Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trabalhando nomes com canções

 

06/08/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Sistema alfabético e ortográfico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Observar os recursos sonoros dos textos, repetições sonoras, rimas.

- Criar e escrever títulos para poesias e letras de música.

- Estabelecer a relação entre os sons da fala e as letras.

- Conhecer as variedades de combinações de letras utilizadas para escrever.

Duração das atividades
02 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Gênero textual: forma composicional, estilo, função, contexto de circulação.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

- aula interativa;

- trabalho em grupo;

- texto impresso;

- recurso áudio-visual   

Desenvolvimento   

1ª atividade:   

1)       O professor iniciará a aula colocando para os alunos (em formato de vídeo ou áudio) as canções: “Ana” do cantor e compositor Roberto Carlos e  as músicas Iolanda  e Carolina, ambas do cantor e compositor Chico Buarque.   

OBS: O professor fará com que os alunos escutem essas músicas quantas vezes desejarem.   

http://letras.terra.com.br/roberto-carlos/710189/ 

http://letras.terra.com.br/chico-buarque/45136/ 

http://letras.terra.com.br/chico-buarque/45122/ 

2)       Em seguida, os alunos receberão os textos com as canções, nos quais eles deverão encontrar e circular os nomes Ana, Iolanda e Carolina.     

Ana

 Roberto Carlos   

Composição: Roberto Carlos / Erasmo Carlos  

Imagem do cantor e compositor Roberto Carlos: resistenciavaiana.blogspot.com  

Todo tempo que eu vivi,

Procurando o meu caminho,

Só cheguei a conclusão

Que eu não vou achar sozinho,   

Oh, Ana, Ana, Ana, Oh oh, oh oh Ana,

Que saudade de você,   

Toda essa vida errada

Que eu vivo até agora,

Começou naquele dia,

Quando você foi embora...   

Oh Ana, Ana, Ana, Oh oh oh oh Ana,

Que saudade de você,   

Ana eu me lembro com saudade

Do nosso tempo nosso amor nossa alegria,

Agora só te vejo nos meus sonhos

E quando acordo minha vida é tão vazia,   

Oh Ana, Ana, Ana, Oh oh oh oh Ana,

Que saudade de você.       

Iolanda

Chico Buarque   

Composição: Pablo Milanés & Chico Buarque  

Imagem do cantor e compositor Chico Buarque: popsdiscos.com.br  

Esta canção nao é mais que mais uma canção

Quem dera fosse uma declaração de amor

Romântica, sem procurar a justa forma

Do que lhe vem de forma assim tão caudalosa

Te amo, te amo, eternamente te amo   

Se me faltares, nem por isso eu morro

Se é pra morrer, quero morrer contigo

Minha solidão se sente acompanhada

Por isso às vezes sei que necessito

Teu colo, teu colo, eternamente teu colo   

Quando te vi, eu bem que estava certo

De que me sentiria descoberto

A minha pele vais despindo aos poucos

Me abres o peito quando me acumulas

De amores, de amores, eternamente de amores   

Se alguma vez me sinto derrotado

Eu abro mão do sol de cada dia

Rezando o credo que tu me ensinaste

Olho teu rosto e digo à ventania Iolanda,

Iolanda, eternamente Iolanda                 

Carolina

Chico Buarque   

Composição: Chico Buarque   

Carolina, nos seus olhos fundos guarda tanta dor, a dor de todo esse mundo

Eu já lhe expliquei, que não vai dar, seu pranto não vai nada ajudar

Eu já convidei para dançar, é hora, já sei, de aproveitar   

Lá fora, amor, uma rosa nasceu, todo mundo sambou, uma estrela caiu

Eu bem que mostrei sorrindo, pela janela, ah que lindo

Mas Carolina não viu...

Carolina, nos seus olhos tristes, guarda tanto amor, o amor que já não existe,

Eu bem que avisei, vai acabar, de tudo lhe dei para aceitar

Mil versos cantei pra lhe agradar, agora não sei como explicar   

Lá fora, amor, uma rosa morreu, uma festa acabou, nosso barco partiu

Eu bem que mostrei a ela, o tempo passou na janela e só Carolina não viu.     

- Sugere-se que o professor utilize-se dos seguintes vídeos para que os alunos cantem as canções:

http://www.youtube.com/watch?v=dUzb8itPzwo 

http://www.youtube.com/watch?v=Vr7CR2G1Su8 

3)      Utilizando-se dos nomes presentes nas canções, o professor poderá solicitar aos alunos que digam outros nomes que:

- possuem a mesma quantidade de letras.

- terminem  com o mesmo som final.

- comecem com a mesma letra.

- terminem com a mesma letra.

- possuam a mesma quantidade de sílabas.   

OBS: Enquanto os alunos vão falando, o professor vai registrando no quadro.   

4)      Após a realização da atividade, professor poderá solicitar que os alunos registrem, em cartazes que serão afixados na sala, o repertório de nomes listados.  

OBS: Para fazer os cartazes é importante criar um título para cada um deles. Esses cartazes terão a função de auxiliar os alunos em atividades futuras, como fonte de pesquisa, para a aprendizagem da escrita de novas palavras.   

2ª atividade:   

1)      A turma será dividida em grupos que terão como tarefa a produção de uma paródia com uma das músicas apresentadas, escolhendo um outro nome para ser colocado no lugar do original.     

2)       Os alunos deverão ensaiar “a nova música” para cantar para os colegas. Após as apresentações, o professor faz os comentários necessários.   

OBS: Se o número de alunos for grande, a opção do professor é distribuir a mesma música para mais de um grupo.

3ª atividade:   

1)      A partir do repertório de nomes listados pelos grupos, na primeira atividade dessa aula,  o professor poderá fazer um bingo de palavras. A preparação desse bingo, ou seja, a confecção das cartelas poderá ter a colaboração dos alunos. Com certeza essa será mais uma oportunidade de aprendizagem da língua escrita.   

2)      Após a confecção do material do bingo, o professor combina com a turma o dia de brincar.  Após a brincadeira do bingo, é conveniente que os alunos manifestem sobre o que aprenderam com essa aula ou uma palavra nova que aprenderam a escrever.     

Recursos Complementares

Leitura para o professor  

 Gênero Canção:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Can%C3%A7%C3%A3o       

Mais informações sobre Gêneros Textuais:   

COSTA, Sérgio Roberto Dicionário de gêneros textuais. 2ª. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.   

- Revista Nova Escola. Editora Abril. Ano XXIV. Nº 224. Agosto de 2009. www.novaescola.org.br     

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. Além de trabalhar com o gênero canção e as rimas presentes nesses textos, o professor deverá explorar os nomes, avaliando, sobretudo, se os alunos conseguem identificar nomes que começam com a mesma letra ou que terminam com o mesmo som, nomes que possuem a mesma quantidade de sílabas ou de letras.  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.