Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Usos e funções das legendas

 

30/11/2010

Autor e Coautor(es)
Grazielle Tomaz de Almeida
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Compreender as funções das legendas e os seus vários contextos de uso;

- Aprender a escrever legendas.                       

Duração das atividades
Aproximadamente 6 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estratégias para compreensão do funcionamento da escrita alfabética.  

Estratégias e recursos da aula

Com as estratégias sugeridas nesta aula as crianças devem compreender a função e organização escrita de uma legenda. Em especial, iremos trabalhar com imagens, fotografias que serão levadas pelos alunos da turma. Desenvolveremos também as capacidades de interpretar imagem e de realização de sínteses.  

 Para o desenvolvimento das atividades será necessário que o professor selecione algumas imagens em revistas, jornais e outros materiais. Além destas imagens, que serão recortadas dos meios sugeridos, precisaremos também de materiais como livros, jornais e revistas, com os quais as crianças desenvolverão observações, a fim de perceber como este gênero textual se apresenta, as suas finalidades e a sua estrutura. Por fim, será preciso que o professor(a) tire algumas fotografias de atividades da turma ou peça que seus alunos levem para a escola fotografias pessoais.    

 Atividade 1 – Conhecer e observar as características gênero legenda

- Forme grupos de no máximo quatro crianças e entregue ao grupo dois ou três materiais que apresentem legendas de imagens (livros, jornais, revistas).  

Nesta ocasião, é necessário que a criança observe a imagem, bem como a legenda que a acompanha. Assim, sugerimos que demarque com clips a página que a criança deverá concentrar sua observação.  

   Uma dica: nos livros didáticos, das várias áreas de conhecimento, podem ser encontradas imagens acompanhadas de legendas. Mas é sempre positivo termos materiais diversificados.  

 A)   Solicite ao grupo que registre no caderno o que identificaram de comum no material observado.    

Espera-se que registrem:  

  •  Presença de uma figura;
  • Texto explicativo da figura (legenda);
  • Texto curto/objetivo;
  • Texto descritivo/informativo ao leitor.   

Caso não identifiquem algum aspecto faça perguntas que favoreça a observação.

 B)   Oriente para que cada grupo apresente o material recebido junto com as observações. Antes das apresentações dirija questões como:

  •  Vocês acham que este texto é importante para o leitor? Porque?
  • Será, que este tipo de texto, possui um nome? Qual seria?
  • Alguém já havia trabalhado ou observado a presença deste texto em outro material?
  • É um tipo de texto parecido com algum dos que já trabalhamos?  Qual?

Após o debate oriente a exposição dos grupos. É essencial que coletivamente, sob sua mediação, percebam aspectos comuns que demarcaram todas as observações. Caso tenha faltado algum aspecto importante para compreensão do gênero, destaque-o.  

C)   Para sistematizar o que aprenderam, produza no quadro/lousa um texto coletivo que deve reunir as principais informações discutidas e conhecidas pelo grupo. Este texto deve ser registrado no caderno.   

Ainda utilizando o caderno, peça que façam um desenho (de preferência relacionado a algum tema de interesse da turma) e escrevam uma legenda para este.    

Atividade 2  

 Ofereça às crianças, revistas, jornais e outros materiais que possam recortar.  A partir da imagem escolhida cada criança deve produzir um texto, ou seja, criar uma legenda para esta.  

 O desenvolvimento dessa proposta envolve a interpretação e a leitura da imagem, de modo a se criar um texto que a explicará de forma resumida.  

 Antes da produção escrita destaque que normalmente a legenda vem no corpo (ao longo do texto) e não somente no final deste. Mas peça que observem outras formas de localização da imagem e do texto, sempre pedindo que observem e levantem hipóteses a respeito da relação imagem e texto e se a legenda cumpriu a função de explicar ou oferecer informações importantes para a compreensão do texto completo que, nesse caso, compreende a imagem e o texto. É importante trabalhar as “situações de uso” de legendas, pois nem sempre esta é necessária.  

Professor(a) faça uma correção deste texto, pontuando questões ortográficas e relativas à coerência. Devolva a atividade para que os alunos façam a revisão e a correção. Esta produção final poderá ser exposta em mural.  

 Atividade 3                                                                                       

Durante uma ou duas semanas tire fotografias de momentos diversos da sua turma, tais como: aula de educação física, recreio, lanche, aula de arte, roda de leitura.  

Estas fotos deverão ser reveladas e fixadas em uma folha A4 de modo que cada criança ou cada dupla receba uma, para produzir uma legenda. Destaque nesta atividade que apesar da legenda se caracterizar como um texto curto, isso não deve restringi-la a descrição das imagens da foto. É também função da legenda contextualizar o leitor a respeito da  imagem, portanto devem informar sobre o sentido e o contexto da realização da atividade registrada na fotografia.   

Com esta produção monte um álbum, que poderá ficar na sala ou circular periodicamente na casa de todos os alunos. Assim, toda família conhecerá parte da rotina das crianças.  

No caso de ser inviável tirar e revelar fotos solicite às famílias que enviem uma foto que retrate algum fato especial da vida da criança. Com o material em mãos, desenvolva o registro em sala e monte o álbum.   

Atividade 4   Interpretação de texto   

A atividade a seguir, demanda da criança a leitura,  interpretação de texto e o uso/necessidade da legenda enquanto recurso necessário ao gênero.

               

Texto retirado do site: http://www.zoologico.sp.gov.br/curiosidade/cauda.htm (acesso em 06 de maio de 2010). 

 1- Sublinhe de vermelho o título do texto.

 2- Qual o assunto tratado neste texto que você acabou de ler?      

 3- De acordo com o texto lido responda: o que o movimento das caudas dos mamíferos costuma expressar?           

4– No texto, são apresentadas curiosidades de animais. Quais são eles?             

5 – Sublinhe de azul, nas legendas, as principais funções da cauda dos animais apresentados.     

6- Você conhece outros animais que possuem calda? Liste pelo menos três.         

7- Escolha um dos animais da sua lista e no espaço abaixo, desenhe-o e em seguida faça uma legenda que apresente alguma curiosidade do animal escolhido.      

Recursos Complementares

- No site do zoológico de São Paulo, você encontrará outros textos com legendas e curiosidades animais, para dar continuidade em seu trabalho. http://www.zoologico.sp.gov.br/     (acesso em 06 de maio de 2010)      

- A legenda pode ser trabalhada ao longo do ano letivo, de acordo com os temas e necessidades do grupo/ professor. Esse gênero textual favorece, além do que já foi mencionado, o desenvolvimento da capacidade de apreensão do sentido global de um tema/texto e também favorece o desenvolvimento da capacidade de síntese ao oferecer ao leitor apenas as informações relevantes, complementares à imagem e que darão o sentido pretendido ao texto.   

- Conheça aqui no portal as aulas:

Avaliação

Professor(a) com o desenvolvimento destas atividades o grupo deverá ser capaz de reconhecer, compreender e produzir, de modo contextualizado, textos de legenda.   

Se desejar, faça uma avaliação ao final dessa sequência didática. Abaixo algumas sugestões:  

1) Entregue uma folha com uma ou duas imagens, igual para todos os alunos, e peça que escrevam legendas

2) Peça que façam uma legenda de uma foto pessoal;

3) Peça que façam uma imagem relacionada a algum tema de destaque no grupo e que depois escrevam uma legenda para essa imagem.     

Observações:

a) Antes da produção escrita peça que considerem tudo o que foi trabalhado nos exercícios anteriores. Você poderá, antes da escrita, fazer um levantamento oral, junto ao grupo, das características desse gênero textual.

b) A primeira sugestão facilitará a realização de um diagnóstico da turma com relação ao aprendizado da escrita desse gênero textual. Esse procedimento te oferecerá elementos para trabalhos futuros.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.