06/07/2010
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Nenhum.
Atividade 1: (texto para orientação teórica)
Entender o porquê de se criar o voleibol. No fim do século XIX o basquete era bem popular, mas exigia muito dos participantes mais velhos. Um professor de educação física da época sugeriu que fosse colocada a rede de tênis a uma altura de 1,90m para ser jogado o minnonette. O mintonette consistia em rebater a bola de um lado para outro sem deixá-la cair. Não existia número certo de participantes. O jogo foi ganhando adeptos ate se torna o voleibol atual.
Brincar de:
1. Dividir a turma em duas equipes grandes;
2. Pegar uma bola de Handebol;
3. Permitir que os alunos agarrem a bola firme assemelhando ao gesto do handebol;
4. Marca ponto a equipe que conseguir lançar a bola no chão da quadra adversária.
Atividade 2:
Será que um número excessivo de participantes ajuda no desenvolvimento do minnonette?
Abrir para reflexão do porquê de se diminuir ou limitar o número de participantes no jogo.
Perguntas para início de conversa: ·
Atividade 3:
Dividir a turma em quatro grandes grupos. Cada grupo terá que reinventar um jogo, com base no minnonette e se apropriando de outros já conhecidos hoje, criar um novo jogo com a mesma estrutura física (uma quadra dividida por uma rede suspensa). Propor que cada grupo ensine seu novo jogo, tendo por referencia as características do minonette ou voleibol.
Atividade 4:
Levantar uma breve questão: quando o minnonette se transformou e voleibol?
Não se sabe muito bem, mas o minnonette rapidamente foi ganhando mais adeptos e em 1947 foi fundada a Federação Internacional de Voleibol, já com o novo nome. Em sua origem o voleibol era praticado por idosos e pessoas mais sedentárias, hoje o esporte se tornou tão competitivo quanto outro qualquer, trazendo junto à melhoria do desempenho técnica e a profissionalização de quem o pratica. Ainda encontramos praticantes sem preocupação com o rendimento, mas a realidade é bem diferente de sua origem em Massachusettsnos nos EUA.
texto para orientação teórica
Reunir a turma ao final da aula e pedir que identifiquem os primeiros praticantes do voleibol fazendo uma diferenciação com os de hoje.
Verificar se reconhecem as regras para se jogar o minonette e o avanço ou modificações que ocorreram no voleibol até os dias atuais.
Duas estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
01/08/2011
Duas estrelasEu gostei mas não é ainda o que eu quero... Não mim ajudou muito não no meu trabalho mas mesmo assim muito obrigado!!!