19/06/2009
Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática ou Sala de Vídeo, pois o Recurso poderá ser salvo em DVD!
Motivação:
Para dar início ao tema destas aulas, os alunos serão levados à uma atividade lúdica (conforme link abaixo): uma espécie de jogo (Fig. 1)que versa sobre a escrita árabe, uma das escritas mais antigas que existem!
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=1876
Figura 1 – Imagem do Jogo “Escrita Árabe”
Neste jogo, os alunos irão conhecer os diferentes tipos de escrita árabe que existem, terão a oportunidade de conhecer uma escrita tão diferente da deles – a Língua Portuguesa!
Atividade 1
Após a exploração do jogo “Escrita Árabe”, o professor deverá mostrar a imagem abaixo (Fig.2) para os alunos e perguntar se eles sabem o que é:
Figura 2 – Imagem de uma escrita sobre pedra
Disponível em: http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/cuneiforme.jpg
Acesso em: 01. Maio. 2009.
É importante que o professor dê a oportunidade para que todos aqueles que quiserem dar sua opinião sobre o que é a imagem possam fazê-lo e, por fim, explicar que se trata de uma escrita antiga. Com esta atividade o professor deverá levar os alunos a compreender que desde a Antiguidade o ser humano tem a necessidade de se comunicar; de traduzir seus pensamentos, conhecimentos e sentimentos em palavras! Deverá explicar que como não existia papel, as pessoas escreviam nas pedras – em muros, ou em pedras como esta.
Em seguida os alunos deverão assistir ao Recurso que é um vídeo, postado abaixo:
Recurso:
Link do Recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/18752/me003555.wmv
O Recurso (Fig. 3) é um episódio do programa “Viagens de leitura”, da TVE Brasil; um vídeo que aborda a necessidade que o homem tem em ler e deixar um registro escrito de sua vida. Trata também da importância do hábito de ler para o desenvolvimento da criança. Tem a duração de nove (9) minutos, porém deverá ser transmitido aos alunos somente até os cinco (5) minutos e cinquenta (50) segundos, pelo fato de que o restante do vídeo é destinado aos professores! Por isso, é importante que este corte seja feito para que os alunos possam assistir apenas as partes que lhes interessam, não dando oportunidades para que desviem sua atenção!
Figura 3 – Imagem do Recurso
Atividade 2
Sentados em círculo, neste momento, os assuntos abordados no Recurso deverão ser discutidos. Para tanto, algumas questões norteadoras, que o professor deverá fazer foram preparadas para o andamento desta atividade:
- Você, antes de conhecer este vídeo e ter feito as atividades anteriores, já considerava tão importante a escrita?
- Você já tinha se dado conta da maior diferença que existe entre o ser humano e os animais? (a capacidade de leitura e escrita).
- Você sabia que mesmo antes de virem para a escola vocês já sabiam ler? (explicar a leitura dos símbolos – como das placas de trânsito, por exemplo).
- Você já escreveu cartas para alguém?
- Você gosta de escrever? (Fig. 4).
- Algum de vocês sabe o que é um Diário?
Figura 4 – Imagem de crianças escrevendo
Disponível em: http://www.fototic.com.br/fotos/606_479e29a15a8a8/t247c7eff6c7506MELISSA_2.jpg Acesso em: 4.Maio. 2009.
O professor poderá neste momento explicar o que é um Diário pessoal (Fig. 5) e qual sua importância.
Figura 5 - Imagem de um Diário.
Este diário pertencia à Senhora Nacena Santos Gouvêa (1907- 1986).
Imagem cedida pelo acervo da família.
Atividade 3
Depois de terem discutido entre eles e com o professor, os alunos, nesta atividade serão convidados a conhecer alguns Diários Virtuais, os chamados Blogs (Fig. 6), em que as pessoas contam fatos de sua vida. Poderão conhecer como atualmente, as pessoas escrevem seus diários...
Figura 6 – Imagem do Blog de Sérgio
Disponível em: http://www.humbalex.com.br/ Acesso em: 15. Maio. 2009.
É importante que o professor leve os alunos a refletir que os atuais Blogs nada mais são do que um Diário, só que com a diferença que pessoas de diferentes lugares podem vê-lo!
Abaixo se encontra o endereço de alguns Blogs em que os alunos poderão fazer visitas. Há inclusive, endereços de Blogs de pessoas que têm algum tipo de deficiência, mas que com o auxilio do computador, conseguem se comunicar com as pessoas e com o mundo!
http://blog.ivetesangalo.com.br/
http://www.celiadecristal.com/
http://bloginfantil.blogspot.com/
http://blogdaana.wordpress.com/
Sugestões:
1) Os alunos poderão fazer um Blog pessoal ou um Blog da sala de aula! Os endereços abaixo explicam como criar um Blog:
http://www.sitequente.com/internet/ondecriarblog.html
2) Os alunos poderão brincar com a escrita de algumas palavras. Este é um jogo (Fig. 7) indicado para os alunos que estão em processo de alfabetização!
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=355
Figura 7 – Imagem do Jogo “ABC”
3) Sugerimos abaixo uma aula, publicada no Portal do Professor, e que versa sobre o histórico do papel – invenção e produção, para que seja trabalhada com os alunos em outra oportunidade, e complementar o tema abordado nestas aulas:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1595
Nome | Tipo |
---|---|
Carta de intenções [Viagens de leitura] | Vídeo |
Quatro estrelas 7 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/03/2011
Cinco estrelasAdorei a aula, muito legal! Sou dono da http://www.adesivou.com
24/03/2010
Quatro estrelasAdorei a aula, este exemplo me ajudará muito nas turmas em que trabalho, pois sou professora do curso Normal
24/03/2010
Cinco estrelasMuito boa a aula. Continue dando sugestões,pois é um bom compartilhar nossas experiencias. Beijos
24/03/2010
Quatro estrelasAdorei sua aula ,estou começando a uasr meu blog e quero dar aulas criativa como a sua. Eu acho o blog uma ferramenta muito importtante para nós educadores que vivemos em um mundo mutimidia.Parabéns pela criatividade.
24/03/2010
Cinco estrelasA aula é excelente, muito criativa e faz com que as crianças tenham estimulos para aprender a ler e escrever corretamente.
24/03/2010
Cinco estrelasÉ uma aula excelente pois leva o aluno a interagir com o mundo da leitura e da escrita, além de aperfeiçoar seu conhecimento, sua aprendizagem e seu desenvolvimento eles com certeza aumenta o interesse e o gosto pela leitura.
24/03/2010
Quatro estrelasExcelente planejamento. É muito interessante quando as alunos convivem com o objeto de estudo, ou seja, se o objetivo é a aquisição da leitura e da escrita, é pertinente que estes a conheçam desde o principio, suas formas, modificações, mudanças, bem como a vivenciarem através das sugestões de atividades postas: a interação com jogos, os momentos de discussão, a avaliação. Parabéns.