06/08/2010
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Sistema alfabético e ortográfico |
- Observar os recursos sonoros dos textos, repetições sonoras, rimas.
- Criar e escrever títulos para poesias e letras de música.
- Estabelecer a relação entre os sons da fala e as letras.
- Conhecer as variedades de combinações de letras utilizadas para escrever.
- Gênero textual: forma composicional, estilo, função, contexto de circulação.
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- trabalho em grupo;
- texto impresso;
- recurso áudio-visual
Desenvolvimento
1ª atividade:
1) O professor iniciará a aula colocando para os alunos (em formato de vídeo ou áudio) as canções: “Ana” do cantor e compositor Roberto Carlos e as músicas Iolanda e Carolina, ambas do cantor e compositor Chico Buarque.
OBS: O professor fará com que os alunos escutem essas músicas quantas vezes desejarem.
http://letras.terra.com.br/roberto-carlos/710189/
http://letras.terra.com.br/chico-buarque/45136/
http://letras.terra.com.br/chico-buarque/45122/
2) Em seguida, os alunos receberão os textos com as canções, nos quais eles deverão encontrar e circular os nomes Ana, Iolanda e Carolina.
Ana
Roberto Carlos
Composição: Roberto Carlos / Erasmo Carlos
Imagem do cantor e compositor Roberto Carlos: resistenciavaiana.blogspot.com
Todo tempo que eu vivi,
Procurando o meu caminho,
Só cheguei a conclusão
Que eu não vou achar sozinho,
Oh, Ana, Ana, Ana, Oh oh, oh oh Ana,
Que saudade de você,
Toda essa vida errada
Que eu vivo até agora,
Começou naquele dia,
Quando você foi embora...
Oh Ana, Ana, Ana, Oh oh oh oh Ana,
Que saudade de você,
Ana eu me lembro com saudade
Do nosso tempo nosso amor nossa alegria,
Agora só te vejo nos meus sonhos
E quando acordo minha vida é tão vazia,
Oh Ana, Ana, Ana, Oh oh oh oh Ana,
Que saudade de você.
Iolanda
Chico Buarque
Composição: Pablo Milanés & Chico Buarque
Imagem do cantor e compositor Chico Buarque: popsdiscos.com.br
Esta canção nao é mais que mais uma canção
Quem dera fosse uma declaração de amor
Romântica, sem procurar a justa forma
Do que lhe vem de forma assim tão caudalosa
Te amo, te amo, eternamente te amo
Se me faltares, nem por isso eu morro
Se é pra morrer, quero morrer contigo
Minha solidão se sente acompanhada
Por isso às vezes sei que necessito
Teu colo, teu colo, eternamente teu colo
Quando te vi, eu bem que estava certo
De que me sentiria descoberto
A minha pele vais despindo aos poucos
Me abres o peito quando me acumulas
De amores, de amores, eternamente de amores
Se alguma vez me sinto derrotado
Eu abro mão do sol de cada dia
Rezando o credo que tu me ensinaste
Olho teu rosto e digo à ventania Iolanda,
Iolanda, eternamente Iolanda
Carolina
Chico Buarque
Composição: Chico Buarque
Carolina, nos seus olhos fundos guarda tanta dor, a dor de todo esse mundo
Eu já lhe expliquei, que não vai dar, seu pranto não vai nada ajudar
Eu já convidei para dançar, é hora, já sei, de aproveitar
Lá fora, amor, uma rosa nasceu, todo mundo sambou, uma estrela caiu
Eu bem que mostrei sorrindo, pela janela, ah que lindo
Mas Carolina não viu...
Carolina, nos seus olhos tristes, guarda tanto amor, o amor que já não existe,
Eu bem que avisei, vai acabar, de tudo lhe dei para aceitar
Mil versos cantei pra lhe agradar, agora não sei como explicar
Lá fora, amor, uma rosa morreu, uma festa acabou, nosso barco partiu
Eu bem que mostrei a ela, o tempo passou na janela e só Carolina não viu.
- Sugere-se que o professor utilize-se dos seguintes vídeos para que os alunos cantem as canções:
http://www.youtube.com/watch?v=dUzb8itPzwo
http://www.youtube.com/watch?v=Vr7CR2G1Su8
3) Utilizando-se dos nomes presentes nas canções, o professor poderá solicitar aos alunos que digam outros nomes que:
- possuem a mesma quantidade de letras.
- terminem com o mesmo som final.
- comecem com a mesma letra.
- terminem com a mesma letra.
- possuam a mesma quantidade de sílabas.
OBS: Enquanto os alunos vão falando, o professor vai registrando no quadro.
4) Após a realização da atividade, professor poderá solicitar que os alunos registrem, em cartazes que serão afixados na sala, o repertório de nomes listados.
OBS: Para fazer os cartazes é importante criar um título para cada um deles. Esses cartazes terão a função de auxiliar os alunos em atividades futuras, como fonte de pesquisa, para a aprendizagem da escrita de novas palavras.
2ª atividade:
1) A turma será dividida em grupos que terão como tarefa a produção de uma paródia com uma das músicas apresentadas, escolhendo um outro nome para ser colocado no lugar do original.
2) Os alunos deverão ensaiar “a nova música” para cantar para os colegas. Após as apresentações, o professor faz os comentários necessários.
OBS: Se o número de alunos for grande, a opção do professor é distribuir a mesma música para mais de um grupo.
3ª atividade:
1) A partir do repertório de nomes listados pelos grupos, na primeira atividade dessa aula, o professor poderá fazer um bingo de palavras. A preparação desse bingo, ou seja, a confecção das cartelas poderá ter a colaboração dos alunos. Com certeza essa será mais uma oportunidade de aprendizagem da língua escrita.
2) Após a confecção do material do bingo, o professor combina com a turma o dia de brincar. Após a brincadeira do bingo, é conveniente que os alunos manifestem sobre o que aprenderam com essa aula ou uma palavra nova que aprenderam a escrever.
Leitura para o professor
Gênero Canção:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Can%C3%A7%C3%A3o
Mais informações sobre Gêneros Textuais:
COSTA, Sérgio Roberto Dicionário de gêneros textuais. 2ª. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
- Revista Nova Escola. Editora Abril. Ano XXIV. Nº 224. Agosto de 2009. www.novaescola.org.br
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. Além de trabalhar com o gênero canção e as rimas presentes nesses textos, o professor deverá explorar os nomes, avaliando, sobretudo, se os alunos conseguem identificar nomes que começam com a mesma letra ou que terminam com o mesmo som, nomes que possuem a mesma quantidade de sílabas ou de letras.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!