Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Fazendo Arte Gráfica com os dedinhos das mãos!

 

18/05/2009

Autor e Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Os alunos poderão aprender nestas aulas que é possível aliar dois tipos de arte em uma mesma atividade, no caso, a arte das palavras, por meio de um gênero narrativo – fábula com a arte visual por meio de desenhos que eles mesmos confeccionarão.
Duração das atividades
Aproximadamente 150 minutos, 3 (Três) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados com os alunos para a efetuação destas aulas.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática ou aparelho de rádio, uma vez que o Recurso pode ser salvo em CD e transmitido por rádio;
- Desenvolvimento de uma atividade ligada à área das Artes. Para tanto, serão necessários alguns materiais, que estão elencados no item “Recursos Complementares”.

Motivação:

O professor deverá apresentar a seguinte música aos alunos (Fig. 1):

Polegares, polegares
Onde estão
Aqui estão
Eles se saúdam
Eles se saúdam
E se vão
E se vão

Indicadores, indicadores
Onde estão
Aqui estão
Eles se saúdam
Eles se saúdam
E se vão
E se vão

Dedos médios, dedos médios
Onde estão
Aqui estão
Eles se saúdam
Eles se saúdam
E se vão
E se vão

Anulares, anulares
Onde estão
Aqui estão
Eles se saúdam
Eles se saúdam
E se vão
E se vão

Dedos mínimos, dedos mínimos
Onde estão
Aqui estão
Eles se saúdam
Eles se saúdam
E se vão
E se vão

Todos os dedos, todos os dedos
Onde estão
Aqui estão
Eles se saúdam
Eles se saúdam
E se vão
E se vão

Polegares, indicadores, dedos médios
Anulares, dedos mínimos, todos os dedos

Todos os dedos, todos os dedos
Onde estão
Aqui estão
Eles se saúdam
Eles se saúdam
E se vão
E se vão


Referência:
Disponível em: http://vagalume.uol.com.br/temas-diversos/dedinhos.html  Acesso em: 06. Maio. 2009.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2018/imagens/polegares.jpg

Figura 1 - Imagem de polegares.

Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_xwr4-8DCBr8/R8iDYdyWOeI/AAAAAAAAAGY/S6Bo5diyHPQ/s320/27-02-08_155625.jpg Acesso em: 14. Maio. 2009.

Após apresentar a música o professor deverá dizer aos alunos que eles aprenderão nestas aulas como utilizar os dedinhos para fazer Arte Gráfica.

Atividade 1

Neste momento o professor deverá apresentar o Recurso aos alunos, lhes pedindo muito silêncio e atenção, pois o mesmo apresentará uma fábula, e depois de ouvi-la farão desenhos sobre esta.


O Recurso é um áudio; episódio do programa “Categorias Literárias” exibido pela Biblioteca Virtual dos Estudantes de Língua Portuguesa - BibVirt, que apresenta a "Fábula", uma modalidade de gênero narrativo. Aborda suas características e referências literárias.  Além disso, o recurso descreve a fábula "A Cigarra e a Formiga". Tem a duração aproximada de 5 (Cinco minutos). O Recurso é um áudio e tem o objetivo de despertar no aluno o interesse pela leitura e incitar a sede de conhecimento.

Recurso:
 

 

Link do Recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9814/fabulas_parte1.mp3

 

Atividade 2


Após ouvirem a fábula, é importante que o professor converse com os alunos sobre a mesma, para saber o que acharam, se gostaram, se entenderam e o que entenderam. Para tanto o professor poderá fazer algumas perguntas norteadoras para a  discussão:

- Vocês gostaram da história (fábula)?

- Quem são os personagens da fábula?

- O que entenderam?

É importante que o professor diga que este é mais um dos tipos de textos existentes e que, por isso, é importante que o conheçam! Neste momento poderá instigá-los a visitarem com maior frequência a biblioteca da escola para pegar alguns livros e levar em suas casas para fazerem leituras!

 

Atividade 3

Após a discussão sobre a fábula o professor deverá convidar os alunos a fazerem uma atividade, muito divertida ligada à área das Artes. É importante que os alunos façam esta atividade tentando representar de alguma forma, a fábula que conheceram por meio do Recurso apresentado. Ou seja, a interpretação da fábula poderá ser traduzida em desenhos.
Os alunos utilizarão seus próprios dedos para fazerem seus desenhos. Abaixo se encontram alguns exemplos (Fig. 1) de desenhos, feitos com esta técnica:
É importante ressaltar que com esta atividade, muitos aspectos estarão sendo trabalhados com alunos, como, por exemplo: criatividade, coordenação motora fina, habilidades artísticas e a interpretação de texto, uma vez que uma fábula é um texto!
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2018/imagens/animais_dedos.JPG

Figura 1 – Imagem de desenhos feitos através da técnica dos dedinhos


Atividade 4

Para desenvolver esta técnica será preciso que:

1. A criança aperte seu dedo sobre uma almofada de carimbo ou então que pinte o dedo com tinta aquarela em um pincel.
 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2018/imagens/almofada.JPG

Figura 2 – Imagem do dedo sobre a almofada de carimbo


2. Depois é preciso que a criança pressione seu dedo sobre um papel.
 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2018/imagens/dedo.JPG

Figura 3 – Imagem do dedo com tinta sobre o papel

3. Depois de ter esperado um tempo para deixar secar a tinta, o desenho poderá ser feito!

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2018/imagens/desenho.JPG

Figura 4 – Imagem de um desenho feito com a técnica dos dedinhos

Abaixo se encontram mais exemplos (Figs. 5, 6 e 7) de desenhos que poderão ser feitos pelos alunos, inclusive há um exemplo de como fazer formigas; animal que aparece na fábula!
 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2018/imagens/formiga.JPG

Figura 5 - Imagem de animais

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2018/imagens/flores.JPG

Figura 6 - Imagem de flores e insetos

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2018/imagens/dedos_outros.JPG

Figura 7 - Desenhos variados

Referência:
EMBERLY, E.R. Desenhando com os dedos. Tradução: Shirley Aparecida de Souza. 1ª Ed. São Paulo: Editora Panda, 2004.
 

Sugestão:

Sugerimos que o professor proponha aos alunos que escrevam suas próprias fábulas e façam desenhos sobre ela. Assim, trabalharão com a escrita de textos.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Fábulas: parte 1 [Categorias Literárias] Áudio
Recursos Complementares
Papéis, tinta aquarela de diversas cores, almofada de carimbo e/ou pincel, lápis de cor preto.
Avaliação
Os alunos poderão ser avaliados em todos os momentos das aulas, pois é importante que prestem atenção em todas as atividades propostas, pois cada uma delas busca trabalhar uma competência diferente. A interpretação de texto, (a fábula) poderá ser avaliada por meio da atividade prática de Artes. É importante que o professor esteja atento para perceber se os alunos entenderam o que a fábula trazida no Recurso aborda e se entenderam que a atividade de Artes proposta é importante para eles, e não apenas uma simples brincadeira!
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 24 classificações

  • Cinco estrelas 19/24 - 79.17%
  • Quatro estrelas 5/24 - 20.83%
  • Três estrelas 0/24 - 0%
  • Duas estrelas 0/24 - 0%
  • Uma estrela 0/24 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Clelia Alves, Minha casinha , São Paulo - disse:
    floridabra@hotmail.com

    05/03/2015

    Cinco estrelas

    Adoro fazer desenhos com os dedinhos com meu netinho de 4 anos. Nos divertimos muito.


  • John de Jesus, Escola , Pará - disse:
    johnlnonjf@htmail.com

    20/01/2015

    Cinco estrelas

    Achei muito interessante e muito criativo.


  • Luciene, Rio das Pedras , São Paulo - disse:
    lucienefatima@bol.com.br

    06/03/2014

    Cinco estrelas

    Adorei, simplesmente maravilhosas idéias. Vou fazer com a minha turma!


  • RENATA, PROF ANTONIO ZUQUIM , São Paulo - disse:
    renataarantes8@hotmail.com

    01/09/2013

    Cinco estrelas

    Ótima atividade fiz com minha turma eles adoraram.


  • Lívia Neves Firmo, CAIC - Ayrton Senna da Silva , Santa Catarina - disse:
    liviafneves84@bol.com.br

    10/04/2013

    Cinco estrelas

    Adorei a ideia! Parabéns!


  • Maria Gomes, E.E.Prof.Ricardo Antonio Pecchio , São Paulo - disse:
    cida_artes01@hotmail.com

    10/03/2013

    Cinco estrelas

    simplesmente nota 10!!!


  • Terezinha Oneide da Silva, EMEI Augusta Maria de Freitas , Minas Gerais - disse:
    terezinha.educ@gmail.com

    19/02/2013

    Cinco estrelas

    Excelente, nunca tinha visto uma atividade tão completa! Parabéns e continue nos ajudando.Grata, Terezinha


  • andrea , Outros Países - disse:
    andreatonin@hotmail.com

    20/10/2012

    Cinco estrelas

    maravilhoso e muito criativo


  • Solange Motta, Colegio Interação , São Paulo - disse:
    fazarte18@yahoo.com.br

    22/03/2012

    Cinco estrelas

    Excelente dica... tenho este livro e ele também é tudo de bom !


  • Marcia, E.E.Itubides bolivar de almeida Serra , São Paulo - disse:
    marciaokamoto@hotmail.com

    13/03/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns otima ideia.


  • Umberto Germano dos Santos, E.E.PROFª APARECIDA LOPES RAMOS. , São Paulo - disse:
    umberto.germano@bol.com.br

    31/01/2012

    Cinco estrelas

    sem dúvida esta aula será ótima para os primeiros dias de retorno às aulas. afinal se for trabalhada artes plásticas, estaremos utilizando a principal ferramenta para esta pratica. daí em diante os dedinhos estarão animados para qualquer outra tarefa.


  • simone, cmei vó rosa , Paraná - disse:
    simoneconde15@hotmail.com

    16/09/2011

    Cinco estrelas

    adorei vai me ajudar muito nas aulas


  • Dilce Baú, estudante , Rio Grande do Sul - disse:
    dilcebau@bol.co.br

    22/08/2011

    Cinco estrelas

    Amei estas atvidades


  • Lílian Maria Rodrigues Salgueiro, Escola Estadual Manoel Garcia Leal. , Mato Grosso do Sul - disse:
    limaro_sal@hotmail.com

    22/07/2011

    Cinco estrelas

    Amei essa idéia, já conhecia a técnica, mas nunca vi uma maneira tão legal para aplicá-la. Parabéns!


  • Aucileide Matias, Centro Municipal de Educação Infantil Professor Evilázio Luís Victor , Rio Grande do Norte - disse:
    mmariaaucileide@yahoo.com.br

    23/05/2011

    Cinco estrelas

    Adorei as idéias, com certeza irei utiliza-lás em minha sala de aula no dia de arte.PARABÉNS.


  • sulene, Escola Mul. Vinicius de Aquino Ramos , Goiás - disse:
    sulenealves@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    criativo , muito interessante e contextualizado.


  • Joemia, Escola José Batista da Fonseca , Bahia - disse:
    jjoemia@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Olá! Gostei muito da proposta da aula apresentada, tanto que apliquei numa turma de 5ª série. É claro que fiz algumas adaptações e nela explorei bastante o gênero textual associando a arte e produção de texto. Foi um sucesso. Os alunos gostaram muito. Além disso, percebemos que a participação e interação dos alunos foi geral. Portanto, conseguimos alcançar nossos objetivos de forma significativa.


  • Elisandra, EM MARIA VIEIRA BARBOSA , Minas Gerais - disse:
    elisandraps@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostaria de parabenizar os autores deste projeto. Será bastante útil para trabalhar até mesmo com crianças do Fundamental Final, afinal, trabalhar estas habilidades é sempre importante para um bom desenvolvimento cognitivo e motor de nossos alunos, que precisam tanto!... Abraços Elis


  • Deloize Lorenzet, COLÉGIO ESTADUAL DIVINO MESTRE , Rio Grande do Sul - disse:
    deloizelorenzet@ibest.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    PARABÉNS!!! ACHEI MUITO CRIATIVA ESTA AULA POIS VALORIZA A DIGITAL DE CADA ALUNO, NADA MAIS PESSOAL, INDIVIDUAL, QUE REALMENTE IDENTIFICA AS ESPECIFICIDADES. CRIANÇAS GOSTAM DE COLORIDO, DINAMISMO, VIDA, ESTE PROJETO DE AULA RESGATA TODOS ESTES ENFOQUES. AGRADEÇO POR PARTILHAR IDEIAS TÃO SIGINIFICATIVAS. ABRAÇOS


  • Elizabete Moraes, EE Antonio João , Mato Grosso do Sul - disse:
    Elizabetesouza1959@bol.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Atividade simples, mas, que vai despertar a curiosidade dos alunos.


  • raque da silva montalvão, EMEF Francisco Antonio de Souza Polo , Mato Grosso do Sul - disse:
    raquelzinha728@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Amei essa atividade, trabalhei com as crianças na matéria de ingles "th animals". Muito bom não só essa atividade mas muitos projetos de sua autoria é muito legal. Gosto de poder me espelhar em pessoas como voçê, a aula se torna criativa e os alunos passam a gostar cada vez mais de vc e da sua aula.


  • Fabiana Camargo, JOSE FERREIRA FOGACA E.M , São Paulo - disse:
    camargo_fa@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Bem explicada


  • marcia, esc.Munic.Osvaldo Cruz , Paraná - disse:
    casto.marcia@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    muito boa


  • noeli vieira, escola marins berto , Paraná - disse:
    nvieira@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    excelente,


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.