Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Adição de Frações

 

17/06/2008

Autor e Coautor(es)
Claudia Renata Pauleto do Prado
imagem do usuário

BRASILIA - DF COL MADRE CARMEN SALLES

Maria Terezinha Gapar

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
•Adicionar frações
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
•Números fracionários; •Denominação de frações; •Frações equivalentes.
Estratégias e recursos da aula

Sala de aula:

Professor, antes de levar seus alunos ao laboratório de informática é preciso ter retomado o conceito de frações, como se lê as denominações (numeradores e denominadores), etc.
 

 

Laboratório de informática!

Leve os alunos para o laboratório de informática e solicite que abram o site:

http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/principal/fundamental/fracoes/tiras/index.html

onde eles irão encontrar um material de frações, composto de tiras de diversos tamanhos. Oriente-os para que realizem as atividades propostas na mesa virtual, para isso eles deverão arrastar as tiras de frações com o mouse.
Apresente aos alunos as atividades a seguir, pedindo para que as transcrevam para uma folha de papel.

1) Com a ajuda do mouse, coloque sobre a mesa virtual um inteiro. Coloque logo abaixo dessa a tira de  , depois a de , ,  e . Questione:

a) "Na tira de quanto falta para formar um inteiro? Como podemos escrever essa operação usando os símbolos matemáticos" (aqui você estará esperando que eles escrevam . Aproveite para mostrar que um inteiro poderá ser escrito na forma de fração, onde o numerador é igual ao denominador). Repita essa questão para outros denominadores e também para outras frações, como por exemplo, quanto é preciso adicionar a  para se ter ?

2) Com a ajuda do mouse, coloque sobre a mesa virtual um inteiro. Coloque logo abaixo dessa a tira de , e peça para que complete um inteiro com mais outras duas tiras. Quais seriam? (Aqui eles poderão enco ntrar como resposta que: ). Questione:

a) "Como podemos escrever essa operação? Quais seriam o numerador e o denominador do resultado?" (aqui surgirá a necessidade de representar a fração por uma fração equivalente de denominador 12).

 

Repita essas atividades, para que a soma de outros resultados, por exemplo, qual tira é preciso adicionar a para se obter ou ?

 

 

Dicas e Sugestões


Professor, procure trabalhar a adição de frações usando frações equivalentes para resolvê-las, ao invés do tradicional mmc (mínimo múltiplo comum), assim, você estará dando oportunidade para que os alunos possam resolver de maneiras diferentes e encontrem a sua própria estratégia de resolução. Lembre-os apenas que, se quiserem encontrar todos, a mesma representação da fração, é preciso simplificá-la.

Outra dica, seria confeccionar com os alunos um material de frações, com denominadores 2, 3, 4, 5, 6, 8 e 10.
 

Avaliação
Você pode usar como avaliação a participação nas atividades, as contribuições dadas, a percepção da regra e/ou do algoritmo e também as anotações feitas na folha. Além disso, você pode criar outras adições e pedir para que resolvam usando ou não um material concreto.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 60 classificações

  • Cinco estrelas 16/60 - 26.67%
  • Quatro estrelas 36/60 - 60%
  • Três estrelas 7/60 - 11.67%
  • Duas estrelas 0/60 - 0%
  • Uma estrela 1/60 - 1.67%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Eliza Marta de Freitas Amaral, Escola Estadual Américo Alves. , Minas Gerais - disse:
    elisa-marta@bol.com.br

    25/11/2011

    Cinco estrelas

    Gostei muito da sugestão,. acredito que torna mais fácil para o aluno assimilar o que é fração e como pode associar o que é adicionar e subtrair. Esta questão que tanta gente acha um grande obstáculo em ensinar e aprender na matemática. Parabéns!!!!!


  • darlan muniz, pedro 2 , Rio de Janeiro - disse:
    darlan_muniz@hotmail.com

    03/10/2011

    Três estrelas

    sua aula foi legal mas não deu para entender por inteiro


  • krystyane ferreira silveira , krystyane , São Paulo - disse:
    krystyane2014@live.com

    03/08/2011

    Cinco estrelas

    as minha aulas é quase igua asuas eu gostei muito


  • luana, instituto de rafa silvedere , Minas Gerais - disse:
    lu.12@hotmail.com

    17/05/2011

    Uma estrela

    achei incompleto


  • Maria de Lurdes Sousa, AGÊNCIA FORMADORA - CENTRO DE FORMAÇÃO E ATUAL. DO PROFESSOR DE CONFRESA , Mato Grosso - disse:
    malusousa2009mat@hotmail.com

    28/04/2011

    Quatro estrelas

    O que achei interessante nessa aula foi a utilização do laboratório de informática para tornar a aula mais atrativa. Precisamos deixar de lado a insegurança em relação às novas tecnologias e inovar nossas aulas. O giz e o quadro apenas, não prende mais a atenção dos nossos alunos. Gostei muito pois qualquer professor com boa vontade consegue fazer essa aula. Parabéns!


  • Osenias Alves da Silva, ESC EST ESTEFANIO TELES DAS CHAGAS , Tocantins - disse:
    oseniashyoran@yahoo.com.br

    14/03/2011

    Quatro estrelas

    são ótimas estas atividades, entretanto gostaria de receber modelos de atividades que utilizasse alem do labin materias do dia-a-dia. visto que há escolas como uma que trabalho que não existe labin de informatica


  • Marcelo Caires Chaves, ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JORNALISTA RAIMUNDO NONATO BATISTA , Paraíba - disse:
    ma4c310@yahoo.com.br

    03/03/2011

    Quatro estrelas

    A visualização final ao se colocar as peças sobrepostas, não nos deixa ter a certeza que os pedaçinhos são do mesmo tamanho; claro que conforme a quantidade sobreposta. Acho que quando ultrapassar deveria o pedaço que sobra mudar de cor.


  • Francisco de Assis de Oliveira Andrade, EM BENVINDA NUNES TEIXEIRA ENSINO DE 1º E 2º GRAUS , Rio Grande do Norte - disse:
    andrade.mat@hotmail.com

    15/02/2011

    Quatro estrelas

    Boa aula, gostei! É possível alcançar vários objetivos com essa aula, dentro do tema: frações.


  • LEILA MARIA MATIAS MUNIZ, OSMAR DIOGENES PINHEIRO EEIEF , Ceará - disse:
    leillamunizz@yahoo.com.br

    12/02/2011

    Quatro estrelas

    utilizei a aula e fiz uma adaptação foi um sucesso total.... valeu professora....


  • Maria Ap. Azevedo Nascimento, MARIANINA DE ROSIS MORAES PROFA , São Paulo - disse:
    mara.az@ig.com.br

    06/02/2011

    Quatro estrelas

    Muito boa...usarei como revisão! Abraços


  • josé pedro fernandes de sousa, EDUCANDARIO MENINO JESUS DE PRAGA , Pernambuco - disse:
    p6edro@yahoo.com.br

    21/11/2010

    Quatro estrelas

    Educandário Menino Jesus de Praga - Bom Conselho-PE bem elaborado, muito boa, obrigado pela ajuda


  • Socorro Rodrigues, Escola Barão do Rio Branco , Acre - disse:
    socorrorodrigues66@hotmail.com

    13/11/2010

    Quatro estrelas

    Esta aula e ótima principalmente para as crianças que tem dificuldades de aprender a adicionar com frações. um abraço.


  • Adriane Aredes Ferreira Garbelini, CIAC EM LUCAS MONTEIRO MACHADO , Minas Gerais - disse:
    driufmg@yahoo.com.br

    12/11/2010

    Três estrelas

    Boa aula.


  • ADRIANA MARIA FERREIRA LIMA, PARANA ESTADO EFM , Ceará - disse:
    PROF.AMFL@YAHOO.COM.BR

    10/11/2010

    Três estrelas

    achei a aula super prática .


  • Elizabeth de Oliveira Carneiro, PREF MUN DE MURIAE , Minas Gerais - disse:
    carneiroelizabeth1@gmail.com

    26/10/2010

    Quatro estrelas

    Olá, Cláudia, Sua aula foi ótima! É uma maneira interessante de ensinar usando os recursos que a tecnologia nos oferece. Parabéns!


  • martha verônica santos, E E E F M BELINA CAMPOS COUTINHO , Pará - disse:
    martha.vsantos@yahoo.com.br

    19/10/2010

    Cinco estrelas

    ótima! trabalhar com o lúdico trazendo isso para a realidade,faz com que os alunos participem bem mais das aula que ficam muito atraentes.


  • gilvania santos soares de oliveira, EEEFM AMERICO SILVARES , Espírito Santo - disse:
    gilvaniaosantos@gmail.com

    16/09/2010

    Cinco estrelas

    muito bom


  • Sandra Aparecida Santos Leite, EEB PROFESSOR LOTHAR KRIECK , Santa Catarina - disse:
    sandraasl@hotmail.com

    13/09/2010

    Cinco estrelas

    Para adição de frações achei ótimo e uma maneira divertida de aprender. Também gostei das atividades propostas.


  • MARIA APARECIDA MACIEL ALENCAR, MOACIR THOMAZ DA SILVA , São Paulo - disse:
    cidi-fernando@uol.com.br

    14/08/2010

    Quatro estrelas

    Gostei, da aula. Obrigada por ajuda


  • Roberto Leão e Souza, C.E. MILTON CAMPOS , Rio de Janeiro - disse:
    rolesou@hotmail.com

    28/07/2010

    Cinco estrelas

    Muito Boa. Faz com que o aluno possa pesquizar e descobrir sobre a soma de frações.


  • Eliane Szilagyi de Albuquerque, ESC ARGENTINA PEREIRA FEITOSA , Acre - disse:
    elianeszilagyi@hotmail.com

    17/07/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da atividade, muito criativa. Vou trabalhar com meus alunos. Obrigada!


  • lourdes, EMEF Emílio Ribas , São Paulo - disse:
    lourdes.jampaulo@gmail.com

    03/07/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a aula. Pretendo usá-la com os alunos do EJA.Obrigada pela colaboração.


  • Telma Leda Palhari, CLORINDA MORANO CARVALHO EM , São Paulo - disse:
    tlpalhari@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Parabens pela sua criatividade Adorei, obrigada pela ajuda...


  • Tania Mara Dias Gonçalves Brizuena, EM Dr. Tertuliano Meirelles , Mato Grosso do Sul - disse:
    taniabrizuena@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Adição de Frações nas séries de Ed Fund Inicial é um assunto um pouco complicado para o entendimento real da criança. Agradeço a sugestão. Pela interatividade elas aprendem bem rapidinho.


  • Dila Borges, Luiz Marques Pinto , Espírito Santo - disse:
    dadilaborges@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Contribui para uma melhor fixação .


  • Odair, Academico da UNESC , Santa Catarina - disse:
    odairsousa@contato.net

    24/03/2010

    Três estrelas

    Olá Educador, além da dica do colega, referente as frações equivalentes, penso que é importante, sempre que possível, trabalhar os conceitos nos tres campos: aritimético, geométrico e algébrico. Na generelização (algébrico), sugiro CARAÇA, Bento Jesus, Conceitos Fundamentais da Matemática.


  • Izaura Borges, EEEFM TANCREDO DE ALMEIDA NEVES , Rondônia - disse:
    izaura-borges@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    ótima


  • Maria de Jesus Teixeira Matias, COLEGIO MUL MINISTRO APOLONIO SALES , Pernambuco - disse:
    kevinkesse@bol.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    Adorei. Pois gosto muito de confeccionar jogos para trabalhar o conteudo com os alunos e tenho visto resultados. Parabéns!


  • maria amelia lopes da silva vicente, EMEB ANISIO VIEIRA DE ALMEIDA RAMOS , Espírito Santo - disse:
    mameliavicente@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    a maneira foi simples de forma direta nao cansativa clara.os alunos precisamter breve conceito do calculo doo m.m.c.,pois o referido calculo necessita ser retomado par ter certeza se de que o aluno assimilou o conteudo previo.a aula fica atraente pois e clara susinta e objetiva.


  • juliene dantas dos santos, Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL , Alagoas - disse:
    julienedantas@yahoo.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    gostei bastante dessa aula, alias vou melhorar minhas aulas.


  • GILVANDO ARAÚJO DE BRITO, SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO , Amapá - disse:
    gilvandobrito@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Bom, gostei da dica, já havia trabalhado com material concreto (tiras de papel) dá trabalho na confecção da tiras, mas gostei da experiência usando a tecnologia como ferramenta. Parabéns


  • wal ramos, EEEM MAJOR GUAPINDAIA , Rondônia - disse:
    wldemiraramos@bol.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns...sua aula é show de bola. Apliquei com meu 6º ano e foi um sucesso.


  • JURACY LIMA DA SILVA , EEPG SEVERIANO NEVES , Mato Grosso - disse:
    jlimadasilva7@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    PRABENS, PROFESSORA , GOSTEI MUITO DA DA MANEIRA COMO FOI ABORDADO O TEMA.


  • Kennya Vasques, NTE - CAJAZEIRAS , Paraíba - disse:
    kennyavasques@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Adição de Frações nas séries de Ed Fund Inicial é um assunto um pouco complicado para o entendimento real da criança. Valioso encontrar meios tecnológicos para apresentar de forma dinâmica este assunto. Agradeço a sugestão!! E como dica tem também o software Adoro matemática que aborda muito essa questão de operações com frações e as crianças adoram.


  • Adilson da Silva Tavares, E E E F M MADRE CELESTE , Pará - disse:
    adilsonpapao@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns pela iniciativa, esse trabalho é maravilhoso.


  • IRACI DE OLIVEIRA BARBOSA DA SILVA, E.E.ZEFERINO JOSÉ DE MATTOS , Mato Grosso - disse:
    IRACI_BARBOSA@HOTMAIL.COM

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    DESENVOLVI AS ATIVIDADES PROPOSTA NESTA AULA COM ALUNOS DO 5º ANO ,LEVANDO-OS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA. O RESULTADO MUITO ÓTIMO. OS ALUNOS DESENVOLVERAM AS ATIVIDADES COM MUITA IMPOLGAÇÃO.


  • AEUNICE, EEEFM ANÍSIO , Rondônia - disse:
    nicinha472009@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    gostei da sua aula. bjos


  • Tânia Mara Lopes Kuboki Garcia, EM RAIMUNDO CÂNDIDO DE ARAÚJO , Mato Grosso do Sul - disse:
    taniamarakuboki@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei que vale a pena aplicar essa aula pois a maior dificuldade do aluno é entender o "porque" do mmc, depois dividir o resultado pelo denominador e multiplicar pelo numerador. Assim eles poderão montar sua própria estratégia e usar as frações equivalentes que eu acho que vai ser mais fácil a compreensão junto a visualização.


  • MARIA DE LOURDES ALMEIDA SANTANA, ESCOLA ESTADUAL GENERAL SIQUEIRA , Sergipe - disse:
    lourdes_se@oi.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    essa atividade é show, aqueles alunos que não entendem o que seja uma fração aprenderão espontaneamente


  • AURELIANE SALARDANI, CIEC"Jaci Kobbo Rodrigues" Alegre , Espírito Santo - disse:
    lelinha_30@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito da aula, o material é muito bom, ficou muito mais facil trabalhar com meus alunos.


  • Anne Lia Fadl, EEB EMILIO BAUMGART , Santa Catarina - disse:
    annefadl@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    muito boas as atividades. A resolução sem o mmc faz o aluno pensar e criar suas estratégias.


  • Samuel Rodrigues Fortes, JOSE PINTO DO AMARAL PROF , São Paulo - disse:
    samrosi@ig.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Aula muito construtiva.


  • JOSÉ PACHECO DE JESUS, Centro Universitário do Espírito Santo , Espírito Santo - disse:
    jpachecodj@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    O material é excelente Os recursos metodológicos podem ser melhorados As dicas são muito boas. É necessário ampliar a aplicação. Abraços


  • Veronica Di Giorgio Amorim, ESC EST ENS FUN PROTASIO DIOGO DE JESUS , Rio Grande do Sul - disse:
    vonyamorim@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei muito interessante a forma o qual poderei passar para os meus alunos.


  • Lidiane Aparecida Breguedo, EM PROFª. EFANTINA DE QUADROS , Mato Grosso do Sul - disse:
    libreguedo@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito bom a utillização ao uso das tecnologias.


  • dilma de oliveira costa, ESCOLA ESTADUAL IVALDINO FRANCIO , Mato Grosso - disse:
    dilmarodrigues34@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Adorei a sua aula parabensssssss!!!


  • Rita de Cássia Rodrigues Martins, SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DO CEARÁ , Ceará - disse:
    rcccmartins@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    otima irei utilizar como reforço


  • tha, maria de narsawed , Minas Gerais - disse:
    mary@hotmail.vcij

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    maria [é ,hyfnjkjço


  • izabela fernanda, fração , Pernambuco - disse:
    bebela155nanda@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    complete com numerador ou denominador:


  • luciene, Fernando guilhon , Pará - disse:
    lucienelimaprof@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    ótimo, amei a aula.


  • EDISON BRANCO PEREIRA, VIDAL VANHONI C E PROF E FUND MEDIO , Paraná - disse:
    edisonbranco@ibest.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    As professoras estão de parabéns. Gostei muito da aula. Mostrar aos alunos a relação entre as frações, equivalência sem necessitar tirar o mmc é o destaque desta aula.


  • Antonia Maria dos Santos Almeida Bressa, Escola Milton Dias Porto , Mato Grosso do Sul - disse:
    antoniabressa@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parbéns! A aula é excelente, muito criativa, pois une o tradicional com o tecnológico, tornando a aula interessante e motivadora.


  • Judicael Ribeiro de Santana, EMEF 22 DE ABRIL , Rondônia - disse:
    caelrs@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Assim fica mais fácil a conpeenção, por partes dos alunos.


  • Antenor de Souza Oliveira, EE 8 DE MAIO , Mato Grosso do Sul - disse:
    antenor.so@uol.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    É uma ótima aula, parabéns!


  • Elaine Cristina, Escola municipal , Espírito Santo - disse:
    elaine.prof@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito de sua aula atitudes como esta tem feito o diferencial em nossos planejamentos.


  • Argemiro Paulino dos Santos, EEEFM ANA MONTEIRO DE PAIVA , Espírito Santo - disse:
    argemiropaulino@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito da aula, parabéns!


  • Henrique Luiz Cichota, ESC MUN ENS FUN GENERAL SOUZA NETTO , Rio Grande do Sul - disse:
    henriqueluiz-@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Aula que exige do aluno, no sistema linux educacional esta aula se encaixa muito bem, mas para isso o aluno precisa ter um conhecimento ou noção básica de frações.


  • Cecilia Miranda, I. E. Rangel Pestana , Rio de Janeiro - disse:
    cra_miranda@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito da forma como o tema foi abordado e irei repassar para os professores da minha escola.


  • Ana Paula Ferreira Barbosa, ESC EST MARIQUITA COSTA , Goiás - disse:
    anapaulafb2@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito, apesar de parecer um pouco voltado para alunos da 1ª fase EF, acho que irá resolver para meus alunos do 7º ano, pq eles tem uma dificuldade imensa em trabalhar com o abstrato e desta forma o concreto ajudará na visualização da operação


  • neusete, C.E.JUSCELINO K. DE OLIVEIRA , Goiás - disse:
    n-zete@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei a sugestão ótima ,pois é uma das partes mais difícil de ensinar é adição e subtração de frações com denominadores .


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.