02/06/2010
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e educação |
Vivenciar a pulsação e a subdivisão rítmica em jogos musicais por meio do canto e do movimento corporal.
Resgatar e ampliar o repertório de jogos de mãos e brinquedos cantados.
Aprender sobre o processo de transmissão dos jogos musicais.
Adaptar o gestual de mãos dos jogos "Adoleta" e "150" para o brinquedo cantado "Pombinha Branca".
Realizar os jogos propostos em aula.
O hábito do canto nas aulas de música.
Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal livre ou não.
Gestual pertencente a jogos de mãos.
Introdução
Os jogos de mãos fazem parte do repertório de brincadeiras da infância comum a quase todos os países e culturas, apresentando características similares no que diz respeito a temas, personagens, finalizações, gestos e formas de transmissão. Violeta Hemsy de Gainza, educadora musical argentina, aponta sua importância para a formação da criança e para o desenvolvimento de habilidades motoras, linguísticas e mentais, além de favorecerem o lado social e afetivo da criança. Quanto ao processo de musicalização, constituem importante ferramenta para o desenvolvimento do senso rítmico e do pulso musical, ao possibilitar a incorporação de padrões musicais por meio do canto e do movimento, de forma natural. Ver:
GAINZA, Violeta Hemsy. Juegos de Manos: 75 rimas y canciones tradicionales com manos y otros gestos. Buenos Aires: Guadalupe, 1996.
http://www.violetadegainza.com.ar/
Caro(a) professor(a), chegamos ao terceiro momento da coleção de aulas “Jogos de Mãos” e partiremos para a composição de gestual de mãos para brincadeiras cantadas que não apresentem qualquer dinâmica espacial ou regras preestabelecidas. Para tal, é necessário que os alunos já estejam familiarizados com alguns jogos e gestuais diversos (ver da aula 1 à aula 5), pois assim terão repertório para sugestão.
Atividade 1
Faça uma revisão da cantiga “Pombinha Branca” apresentada na aula anterior.
“Pombinha Branca”
Pombinha branca
Que está fazendo
Lavando roupa
Pro casamento
Vou me lavar
Vou me sentar
Vou na janela
Pra namorar
Passou um homem
De terno branco
Chapéu de lado
Meu namorado
Mandei entrar
Mandei sentar
Cuspiu no chão
Limpa aí seu porcalhão
Tenha mais educação!
Obs.: Veja os links com diferentes versões para a canção "Pombinha Branca" em Recursos Complementares.
Proponha várias execuções em que os alunos possam cantar e tocar ao mesmo tempo. Sugerimos o uso de instrumentos de percussão como clavas, caxixis, pandeiros, agogôs, cocos, pandeirolas, entre outros. A cada execução varie:
a) o andamento; b) a tonalidade (desde que adequada às vozes infantis); c) a formação instrumental; d) a forma.
Atividade 2
Proponha a adaptação da cantiga “Pombinha Branca” para o gestual do jogo de mãos “150”.
Observação:
Embora essa aula faça parte do terceiro momento do planejamento (composição de gestual de mãos para cantigas e parlendas), sugerimos a retomada de alguns gestuais de mãos já praticados em aulas anteriores para que os alunos possam interagir com as possibilidades em um posterior momento de composição.
Como brincar?
A turma será organizada em duplas, com os alunos uns de frente para os outros. A música “Pombinha Branca” inicia-se e as duplas começam a fazer o movimento de mãos juntas e paralelas, para cima e para baixo, marcando a pulsação (o movimento começa no primeiro tempo do primeiro compasso). Ao final da frase “Tenha mais educação”, quem estiver com as mãos por baixo não deverá deixar seu oponente bater. Caso isso aconteça, o perdedor deve deixar a dupla, e outra criança assume o seu lugar.
Dicas
1) Varie o andamento e a tonalidade a cada repetição da brincadeira. A tonalidade escolhida deve ser adequada às vozes infantis.
2) Você pode sugerir que em alguns momentos da música os alunos mesclem elementos coreográficos com o gestual de mãos. Sugerimos o trecho “Vou me lavar, vou me secar, vou na janela pra namorar”, em que os alunos podem criar gestos que correspondam às ações entoadas.
3) Sugira uma mudança em algumas rodadas: o gestual de mãos paralelas é realizado apenas no primeiro tempo de cada compasso ternário. Nos compassos quaternários, sugira que a dupla bata as mãos nos tempos 1 e 3 de cada compasso. A dinâmica proposta anteriormente se mantém, ou seja, ao final da frase “Tenha mais educação”, quem estiver com as mãos por baixo não deverá deixar seu oponente bater. Caso isso aconteça, o perdedor deve deixar a dupla, e outra criança assume o seu lugar.
Atividade 3
Proponha a adaptação da cantiga “Pombinha Branca” para o jogo de mãos “Adoleta”.
Como brincar?
Organize a turma em uma grande roda. Todos devem estender os braços para os lados, na altura da cintura, e encostar suas mãos nas mãos de quem está dos dois lados. As mãos estão abertas, de modo que o dorso da mão direita de cada aluno fique apoiado em cima da palma da mão esquerda de quem está ao seu lado direito. Esta arrumação deve ser mantida por toda a roda, pois, assim que a música de “Pombinha Branca” iniciar, desloca-se a mão direita de forma a bater com a palma na mão direita de quem está ao seu lado esquerdo, e assim por diante, numa espécie de reação em cadeia (o movimento inicia-se no primeiro tempo do compasso, e não na anacruse). As mãos batem umas nas outras de acordo com a pulsação da música. Após a frase “Tenha mais educação”, o participante que irá receber o tapa deve tirar a sua mão. Se isso acontecer, quem não acertou o tapa deverá sair da roda; caso contrário, quem recebeu o tapa sai da brincadeira. O jogo segue até a eliminação de todos da roda, estabelecendo um vencedor.
Dicas
1) Varie o andamento e a tonalidade a cada rodada.
2) Após algumas execuções, proponha mudanças quanto à marcação dos gestos em alguns trechos da música. Sugerimos o trecho “Vou me lavar, vou me secar, vou na janela pra namorar”, em que os gestos deverão acontecer no primeiro tempo de cada compasso. Após esse trecho, as mãos voltam a bater umas nas outras de acordo com a pulsação.
Recursos da Aula:
Sugerimos o uso de um instrumento harmônico para o acompanhamento de "Pombinha Branca" (violão, cavaquinho, teclado, acordeon, piano) e instrumentos de percussão para as atividades propostas acima.
Links para a canção "Pombinha Branca" (letra e áudio):
http://letras.terra.com.br/palavra-cantada/1357704/
http://musicanasaladeaula2008.blogspot.com/2008/11/pombinha-branca.html
http://www.youtube.com/watch?v=7qEvG64v8Aw
http://www.youtube.com/watch?v=gl5TnBdmJGE
Textos acadêmicos:
SOUZA, Fernanda de. O brinquedo popular e o ensino de música na escola. Revista da ABEM, Porto Alegre, V.19, p. 75-81, mar.2008.
http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/revista19/revista19_artigo8.pdf
“A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL”
http://www.revistacefac.com.br/revista82/artigo01.pdf
SILVA, Gabriela Flor Visnadi e. Um estudo sobre brincadeiras cantadas da infância: jogos de mãos apresentados por crianças de Florianópolis. Trabalho de Conclusão de Curso. Florianópolis, Universidade do Estado de Santa Catarina, 2004. Disponível em:
http://pages.udesc.br/~c7apice/arquivos/download/TCC%20Gabriela%20Flor.pdf
Texto sobre Brincadeira de Roda:
Imagem (foto) da brincadeira “Adoleta”:
http://www.faberludens.com.br/pt-br/node/230
Projeto Lenga La Lenga: jogos de mãos e copos:
O(a) professor(a) deverá observar se os alunos realizaram as três versões propostas para a brincadeira “Pombinha Branca” e se cooperaram para um bom rendimento das atividades.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!