18/06/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Com as aulas propostas o aluno poderá conhecer seu primeiro documento a “Certidão de Nascimento” e observar nomes e sobrenomes constantes no mesmo, ter a oportunidade de conversar com um familiar da turma para contar a história do sobrenome da família, bem como fazer a sua própria biografia.
Para a realização desta aula é necessário que o professor já tenha trabalhado com o aluno a singularidade de cada família e solicitado a Certidão de Nascimento de cada um.
Atividade 1: aproximadamente 60 minutos
Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Dialogue com a mesma sobre o primeiro documento que tiramos: a “Certidão de Nascimento”, o que a turma já sabe sobre este documento e as informações nele contidas. Leve a turma para a sala multimídia da escola e assista aos vídeos abaixo sugeridos:
Sítio: http://www.youtube.com/watch?v=sA6GOUoYxp0&feature=related
Após assistir ao primeiro vídeo sugerido, converse com a turma sobre a importância da Certidão de Nascimento e sobre o que compreenderam da propaganda. Agora, assista ao vídeo “Eu” de Paulo Tatit do CD Canções Curiosas Selo Palavra Cantada.
Sítio: http://www.youtube.com/watch?v=2cqcWHs7a_E
Depois de assistir ao vídeo disponibilize uma cópia da letra da música para cada aluno como sugerido abaixo.
Faça a leitura com a turma e solicite que destaque com lápis de cor, algumas palavras da música:
1- Azul a palavra mãe.
2- Verde as palavras avô/avó.
3- Amarelo a palavra irmãos.
4- Vermelho a palavra pai.
5- Rosa as palavras bisavô/bisavó.
Fonte: http://letras.terra.com.br/palavra-cantada/283408/
Atividade 2: aproximadamente 60 minutos
Para esta aula disponibilize uma cópia da atividade abaixo para cada aluno. A partir da Certidão de Nascimento de cada um, auxilie-os a identificarem os dados solicitados com o intuito de conhecerem melhor o documento em estudo.
Professor, após realizarem a atividade propicie a socialização das respostas. Depois, organize a turma para ouvir a história “Dois aniversários, duas vidas” da Turma da Mônica. A partir dessa história, as crianças compreenderão melhor o nascimento e também as etapas de vida pelas quais passamos.
Fonte: http://www.monica.com.br/comics/2aniversarios/welcome.htm
Depois de contar a história, dialogue com a turma sobre o que compreenderam. A partir de folhas em branco, solicite que cada aluno faça um desenho, representando o que aprendeu com a história. Organize um painel com as produções dos alunos e exponha-o na sala de aula.
Atividade 3: aproximadamente 60 minutos
Professor, para esta aula, leve a turma ao laboratório de informática da escola. Auxilie os alunos a acessarem o sítio sugerido abaixo para conhecerem a biografia da Tarsila do Amaral. Converse com a turma sobre o que é uma biografia e auxilie a turma na leitura da biografia sugerida:
Sítio: http://www.tarsiladoamaral.com.br/index_frame.htm
Após a leitura retorne com a turma para a sala de aula e proponha uma atividade individual, na qual cada aluno deverá escrever a sua biografia utilizando a pesquisa feita em casa sobre a sua história de vida. Organize um livro de biografia da turma e disponibilize para outras turmas da escola conhecer melhor os colegas.
Outra biografia que poderá ser disponibilizada para a turma se encontra no sítio: http://www.youtube.com/watch?v=95cKeHNUtyI
Para montar um álbum de família online acesse: http://clubinhofabercastell.com.br/pdf/atelie/como_usar_livro_familia.pdf
A avaliação poderá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observação e registros individuais de cada aluno. É importante perceber a compreensão da turma sobre a singularidade de cada família e a valorização dos diferentes modos de vida.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
05/09/2013
Cinco estrelasParabéns! A aula está bem ilustrada e com dicas fantásticas para o trabalho com a história de cada. O cuidado com a singularidade do aluno foi essencial. Obrigada!
01/09/2010
Quatro estrelaso plano esta bom, apenas precisava ter mais as intervenções da professora, deveria haver um pouco mais de incentivo.