16/02/2011
MARCOS VINICIOS PIMENTEL DE ANDRADE
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Projetos de formação dos alunos |
Os alunos serão capazes de arbitrar uma partida de voleibol reproduzindo o gestual previsto na regra.
Trabalhar a integração e respeito as regras e aos colegas.
Aceitar eventuais falhas suas e dos colegas.
O(A) professor(a) utilizará os conhecimentos dos alunos sobre o Voleibol, em particular, sobre a arbitragem.
ARBITRAGEM NO VOLEIBOL
Fonte: http://www.arbitrosdevoleibol.com/images/adv.gif
Professor, nas atividades esportivas nas aulas de educação física escolar um dos grandes conflitos que vivenciamos relaciona-se no momento de arbitrar o jogo: "...Professor, você está favorecendo a equipe tal..."; "...Professor, tá precisando de óculos", são algumas das reclamações mais comuns que encontramos em nossas aulas.
Atualmente, o Voleibol é considerado o 2º esporte do país, com muitas conquistas das seleções de base e, especialmente, das seleções adultas masculina e feminina. O grande apelo do jogo aproximou-o da grande mídia e tornou o jogo popularmente conhecido. Mas, com relação as regras ainda há algum desconhecimento e, como uma das propostas das aulas de educação física é proporcionar aos nossos alunos o incremento da cultura esportiva, ou seja, aproximar os alunos do espetáculo esportivo que estejam assistindo; não só como torcida, mas como conhecedores do jogo e de suas regras.
Esta aula tratará dos gestos de arbitragem do jogo de Voleibol e seus significados.
Para isso, esta aula proporcionará uma aproximação dos alunos com as regras e os gestos mais significativos do jogo de voleibol.
ATIVIDADE 1 - COMPREENDENDO OS GESTOS DOS ÁRBITROS DO JOGO DE VOLEIBOL
Caro Professor, divida a turma em grupos de 5/6 alunos e proponha que cada grupo levante o maior número possível de gestos dos árbitros relacionados ao jogo de Voleibol. Peça aos alunos que, além dos gestos eles devem compreender os seus significados, pois, na sequência desta tarefa deverão apresentar para os grupos.
GESTOS DE ARBITRAGEM NO JOGO DE VOLEIBOL
Fonte: http://www.cimino-ca.com/2010/regras/dicas.jpg
DICA - Professor, sugiro que apresente a imagem abaixo para estimular os alunos a lembrarem de outros gestos da arbitragem do jogo de voleibol.
GESTOS DA ARBITRAGEM DO JOGO DE VOLEIBOL
Fonte: http://nipobrasileiro.files.wordpress.com/2008/11/tempo-e-substituicao1.png
ATIVIDADE 2 - APRESENTANDO OS GESTOS DOS ÁRBITRIOS DO JOGO DE VOLEIBOL
Professor, nesta fase da aula os alunos deverão apresentar o resultado do trabalho dos grupos. Proponho o seguinte:
DICA - Professor, a princípio os alunos apresentarão os gestos do árbitro principal (aquele que fica em cima da cadeira, mais visível ao público), porém, temos ainda o 2º árbitro e, os fiscais de linha que tem gestos próprios, já que trabalham com um instrumento (bandeira) para indicar o ocorrido no jogo. Proponho que, deixe que esses personagens da arbitragem apareçam naturalmente durante o debate dos grupos na atividade, mas, valorize caso algum grupo apresente esses integrantes da arbitragem na sua apresentação.
LOCALIZAÇÃO DA ARBITRAGEM NO JOGO DE VOLEIBOL
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_c7mrSxTyPaQ/SfR0szKvQXI/AAAAAAAAAZ0/8Oh9wiWF_DM/s400/campo.jpg
Professor, após essa etapa apresente os seguintes vídeos para os alunos relacionados a arbitragem de voleibol:
Vídeo 1 - http://www.youtube.com/watch?v=3gf7dqEFa7Y
Vídeo 2 - http://www.youtube.com/watch?v=ShO5_4IxpvQ&playnext=1&list=PL5EB9CC78187A9F1B
ATIVIDADE 3 - ARBITRANDO O JOGO DE VOLEIBOL NA ESCOLA
ÁRBITRO DE VOLEIBOL
(GESTO PARA "DOIS TOQUES")
Fonte: http://www.fvbcv.com/noticias/428.jpg
GESTO PARA "BOLA FORA"
Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_ZzBtqPX2SgM/S75Xm0rb2ZI/AAAAAAAAALg/VdgzhcEEC_4/s1600/DSC03958.JPG
Professor, nesta etapa da aula, que ocorrerá na quadra de esportes, os alunos da turma deverão se organizar para realizar uma partida de voleibol. Portanto, deverão escolher quais deles serão os personagens desta partida, tais como:
DICA - Os alunos poderão se revezar nessas funções, desde que de forma organizada para não prejudicar a atividade.
Professor, proponha que durante o jogo seja possível debater sobre algum gesto equivocado dos alunos-árbitros que seja possível corrigir durante a atividade, afinal, mais do que um jogo, propriamente dito, esta atividade contribui para o entendimento das regras do jogo e, a vivência em arbitrar um jogo sem torcida, sem pressão e, se saberão utilizar as regras nos momentos propícios.
Fonte: http://www.festivalrubenacosta.com/files/imagecache/fullsize/voleibol_capacitan_arbitros.jpg
FINALIZANDO A AULA
Ao final da aula discuta com os alunos sobre a experiência de arbitrar um jogo de Voleibol na escola e, de terem participado de um jogo com arbitragem dos colegas.
Estimule-os a levantarem questões sobre a importância do público que assiste a um evento esportivo terem mais conhecimento sobre regras e, da relevância dos jogadores conhecerem mais as regras do jogo.
Os links abaivo contribuirão para a aula.
http://volleimania.tripod.com/regras.htm
http://www.youtube.com/watch?v=D_AKkkCW0Vc&feature=player_embedded
A avaliação desta aula será através da apresentação de um trabalho para a próxima aula, onde os alunos deverão levantar todos os gestos de arbitragem de um jogo de Voliebol.
Estes gestos deverão ser apresentados através de fotos /ou vídeos dos alunos representando os gestos e seus significados.]
Essa avaliação será apresentada na próxima aula ana sala de vídeo.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
11/04/2012
Três estrelasJá a alguns anos trabalho arbitragem com os alunos fazendo um rodizio eles acham interessante .Todos jogam todos arbitram vamos começar agora a preencher a súmula,claro que não é em todas as salas,mas um dia chego lá .Obrigada pelas dicas tchau ...
07/02/2012
Cinco estrelasgostei muito
06/06/2011
Cinco estrelasAchei muito interessante e coincidiu com meu trabalho