurso que é um vídeo, postado abaixo:

Recurso:

 

Link do Recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/18752/me003555.wmv  
 
O Recurso (Fig. 3) é um episódio do programa “Viagens de leitura”, da TVE Brasil; um vídeo que aborda a necessidade que o homem tem em ler e deixar um registro escrito de sua vida. Trata também da importância do hábito de ler para o desenvolvimento da criança. Tem a duração de nove (9) minutos, porém deverá ser transmitido aos alunos somente até os cinco (5) minutos e cinquenta (50) segundos, pelo fato de que o restante do vídeo é destinado aos professores! Por isso, é importante que este corte seja feito para que os alunos possam assistir apenas as partes que lhes interessam, não dando oportunidades para que desviem sua atenção!


 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2010/imagens/imagem_Livia.JPG


Figura 3 – Imagem do Recurso

 

Atividade 2

Sentados em círculo, neste momento, os assuntos abordados no Recurso deverão ser discutidos. Para tanto, algumas questões norteadoras, que o professor deverá fazer foram preparadas para o andamento desta atividade:
- Você, antes de conhecer este vídeo e ter feito as atividades anteriores, já considerava tão importante a escrita?
- Você já tinha se dado conta da maior diferença que existe entre o ser humano e os animais? (a capacidade de leitura e escrita).
- Você sabia que mesmo antes de virem para a escola vocês já sabiam ler? (explicar a leitura dos símbolos – como das placas de trânsito, por exemplo).
- Você já escreveu cartas para alguém?
- Você gosta de escrever? (Fig. 4).
- Algum de vocês sabe o que é um Diário?
 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2010/imagens/menina_caderno.jpg

Figura 4 – Imagem de crianças escrevendo
Disponível em: http://www.fototic.com.br/fotos/606_479e29a15a8a8/t247c7eff6c7506MELISSA_2.jpg  Acesso em: 4.Maio. 2009.

O professor poderá neste momento explicar o que é um Diário pessoal (Fig. 5) e qual sua importância.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2010/imagens/DSC01194_diario.jpg

 

Figura 5 - Imagem de um Diário.

Este diário pertencia à Senhora Nacena Santos Gouvêa (1907- 1986).

Imagem cedida pelo acervo da família.

 

Atividade 3


Depois de terem discutido entre eles e com o professor, os alunos, nesta atividade serão convidados a conhecer alguns Diários Virtuais, os chamados Blogs (Fig. 6), em que as pessoas contam fatos de sua vida. Poderão conhecer como atualmente, as pessoas escrevem seus diários...

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2010/imagens/site2.jpg

Figura 6 – Imagem do Blog de Sérgio 

Disponível em: http://www.humbalex.com.br/ Acesso em: 15. Maio. 2009. 

 
É importante que o professor leve os alunos a refletir que os atuais Blogs nada mais são do que um Diário, só que com a diferença que pessoas de diferentes lugares podem vê-lo!
Abaixo se encontra o endereço de alguns Blogs em que os alunos poderão fazer visitas. Há inclusive, endereços de Blogs de pessoas que têm algum tipo de deficiência, mas que com o auxilio do computador, conseguem se comunicar com as pessoas e com o mundo!

http://blog.ivetesangalo.com.br/  

http://www.celiadecristal.com/  

http://bloginfantil.blogspot.com/  

http://blogdaana.wordpress.com/  

http://www.humbalex.com.br/  

Sugestões:

1) Os alunos poderão fazer um Blog pessoal ou um Blog da sala de aula! Os endereços abaixo explicam como criar um Blog:

http://www.criarumblog.com/  

http://www.sitequente.com/internet/ondecriarblog.html  

 

2) Os alunos poderão brincar com a escrita de algumas palavras. Este é um jogo (Fig. 7) indicado para os alunos que estão em processo de alfabetização!

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=355  
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2010/imagens/imagem_jogo_abc.JPG 

 

Figura 7 – Imagem do Jogo “ABC”


3) Sugerimos abaixo uma aula, publicada no Portal do Professor, e que versa sobre o histórico do papel – invenção e produção,  para que seja trabalhada com os alunos em outra oportunidade, e complementar o tema abordado nestas aulas:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1595
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Carta de intenções [Viagens de leitura] Vídeo
Recursos Complementares
Internet.
Avaliação
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos das aulas. Uma atividade interessante, que poderá ser utilizada com cunho avaliativo é a da construção de um Blog coletivo ou individual, em que os alunos serão instigados a escrever sobre suas vidas. Com esta atividade, todos os conhecimentos trabalhados nas aulas, serão aplicadas no decorrer da construção do Blog.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 4/7 - 57.14%
  • Quatro estrelas 3/7 - 42.86%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • caion, São Paulo , São Paulo - disse:
    caion@ymail.com

    02/03/2011

    Cinco estrelas

    Adorei a aula, muito legal! Sou dono da http://www.adesivou.com


  • ingrid junger, Instituto de Educação Eber Teixeira de Figueiredo , Rio de Janeiro - disse:
    jungerbatista@bol.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Adorei a aula, este exemplo me ajudará muito nas turmas em que trabalho, pois sou professora do curso Normal


  • Maria Jose, Escola Municipal Prefeito Alvaro Brandão , Mato Grosso do Sul - disse:
    mjosicardoso@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito boa a aula. Continue dando sugestões,pois é um bom compartilhar nossas experiencias. Beijos


  • Sílvia de Morais Ferreira Carvalho, E.M.PROFª ELZINHA LIZARDO NUNES , Mato Grosso - disse:
    sdmfc70@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Adorei sua aula ,estou começando a uasr meu blog e quero dar aulas criativa como a sua. Eu acho o blog uma ferramenta muito importtante para nós educadores que vivemos em um mundo mutimidia.Parabéns pela criatividade.


  • Dorothéa Iraydes Midon, EM PEDRO PAULO DE MEDEIROS , Mato Grosso do Sul - disse:
    doromidon@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A aula é excelente, muito criativa e faz com que as crianças tenham estimulos para aprender a ler e escrever corretamente.


  • Zelia ricarte, u.e.v.gregorio gondim da silva , Rio Grande do Norte - disse:
    zeliatimbauba@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    É uma aula excelente pois leva o aluno a interagir com o mundo da leitura e da escrita, além de aperfeiçoar seu conhecimento, sua aprendizagem e seu desenvolvimento eles com certeza aumenta o interesse e o gosto pela leitura.


  • Silvana Amaral de Góis, E.M.PREFEITO MÁRIO LIRA , Rio Grande do Norte - disse:
    sila_gois@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Excelente planejamento. É muito interessante quando as alunos convivem com o objeto de estudo, ou seja, se o objetivo é a aquisição da leitura e da escrita, é pertinente que estes a conheçam desde o principio, suas formas, modificações, mudanças, bem como a vivenciarem através das sugestões de atividades postas: a interação com jogos, os momentos de discussão, a avaliação. Parabéns.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.