Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Gripe Suína: o que é isso?

 

19/06/2009

Autor e Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Saúde Correlações entre meio ambiente e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Os alunos poderão aprender nestas aulas o que é o vírus H1N1 - Influenza A, mais conhecio como “Gripe Suína” sua transmissão e modos de prevenção.
Duração das atividades
Aproximadamente 150 minutos; Três (3) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação:

Estando os alunos no Laboratório de Informática e divididos em duplas ou trios (conforme o número de computadores disponíveis no laboratório) o professor deverá iniciar a aula perguntando a eles se costumam ler ou assistir telejornais, e se algum deles já ouviu falar sobre a Gripe Suína (Fig. 1).
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2011/imagens/gripe_suina.jpg

Figura 1 – Imagem de pessoas com máscara cirúrgica para se prevenir da Gripe Suína
Disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/foto/0,,20564022-FMM,00.jpg  Acesso em: 01. Maio. 2009.

Em seguida, o professor deverá apresentar um vídeo que aborda este assunto.
Ressaltamos que, é importante que o professor antes de apresentar o vídeo dê a oportunidade para que todos aqueles que quiserem falar sobre o assunto possam fazê-lo, sobre o que sabem ou não do assunto em questão – Gripe Suína!

O vídeo tem a duração de 3’08 (três minutos e oito segundos). Este deverá ser visto no computador!

Vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=BSW2jjzzJBw  


O assunto (gripe suína) abordado até o momento será trabalhado com maior detalhe, por meio das atividades a seguir.

Atividade 1

É muito importante que os alunos saibam qual é a diferença que existe entre resfriado e gripe (Fig. 2), pois popularmente são vistas como se fossem as mesmas doenças, mas não são. Saber quais as diferenças é fundamental para a saúde, principalmente para que os cuidados para seu combate sejam feitos de maneira correta.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2011/imagens/gripe.jpg

Figura 2 - Imagem de uma pessoa com resfriado

Disponível em: http://raulmarinhog.files.wordpress.com/2008/11/gripe.jpg  Acesso em: 07. Maio. 2009.


Assim, sugerimos que o professor pergunte aos alunos se a gripe e resfriado são a mesma coisa, se tem diferença entre elas etc. Após ouvir as opiniões dos alunos, o professor poderá apresentar a Tabela 1 aos alunos, em que constam as diferenças entre gripe e resfriado.   
 

Diferenças entre gripe e resfriado

 

Gripe Resfriado
Causada pelo vírus Influenza. Infecção branda das vias aéreas.
  Extremamente contagioso.
A transmissão é feita através de aerossóis da tosse ou espirro. A transmissão é feita através de aerossóis da tosse ou espirro.
Os sintomas são febre alta, dores pelo corpo, dor na cabeça e garganta e mal estar.
Tais sintomas surgem subitamente, a tosse e a febre são os mais precoces.
Apresenta taxa alta de complicações, em especial, a pneumonia.
 
Os sintomas surgem 48 horas após a transmissão do vírus. Estes são: rinites, tosses e espirros. Podem ocorrer dores de garganta de curta duração.
A tosse seca pode durar vários dias, mesmo após o resfriado ter acabado.
As complicações são raras e incluem exacerbação da asma e presença de infecção bacteriana.
 
Costuma durar até 14 dias. Costuma durar de 5 a 7 dias.
   

Referência: http://www.mdsaude.com/2008/11/diferena-entre-gripe-e-resfriado.html  Acesso em: 03. Maio. 2009.

 

Atividade 2

Após os alunos terem visto um panorama geral sobre o assunto da Gripe Suína, por meio do vídeo apresentado na Motivação, bem como por meio da tabela acima, os alunos deverão fazer pesquisas sobre esta (Gripe Suína), enfatizando sua transmissão e prevenção.
Os sites (Fig. 3) abaixo são indicados para a efetuação das pesquisas:

http://www.vaicomtudo.com/2009/04/gripe-suina-sintomas.html  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gripe_su%C3%ADna

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/05/14/brasil+tem+38+casos+suspeitos+de+gripe+suina+diz+ministerio+da+saude+6119936.html

http://www.mdsaude.com/2009/05/gripe-suina.html  

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u557968.shtml  

http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=42019


http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?newsID=a2492447.xml&tab=00085&uf=2


http://news.google.com.br/news?hl=pt&q=gripe+suina+no+brasil&um=1&ie=UTF-8&ei=wmL7SaiDOZvNlQemvZGlAw&sa=X&oi=news_group&resnum=1&ct=title  

 http://www.gazetadosul.com.br/default.php?arquivo=_ultimas.php&intIdUltimaNoticia=78340

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2011/imagens/site_vai.JPG

Figura 3 – Imagem do site Vai com Tudo


Atividade 3

Ainda em grupos (duplas ou trios) os alunos deverão elaborar um breve relatório (espécie de texto informativo- reportagem) sobre o assunto da Gripe Suína, contemplando os seguintes tópicos:
- O que é?
- Medidas de Prevenção;
- Casos de contágio e morte até o momento;
- Situação da doença no Brasil;
- Diferenças entre gripe e gripe suína.

Observação: É de extrema importância que o professor esteja atento e que auxilie os alunos na construção de seus relatórios, para que aspectos da escrita da Língua Portuguesa sejam contemplados nestas aulas.
Outro aspecto importante é que o professor leia os relatórios e os devolva aos alunos, com informações sobre a avaliação que fez, dando a oportunidade de que os grupos possam re-elaborar seus textos, se houver necessidade!
Para divulgar estas informações aos demais alunos da escola, os grupos poderão xerocopiar seus textos e deixá-los no mural da escola ou nos murais de cada sala de aula!


Sugestões:

1) Sugerimos que assuntos ligados à área da Geografia sejam trabalhados nestas aulas, como, por exemplo, a localização dos países que estão em alerta com a Gripe Suína. Assim, a aula poderá ser interdisciplinar, uma vez que trabalhará com assuntos ligados às áreas da saúde, da geografia e da Língua Portuguesa (leitura e escrita de textos).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2011/imagens/gripesuina_paises.jpg

Figura 4 – Imagem geográfica dos países afetados pela gripe suína
 

Observação: Gostaríamos de salientar que nesta magem não aparece casos da doença no Brasill, porém atualmente, já temos vários casos pesquisados. Sendo assim, os alunos poderão fazer esta alteração, entre outras que observarem durante suas pesquisas sobre a incidência da doença no mundo!


2) Além disso, sugerimos que outras aulas sobre a temática da saúde sejam trabalhadas com os alunos, em específico sobre a Dengue. Abaixo se encontram algumas destas aulas:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1266  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=145  
 

Recursos Complementares
Internet.
Avaliação
Estas aulas, além de ter como tema um assunto da atualidade, trabalham com a leitura e produção de textos, competências fundamentais, sobretudo nesta fase de escolaridade – Ensino Fundamental Inicial, em que as mesmas devem ser trabalhadas e estimuladas. Para tanto, a produção de texto que farão sobre o tema da aula deverá ser utilizado pelo professor como instrumento de avaliação.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 15 classificações

  • Cinco estrelas 9/15 - 60%
  • Quatro estrelas 6/15 - 40%
  • Três estrelas 0/15 - 0%
  • Duas estrelas 0/15 - 0%
  • Uma estrela 0/15 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • LUCIANA NOGUEIRA PIMENTEL, EMEF MARI BERNADETE , Pará - disse:
    pimentel-pa@hotmail.com

    03/05/2010

    Cinco estrelas

    ADOREI A AULA, ABORDA O TEMA DE MANEIRA BEM DIVERSIFICADA, UTILIZANDO VÍDEOS,GRAVURAS , PESQUISAS.


  • Lenira Pereira, Escola Municipal Dona Arlete Magalhâes , Bahia - disse:
    pereira.lenira@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns!!! Gostei muito da aula e vou usar nas minhas aula de língua portuguesa.


  • MARIA ÂNGELA DA SILVA, E. M. ÍRIS DE ALMEIDA MATOS , Rio Grande do Norte - disse:
    m.angelasilva@ig.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Dei uma aulaparecida com essa só que essa no meu ver está mais completa.


  • Rita de Cácia Medeiros, Escola Municipal Getúlio Vargas , Rio Grande do Sul - disse:
    ritadecaciamedeiros@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Adorei era o que realmente estava procurando sobre este tema. Aqui em nosso estado já possui inúmeros casos até mesmo com vitmas fatais. A cada dia conhecemos um caso mais próximo de nossa cidade.


  • Bianca Myrrha de Souza, E.E.M. Rosalina Dável Henriques , Rio de Janeiro - disse:
    bmyrrha07@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Adorei!!! Será muito útil para mim. Parabéns!!!


  • tereza beTereza Beleza, Escola Estadual de Ens. Fun. 21 de Abril , Rondônia - disse:
    tereza_beleza34@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito ! E vou utilizar como sugestões de pesquisa para os meus alunos na escola onde trabalho.


  • Matildes Lima, Esola Padre José de Anchieta , Mato Grosso do Sul - disse:
    malima74@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    As aulas são muitobem elaboradas apresentam interdisciplinariedades, contexto...parabéns


  • JOELTON OLIVEIRA NERES, COLÉGIO MUNICIPAL GERALDO DE OLIVEIRA , Goiás - disse:
    joelton.jaupaci@bol.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns, seu assunto é um dos mais comentado no momento e importante .


  • ERNANE FRANCISCO DOS SANTOS, COLÉGIO MUNICIPAL GERALDO DE OLIVEIRA , Goiás - disse:
    ernanefsantos84@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Ótimo plano de aula, é um assunto bastante comentado hoje em dia.


  • Glaucia, Escola Estadual Braz Sinigáglia , Mato Grosso do Sul - disse:
    glbravin@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei muito interessante esta aula, pretendo usar a idéia e usar na minha aula de matemática no ensino fundamental.


  • Elissia Carvalho Porto Bernardo, E.M. Tereza Ciambelli Gianini , São Paulo - disse:
    elissiab@ig.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a aula e vou aproveitar as dicas.


  • Marilia Magda Carim Morais, Escola Estadual "João Belo de Oliveira" , Minas Gerais - disse:
    mariliacarim@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente! Era realmente o que eu estava buscando... Muito claro e objetivo. Estamos trabalhando em tempo record visto que tudo acontece muito rápido e não estávamos preparados para uma mudança tão radical. Parabéns!


  • Ivanete Gois Ribeiro, Unidade Integrada Artur Azevedo , Maranhão - disse:
    ivanetegribeiro@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    È bom que sejam dados esclarecimentos o mais rápido possível para os alunos, para que tenham condições de entender, discutir e produzir comentários reais sobre o assunto. E também para que possam se prevenir e sejam divulgadores de infomações


  • Ione Gonçalves, C.E.Natividade Patricio Antunes , Rio de Janeiro - disse:
    ionegmsilveira@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Sua aula foi excelente. Era o que eu estava precisando no momento. Parabens!


  • helen de oliveira alves dos santos, Universidade do Grande ABC , São Paulo - disse:
    helenoas@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    adorei a aula muto proveitosa e explicativa serviu para esclarecer minhas proprias duvidas.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.