Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Minha história registrada

 

18/06/2010

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com as aulas propostas o aluno poderá conhecer seu primeiro documento a “Certidão de Nascimento” e observar nomes e sobrenomes constantes no mesmo, ter a oportunidade de conversar com um familiar da turma para contar a história do sobrenome da família, bem como fazer a sua própria biografia.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de 60 minutos cada uma
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o professor já tenha trabalhado com o aluno a singularidade de cada família e solicitado a Certidão de Nascimento de cada um.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:  aproximadamente 60 minutos

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Dialogue com a mesma sobre o primeiro documento que tiramos: a “Certidão de Nascimento”, o que a turma já sabe sobre este documento e as informações nele contidas. Leve a turma para a sala multimídia da escola e assista aos vídeos abaixo sugeridos:

Sítio: http://www.youtube.com/watch?v=sA6GOUoYxp0&feature=related 

Após assistir ao primeiro vídeo sugerido, converse com a turma sobre a importância da Certidão de Nascimento e sobre o que compreenderam da propaganda. Agora, assista ao vídeo “Eu” de Paulo Tatit do CD Canções Curiosas Selo Palavra Cantada. 

Sítio: http://www.youtube.com/watch?v=2cqcWHs7a_E 

Depois de assistir ao vídeo disponibilize uma cópia da letra da música para cada aluno como sugerido abaixo.       

Faça a leitura com a turma e solicite que destaque com lápis de cor, algumas palavras da música:

1-      Azul a palavra mãe.

2-      Verde as palavras avô/avó.

3-       Amarelo a palavra irmãos.

4-      Vermelho a palavra pai.

5-      Rosa as palavras bisavô/bisavó.

Fonte: http://letras.terra.com.br/palavra-cantada/283408/ 

Atividade 2:  aproximadamente 60 minutos   

Para esta aula disponibilize uma cópia da atividade abaixo para cada aluno. A partir da Certidão de Nascimento de cada um, auxilie-os a identificarem os dados solicitados com o intuito de conhecerem melhor o documento em estudo.

Professor, após realizarem a atividade propicie a socialização das respostas. Depois, organize a turma para ouvir a história “Dois aniversários, duas vidas” da Turma da Mônica. A partir dessa história, as crianças compreenderão melhor o nascimento e também as etapas de vida pelas quais passamos.

Fonte: http://www.monica.com.br/comics/2aniversarios/welcome.htm 

Depois de contar a história, dialogue com a turma sobre o que compreenderam. A partir de folhas em branco, solicite que cada aluno faça um desenho, representando o que aprendeu com a história. Organize um painel com as produções dos alunos e exponha-o na sala de aula.   

Atividade 3:  aproximadamente 60 minutos

Professor, para esta aula, leve a turma ao laboratório de informática da escola. Auxilie os alunos a acessarem o sítio sugerido abaixo para conhecerem a biografia da Tarsila do Amaral. Converse com a turma sobre o que é uma biografia e auxilie a turma na leitura da biografia sugerida:

Sítio: http://www.tarsiladoamaral.com.br/index_frame.htm    

Após a leitura retorne com a turma para a sala de aula e proponha uma atividade individual, na qual cada aluno deverá escrever a sua biografia utilizando a pesquisa feita em casa sobre a sua história de vida. Organize um livro de biografia da turma e disponibilize para outras turmas da escola conhecer melhor os colegas.

Recursos Complementares

Outra biografia que poderá ser disponibilizada para a turma se encontra no sítio: http://www.youtube.com/watch?v=95cKeHNUtyI  

Para montar um álbum de família online acesse: http://clubinhofabercastell.com.br/pdf/atelie/como_usar_livro_familia.pdf  

Avaliação

A avaliação poderá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observação e registros individuais de cada aluno. É importante perceber a compreensão da turma sobre a singularidade de cada família e a valorização dos diferentes modos de vida. 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Lara Soares de Lima, Hotel Escola Aquarela , Minas Gerais - disse:
    limalara.lima7@gmail.com

    05/09/2013

    Cinco estrelas

    Parabéns! A aula está bem ilustrada e com dicas fantásticas para o trabalho com a história de cada. O cuidado com a singularidade do aluno foi essencial. Obrigada!


  • Deise Andréia Schmitz, Escola municipal de ensino fundamental João Pohl , Rio Grande do Sul - disse:
    deise@yahoo.com.br

    01/09/2010

    Quatro estrelas

    o plano esta bom, apenas precisava ter mais as intervenções da professora, deveria haver um pouco mais de incentivo.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.