19/06/2009
Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Correlações entre meio ambiente e saúde |
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação:
Estando os alunos no Laboratório de Informática e divididos em duplas ou trios (conforme o número de computadores disponíveis no laboratório) o professor deverá iniciar a aula perguntando a eles se costumam ler ou assistir telejornais, e se algum deles já ouviu falar sobre a Gripe Suína (Fig. 1).
Figura 1 – Imagem de pessoas com máscara cirúrgica para se prevenir da Gripe Suína
Disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/foto/0,,20564022-FMM,00.jpg Acesso em: 01. Maio. 2009.
Em seguida, o professor deverá apresentar um vídeo que aborda este assunto.
Ressaltamos que, é importante que o professor antes de apresentar o vídeo dê a oportunidade para que todos aqueles que quiserem falar sobre o assunto possam fazê-lo, sobre o que sabem ou não do assunto em questão – Gripe Suína!
O vídeo tem a duração de 3’08 (três minutos e oito segundos). Este deverá ser visto no computador!
Vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=BSW2jjzzJBw
O assunto (gripe suína) abordado até o momento será trabalhado com maior detalhe, por meio das atividades a seguir.
Atividade 1
É muito importante que os alunos saibam qual é a diferença que existe entre resfriado e gripe (Fig. 2), pois popularmente são vistas como se fossem as mesmas doenças, mas não são. Saber quais as diferenças é fundamental para a saúde, principalmente para que os cuidados para seu combate sejam feitos de maneira correta.
Figura 2 - Imagem de uma pessoa com resfriado
Disponível em: http://raulmarinhog.files.wordpress.com/2008/11/gripe.jpg Acesso em: 07. Maio. 2009.
Assim, sugerimos que o professor pergunte aos alunos se a gripe e resfriado são a mesma coisa, se tem diferença entre elas etc. Após ouvir as opiniões dos alunos, o professor poderá apresentar a Tabela 1 aos alunos, em que constam as diferenças entre gripe e resfriado.
Diferenças entre gripe e resfriado
Gripe | Resfriado |
Causada pelo vírus Influenza. | Infecção branda das vias aéreas. |
Extremamente contagioso. | |
A transmissão é feita através de aerossóis da tosse ou espirro. | A transmissão é feita através de aerossóis da tosse ou espirro. |
Os sintomas são febre alta, dores pelo corpo, dor na cabeça e garganta e mal estar. Tais sintomas surgem subitamente, a tosse e a febre são os mais precoces. Apresenta taxa alta de complicações, em especial, a pneumonia. |
Os sintomas surgem 48 horas após a transmissão do vírus. Estes são: rinites, tosses e espirros. Podem ocorrer dores de garganta de curta duração. A tosse seca pode durar vários dias, mesmo após o resfriado ter acabado. As complicações são raras e incluem exacerbação da asma e presença de infecção bacteriana. |
Costuma durar até 14 dias. | Costuma durar de 5 a 7 dias. |
Referência: http://www.mdsaude.com/2008/11/diferena-entre-gripe-e-resfriado.html Acesso em: 03. Maio. 2009.
Atividade 2
Após os alunos terem visto um panorama geral sobre o assunto da Gripe Suína, por meio do vídeo apresentado na Motivação, bem como por meio da tabela acima, os alunos deverão fazer pesquisas sobre esta (Gripe Suína), enfatizando sua transmissão e prevenção.
Os sites (Fig. 3) abaixo são indicados para a efetuação das pesquisas:
http://www.vaicomtudo.com/2009/04/gripe-suina-sintomas.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gripe_su%C3%ADna
http://www.mdsaude.com/2009/05/gripe-suina.html
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u557968.shtml
http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=42019
http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?newsID=a2492447.xml&tab=00085&uf=2
http://news.google.com.br/news?hl=pt&q=gripe+suina+no+brasil&um=1&ie=UTF-8&ei=wmL7SaiDOZvNlQemvZGlAw&sa=X&oi=news_group&resnum=1&ct=title
http://www.gazetadosul.com.br/default.php?arquivo=_ultimas.php&intIdUltimaNoticia=78340
Figura 3 – Imagem do site Vai com Tudo
Atividade 3
Ainda em grupos (duplas ou trios) os alunos deverão elaborar um breve relatório (espécie de texto informativo- reportagem) sobre o assunto da Gripe Suína, contemplando os seguintes tópicos:
- O que é?
- Medidas de Prevenção;
- Casos de contágio e morte até o momento;
- Situação da doença no Brasil;
- Diferenças entre gripe e gripe suína.
Observação: É de extrema importância que o professor esteja atento e que auxilie os alunos na construção de seus relatórios, para que aspectos da escrita da Língua Portuguesa sejam contemplados nestas aulas.
Outro aspecto importante é que o professor leia os relatórios e os devolva aos alunos, com informações sobre a avaliação que fez, dando a oportunidade de que os grupos possam re-elaborar seus textos, se houver necessidade!
Para divulgar estas informações aos demais alunos da escola, os grupos poderão xerocopiar seus textos e deixá-los no mural da escola ou nos murais de cada sala de aula!
Sugestões:
1) Sugerimos que assuntos ligados à área da Geografia sejam trabalhados nestas aulas, como, por exemplo, a localização dos países que estão em alerta com a Gripe Suína. Assim, a aula poderá ser interdisciplinar, uma vez que trabalhará com assuntos ligados às áreas da saúde, da geografia e da Língua Portuguesa (leitura e escrita de textos).
Figura 4 – Imagem geográfica dos países afetados pela gripe suína
Observação: Gostaríamos de salientar que nesta magem não aparece casos da doença no Brasill, porém atualmente, já temos vários casos pesquisados. Sendo assim, os alunos poderão fazer esta alteração, entre outras que observarem durante suas pesquisas sobre a incidência da doença no mundo!
2) Além disso, sugerimos que outras aulas sobre a temática da saúde sejam trabalhadas com os alunos, em específico sobre a Dengue. Abaixo se encontram algumas destas aulas:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1266
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=145
Quatro estrelas 15 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/05/2010
Cinco estrelasADOREI A AULA, ABORDA O TEMA DE MANEIRA BEM DIVERSIFICADA, UTILIZANDO VÍDEOS,GRAVURAS , PESQUISAS.
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns!!! Gostei muito da aula e vou usar nas minhas aula de língua portuguesa.
24/03/2010
Cinco estrelasDei uma aulaparecida com essa só que essa no meu ver está mais completa.
24/03/2010
Quatro estrelasAdorei era o que realmente estava procurando sobre este tema. Aqui em nosso estado já possui inúmeros casos até mesmo com vitmas fatais. A cada dia conhecemos um caso mais próximo de nossa cidade.
24/03/2010
Quatro estrelasAdorei!!! Será muito útil para mim. Parabéns!!!
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito ! E vou utilizar como sugestões de pesquisa para os meus alunos na escola onde trabalho.
24/03/2010
Cinco estrelasAs aulas são muitobem elaboradas apresentam interdisciplinariedades, contexto...parabéns
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns, seu assunto é um dos mais comentado no momento e importante .
24/03/2010
Quatro estrelasÓtimo plano de aula, é um assunto bastante comentado hoje em dia.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei muito interessante esta aula, pretendo usar a idéia e usar na minha aula de matemática no ensino fundamental.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei a aula e vou aproveitar as dicas.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente! Era realmente o que eu estava buscando... Muito claro e objetivo. Estamos trabalhando em tempo record visto que tudo acontece muito rápido e não estávamos preparados para uma mudança tão radical. Parabéns!
24/03/2010
Quatro estrelasÈ bom que sejam dados esclarecimentos o mais rápido possível para os alunos, para que tenham condições de entender, discutir e produzir comentários reais sobre o assunto. E também para que possam se prevenir e sejam divulgadores de infomações
24/03/2010
Cinco estrelasSua aula foi excelente. Era o que eu estava precisando no momento. Parabens!
24/03/2010
Cinco estrelasadorei a aula muto proveitosa e explicativa serviu para esclarecer minhas proprias duvidas.