18/05/2009
Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática ou aparelho de rádio, uma vez que o Recurso pode ser salvo em CD e transmitido por rádio;
- Desenvolvimento de uma atividade ligada à área das Artes. Para tanto, serão necessários alguns materiais, que estão elencados no item “Recursos Complementares”.
Motivação:
O professor deverá apresentar a seguinte música aos alunos (Fig. 1):
Polegares, polegares
Onde estão
Aqui estão
Eles se saúdam
Eles se saúdam
E se vão
E se vão
Indicadores, indicadores
Onde estão
Aqui estão
Eles se saúdam
Eles se saúdam
E se vão
E se vão
Dedos médios, dedos médios
Onde estão
Aqui estão
Eles se saúdam
Eles se saúdam
E se vão
E se vão
Anulares, anulares
Onde estão
Aqui estão
Eles se saúdam
Eles se saúdam
E se vão
E se vão
Dedos mínimos, dedos mínimos
Onde estão
Aqui estão
Eles se saúdam
Eles se saúdam
E se vão
E se vão
Todos os dedos, todos os dedos
Onde estão
Aqui estão
Eles se saúdam
Eles se saúdam
E se vão
E se vão
Polegares, indicadores, dedos médios
Anulares, dedos mínimos, todos os dedos
Todos os dedos, todos os dedos
Onde estão
Aqui estão
Eles se saúdam
Eles se saúdam
E se vão
E se vão
Referência:
Disponível em: http://vagalume.uol.com.br/temas-diversos/dedinhos.html Acesso em: 06. Maio. 2009.
Figura 1 - Imagem de polegares.
Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_xwr4-8DCBr8/R8iDYdyWOeI/AAAAAAAAAGY/S6Bo5diyHPQ/s320/27-02-08_155625.jpg Acesso em: 14. Maio. 2009.
Após apresentar a música o professor deverá dizer aos alunos que eles aprenderão nestas aulas como utilizar os dedinhos para fazer Arte Gráfica.
Atividade 1
Neste momento o professor deverá apresentar o Recurso aos alunos, lhes pedindo muito silêncio e atenção, pois o mesmo apresentará uma fábula, e depois de ouvi-la farão desenhos sobre esta.
O Recurso é um áudio; episódio do programa “Categorias Literárias” exibido pela Biblioteca Virtual dos Estudantes de Língua Portuguesa - BibVirt, que apresenta a "Fábula", uma modalidade de gênero narrativo. Aborda suas características e referências literárias. Além disso, o recurso descreve a fábula "A Cigarra e a Formiga". Tem a duração aproximada de 5 (Cinco minutos). O Recurso é um áudio e tem o objetivo de despertar no aluno o interesse pela leitura e incitar a sede de conhecimento.
Recurso:
Link do Recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9814/fabulas_parte1.mp3
Atividade 2
Após ouvirem a fábula, é importante que o professor converse com os alunos sobre a mesma, para saber o que acharam, se gostaram, se entenderam e o que entenderam. Para tanto o professor poderá fazer algumas perguntas norteadoras para a discussão:
- Vocês gostaram da história (fábula)?
- Quem são os personagens da fábula?
- O que entenderam?
É importante que o professor diga que este é mais um dos tipos de textos existentes e que, por isso, é importante que o conheçam! Neste momento poderá instigá-los a visitarem com maior frequência a biblioteca da escola para pegar alguns livros e levar em suas casas para fazerem leituras!
Atividade 3
Após a discussão sobre a fábula o professor deverá convidar os alunos a fazerem uma atividade, muito divertida ligada à área das Artes. É importante que os alunos façam esta atividade tentando representar de alguma forma, a fábula que conheceram por meio do Recurso apresentado. Ou seja, a interpretação da fábula poderá ser traduzida em desenhos.
Os alunos utilizarão seus próprios dedos para fazerem seus desenhos. Abaixo se encontram alguns exemplos (Fig. 1) de desenhos, feitos com esta técnica:
É importante ressaltar que com esta atividade, muitos aspectos estarão sendo trabalhados com alunos, como, por exemplo: criatividade, coordenação motora fina, habilidades artísticas e a interpretação de texto, uma vez que uma fábula é um texto!
Figura 1 – Imagem de desenhos feitos através da técnica dos dedinhos
Atividade 4
Para desenvolver esta técnica será preciso que:
1. A criança aperte seu dedo sobre uma almofada de carimbo ou então que pinte o dedo com tinta aquarela em um pincel.
Figura 2 – Imagem do dedo sobre a almofada de carimbo
2. Depois é preciso que a criança pressione seu dedo sobre um papel.
Figura 3 – Imagem do dedo com tinta sobre o papel
3. Depois de ter esperado um tempo para deixar secar a tinta, o desenho poderá ser feito!
Figura 4 – Imagem de um desenho feito com a técnica dos dedinhos
Abaixo se encontram mais exemplos (Figs. 5, 6 e 7) de desenhos que poderão ser feitos pelos alunos, inclusive há um exemplo de como fazer formigas; animal que aparece na fábula!
Figura 5 - Imagem de animais
Figura 6 - Imagem de flores e insetos
Figura 7 - Desenhos variados
Referência:
EMBERLY, E.R. Desenhando com os dedos. Tradução: Shirley Aparecida de Souza. 1ª Ed. São Paulo: Editora Panda, 2004.
Sugestão:
Sugerimos que o professor proponha aos alunos que escrevam suas próprias fábulas e façam desenhos sobre ela. Assim, trabalharão com a escrita de textos.
Nome | Tipo |
---|---|
Fábulas: parte 1 [Categorias Literárias] | Áudio |
Quatro estrelas 24 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
05/03/2015
Cinco estrelasAdoro fazer desenhos com os dedinhos com meu netinho de 4 anos. Nos divertimos muito.
20/01/2015
Cinco estrelasAchei muito interessante e muito criativo.
06/03/2014
Cinco estrelasAdorei, simplesmente maravilhosas idéias. Vou fazer com a minha turma!
01/09/2013
Cinco estrelasÓtima atividade fiz com minha turma eles adoraram.
10/04/2013
Cinco estrelasAdorei a ideia! Parabéns!
10/03/2013
Cinco estrelassimplesmente nota 10!!!
19/02/2013
Cinco estrelasExcelente, nunca tinha visto uma atividade tão completa! Parabéns e continue nos ajudando.Grata, Terezinha
20/10/2012
Cinco estrelasmaravilhoso e muito criativo
22/03/2012
Cinco estrelasExcelente dica... tenho este livro e ele também é tudo de bom !
13/03/2012
Cinco estrelasParabéns otima ideia.
31/01/2012
Cinco estrelassem dúvida esta aula será ótima para os primeiros dias de retorno às aulas. afinal se for trabalhada artes plásticas, estaremos utilizando a principal ferramenta para esta pratica. daí em diante os dedinhos estarão animados para qualquer outra tarefa.
16/09/2011
Cinco estrelasadorei vai me ajudar muito nas aulas
22/08/2011
Cinco estrelasAmei estas atvidades
22/07/2011
Cinco estrelasAmei essa idéia, já conhecia a técnica, mas nunca vi uma maneira tão legal para aplicá-la. Parabéns!
23/05/2011
Cinco estrelasAdorei as idéias, com certeza irei utiliza-lás em minha sala de aula no dia de arte.PARABÉNS.
24/03/2010
Quatro estrelascriativo , muito interessante e contextualizado.
24/03/2010
Cinco estrelasOlá! Gostei muito da proposta da aula apresentada, tanto que apliquei numa turma de 5ª série. É claro que fiz algumas adaptações e nela explorei bastante o gênero textual associando a arte e produção de texto. Foi um sucesso. Os alunos gostaram muito. Além disso, percebemos que a participação e interação dos alunos foi geral. Portanto, conseguimos alcançar nossos objetivos de forma significativa.
24/03/2010
Quatro estrelasGostaria de parabenizar os autores deste projeto. Será bastante útil para trabalhar até mesmo com crianças do Fundamental Final, afinal, trabalhar estas habilidades é sempre importante para um bom desenvolvimento cognitivo e motor de nossos alunos, que precisam tanto!... Abraços Elis
24/03/2010
Cinco estrelasPARABÉNS!!! ACHEI MUITO CRIATIVA ESTA AULA POIS VALORIZA A DIGITAL DE CADA ALUNO, NADA MAIS PESSOAL, INDIVIDUAL, QUE REALMENTE IDENTIFICA AS ESPECIFICIDADES. CRIANÇAS GOSTAM DE COLORIDO, DINAMISMO, VIDA, ESTE PROJETO DE AULA RESGATA TODOS ESTES ENFOQUES. AGRADEÇO POR PARTILHAR IDEIAS TÃO SIGINIFICATIVAS. ABRAÇOS
24/03/2010
Quatro estrelasAtividade simples, mas, que vai despertar a curiosidade dos alunos.
24/03/2010
Cinco estrelasAmei essa atividade, trabalhei com as crianças na matéria de ingles "th animals". Muito bom não só essa atividade mas muitos projetos de sua autoria é muito legal. Gosto de poder me espelhar em pessoas como voçê, a aula se torna criativa e os alunos passam a gostar cada vez mais de vc e da sua aula.
24/03/2010
Quatro estrelasBem explicada
24/03/2010
Quatro estrelasmuito boa
24/03/2010
Cinco estrelasexcelente,