Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo algumas Profissões e seus dias comemorativos!

 

19/06/2009

Autor e Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Os alunos poderão aprender com estas aulas a importância das profissões para o bem estar da vida em sociedade. Além disso, serão destacadas algumas profissões, que costumam, de forma geral, não ser valorizadas pelas pessoas, mas que deveriam ser devido a sua importância para a sociedade, como a do pescador, por exemplo.
Duração das atividades
Aproximadamente 150 minutos; 3 (Três) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação:

Estando os alunos organizados na sala de aula ou mesmo no Laboratório de Informática, em círculo, para que haja participação de todos, o professor deverá perguntar para eles (para cada aluno) qual é a profissão de seus pais ou responsáveis e anotar na lousa. O objetivo é o de que os alunos percebam que existem diversas profissões, e que esta diversidade é importante para o bem estar da vida em sociedade. Posteriormente, ainda por meio de discussões, os alunos poderão perceber que todas as profissões são importantes para a vida em sociedade, já que cada uma é responsável por diferentes aspectos da vida do ser humano (saúde, aparência, alimentação).
Em seguida, por meio da apresentação de algumas imagens, o professor poderá discutir com os alunos sobre algumas profissões que costumam não ser valorizadas pelas pessoas, mas que deveriam ser devido a sua importância para a sociedade:

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2017/imagens/gari.jpg

Figura 1 – Imagem de um Gari
Disponível em:
http://2.bp.blogspot.com/_KHW2Val1ivY/SWJSvumT1_I/AAAAAAAAFN8/7pVYxeTVPsw/s400/gari.jpg  Acesso em: 06. Maio. 2009.


 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2017/imagens/cozinheira.jpg

Figura 2- Imagem de uma cozinheira
Disponível em: http://lucianacapiberibe.com/wp-content/uploads/2008/05/cozinheira.jpg Acesso em: 06.Maio.2009.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2017/imagens/professora.jpg

Figura 3 – Imagem de uma professora
Disponível em:
http://www.diof.ro.gov.br/imagens-noticias-comunicados/%7B9716198B-8E16-48D0-811B-723CB001A4FF%7D_professora%20net.jpg   Acesso em: 06. Maio. 2009.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2017/imagens/pescador.jpg

Figura 4 – Imagem de pescadores
Disponível em: http://www.brtrips.com.br/BT_EXCLUSIVE/pescador/vida_pescador01.gif  Acesso em: 06. Maio. 2009.

 

Após mostrar as imagens acima e fazer uma discussão sobre a importância daquele profissional à sociedade, o mesmo deverá ser feito com as profissões dos pais ou responsáveis dos alunos, por meio da apresentação do que seja tal profissão e discussão sobre sua importância para a vida em sociedade. Para que, inclusive sejam explicadas algumas profissões, que por ventura alguns alunos possam desconhecer.
É importante que o professor favoreça, por meio de discussões que os alunos possam concluir que todas as profissões são muito importantes, porque contribuem para a qualidade de nossas vidas. Por exemplo, como seria se andássemos pelas ruas e elas estivessem todas sujas!?
O professor deverá dizer aos alunos que nas próximas atividades eles poderão aprender mais sobre esta importante profissão: a dos pescadores!

Atividade 1

Neste momento o Recurso deverá ser apresentado aos alunos.
O Recuso poderá ser salvo em DVD e transmitido em aparelho de DVD!

Recurso:

O peixe do futuro

Link do Recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/16234/peixe.flv  

Este recurso (Fig.5) tem o objetivo de possibilitar que o aluno receba informações acerca do consumo saudável de peixes, modos de pesca, de criação artificial e sua ligação com a defesa do meio ambiente. O Recurso é um vídeo e tem a duração de 8 (oito) minutos.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2017/imagens/peixe_do_futuro.JPG

Figura 5 – Imagem do Recurso

Após assistirem o vídeo, o professor deverá dizer aos alunos que farão uma discussão sobre uma das profissões que viram neste, ou seja, a dos pescadores.


Atividade 2

O professor deverá direcionar algumas questões para a discussão sobre a profissão de pescador:
- Vocês já viram ou conhecem um pescador?
- Vocês sabem como é o trabalho deles?
- E qual é a importância deste trabalho?
- Vocês sabem que a carne de peixe é um alimento muito saudável e que nós deveríamos consumi-la pelo menos, uma vez por semana?
O professor deverá conversar com os alunos sobre a interdependência que existem entre as profissões, e esta interdependência foi mostrada no Recurso. No caso do alimento peixe, por exemplo, até este chegar ao consumidor passa pela responsabilidade e trabalho de muitos outros profissionais, tais como: pescador; transportadores; pessoas que são responsáveis por embalar, limpar e etiquetar os alimentos com informações sobre validade para consumo etc,  cozinheiros que irão preparar o peixe para a alimentação (Fig. 6), entre outros.

Para que não corra o risco, de que os alunos pensem que só existe esta interdependência entre estes profissionais, o professor poderá citar outros exemplos, como: entre médicos, enfermeiros e farmacêuticos, entre professores, diretores e demais funcionários de uma escola entre outros.
 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2017/imagens/barpeixe_01.jpg

Figura 6 – Imagem de pessoas que preparam peixes em restaurantes
Disponível em: http://www.viagemesabor.com.br/userfiles/image/barpeixe_01.jpg  Acesso em: 06. Maio. 2009.

Após terem conhecido a importância que existe em cada profissão e também a interdependência que existem entre elas, os alunos terão a afirmação desta importância por meio da atividade a seguir.

Atividade 3

Nesta atividade, os alunos, em grupos, farão pesquisas em alguns sites (Fig. 7) que versam sobre datas comemorativas, qual é o dia em que se comemoram as profissões, em especial as que foram apresentadas e discutidas durante as aulas (gari, pescador, professor, cozinheiro etc). Poderão fazer pesquisas sobre outras profissões, tais como: mecânicos, eletricistas, bombeiros, entre outras.Para esta pesquisa poderão além de pesquisar qual é a data comemorativa, pesquisar o que faz, qual a importância para o bem estar do ser humano e etc.


Os sites indicados são:
http://www.arteducacao.pro.br/comemorativas.htm  
http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/  

http://educacao.uol.com.br/datas-comemorativas/  
 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2017/imagens/site_arteeducacao.JPG

 

Figura 7 – imagem do site Arte- educação

Após terminarem as pesquisas, cada grupo poderá fazer um cartaz com algumas informações sobre as profissões que pesquisaram, por exemplo:

- Nome da profissão;

- Imagem desta profissão;

- Data Comemorativa;

- O que o profissional faz;

- Onde faz;

- Importância social da profissão.

Por meio destas pesquisas, poderão reconhecer a importância que existe em todas as profissões!

Atividade 4

 Para encerrar as aulas, os alunos poderão agora individualmente, fazer uma redação sobre o tema "As profissões", podendo expressar assim, o que entenderam a partir das discussões e atividades propostas até o momento sobre tal tema. Sugerimos que o professor peça para os alunos escolherem uma profissão, pode ser de seus pais ou uma outra apresentada durante a aula, e faça uma redação, na qual eles argumente sua importância, trabalhando, assim, a argumentação. Deste modo, a competência da escrita poderá ser trabalhada com os alunos! 

Sugestão:

1) Estando os alunos em duplas, o assunto das profissões deverá ser trabalhado de forma lúdica e divertida, através de um jogo (Fig. 8) que se chama “Jogando com as profissões”. Neste jogo, os alunos são “convidados” a conhecer algumas profissões.
Com esta atividade a coordenação motora dos alunos também será trabalhada, uma vez que eles terão que, fazer, por exemplo, com que a bailarina dance, utilizando as setas do teclado – computador!


http://www.discoverykidsbrasil.com/jogos/ciencias/nivel_avancado/profissoes/  

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2017/imagens/jogo_prof.JPG

Figura 8 – imagem do Jogo

Recursos Educacionais
Nome Tipo
O peixe do futuro Vídeo
Recursos Complementares
Internet.
Avaliação
Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos das aulas, sobretudo naqueles em que houver discussões, pois assim o professor poderá perceber se houve mudança de pensamento durante as aulas, bem como pela redação proposta.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 8 classificações

  • Cinco estrelas 3/8 - 37.5%
  • Quatro estrelas 5/8 - 62.5%
  • Três estrelas 0/8 - 0%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
  • Uma estrela 0/8 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Ana Maria, E.E> Ada Teixeira , Mato Grosso do Sul - disse:
    ana_goncales@hotmail.com

    11/08/2011

    Quatro estrelas

    Esta aula foi ótima para começar a preparar o projeto para a feira do conhecimento com o tema sobre as profissões, esta feira acontecerá em outubro de .


  • Evanir Maria Trindade, Coordenadoria de Educação , Rio Grande do Sul - disse:
    evanir-trindade@seduc.rs.gov.br

    28/04/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns adorei tua aula. Foste muito feliz no tema escolhido, acredito que o interesse pela leitura e escrita torna-se acentuado quando usamos assuntos que despertam o amor e o respeito com as pessoas, também muitas das nossas crianças saberão valorizar todos os profissionais que passarão por eles durante a vida, inclusive seus pais.


  • marivalda sousa lima, ESC MUL TEODORO LUCIANO DA SILVA , Bahia - disse:
    marivaldasousa@yahoo.com.br

    23/04/2010

    Quatro estrelas

    amei, espero que possamos contar sempre com dicas tão originais.


  • Tânia Maria Terra Souza Raquel, EE JOSÉ ANTÔNIO PEREIRA , Mato Grosso do Sul - disse:
    taniamtsr@hotmail.com

    14/04/2010

    Cinco estrelas

    Uma aula com conteúdo motivador e com certeza incentiva crianças e jovens a ter uma profissão.


  • Laura Oliveira Perin, EEEFM GERALDO VARGAS NOGUEIRA , Espírito Santo - disse:
    lauraperin1@hotmail.com

    13/04/2010

    Quatro estrelas

    Interessante e inovadora a forma usada para explorar o tema 'profissões' com alunos. Além do desenvolvimento do conhecimento cognitivo a proposta esclarece e orienta para uma análise e escolha profissional. Gostei muito!


  • Maria Angélica de Jesus Timóteo Amorim, Escola Estadual Dom Bosco , Mato Grosso do Sul - disse:
    angelica-cdb@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A proposta é muito interessante para os alunos dos anos iniciais e também para os alunos da educação infantil, que gostam de falar e ver gravuras e vídeos. Após os procedimentos propostos, para a educação infantil , o professor seria o escriba dos alunos na produção do texto sobre as profissões. Parabéns! A sugestão de vocês, abre um grande leque para o educador dos anos iniciais.


  • Vania Aklves, Estagiaria , Rio de Janeiro - disse:
    mab_022@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei instrutivo. Gostaria de receber sugestões de atividades


  • Maria da Abadia Pereira da Silva, Escola Estadual Tapirapé , Mato Grosso - disse:
    silvaabadia@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente proposta de aula,pois ainda sugere um fechamento ludico, atraves do jogo das profissões, isso contrubui para que os alunos adquiram maiores aprendizagens a respeito desse assunto. gostaria de receber sugetões de como desenvolver essa aula focalizando as profissões de minha região, aonde existem poucas profissões da area urbana, por ser uma cidade ainda em desenvolvimento.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.