17/06/2008
Maria Terezinha Gapar
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Sala de aula:
Professor, antes de levar seus alunos ao laboratório de informática é preciso ter retomado o conceito de frações, como se lê as denominações (numeradores e denominadores), etc.
Laboratório de informática!
Leve os alunos para o laboratório de informática e solicite que abram o site:
http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/principal/fundamental/fracoes/tiras/index.html
onde eles irão encontrar um material de frações, composto de tiras de diversos tamanhos. Oriente-os para que realizem as atividades propostas na mesa virtual, para isso eles deverão arrastar as tiras de frações com o mouse.
Apresente aos alunos as atividades a seguir, pedindo para que as transcrevam para uma folha de papel.
1) Com a ajuda do mouse, coloque sobre a mesa virtual um inteiro. Coloque logo abaixo dessa a tira de , depois a de , , e . Questione:
a) "Na tira de quanto falta para formar um inteiro? Como podemos escrever essa operação usando os símbolos matemáticos" (aqui você estará esperando que eles escrevam . Aproveite para mostrar que um inteiro poderá ser escrito na forma de fração, onde o numerador é igual ao denominador). Repita essa questão para outros denominadores e também para outras frações, como por exemplo, quanto é preciso adicionar a para se ter ?
2) Com a ajuda do mouse, coloque sobre a mesa virtual um inteiro. Coloque logo abaixo dessa a tira de , e peça para que complete um inteiro com mais outras duas tiras. Quais seriam? (Aqui eles poderão enco ntrar como resposta que: ). Questione:
a) "Como podemos escrever essa operação? Quais seriam o numerador e o denominador do resultado?" (aqui surgirá a necessidade de representar a fração por uma fração equivalente de denominador 12).
Repita essas atividades, para que a soma de outros resultados, por exemplo, qual tira é preciso adicionar a para se obter ou ?
Dicas e Sugestões
Professor, procure trabalhar a adição de frações usando frações equivalentes para resolvê-las, ao invés do tradicional mmc (mínimo múltiplo comum), assim, você estará dando oportunidade para que os alunos possam resolver de maneiras diferentes e encontrem a sua própria estratégia de resolução. Lembre-os apenas que, se quiserem encontrar todos, a mesma representação da fração, é preciso simplificá-la.
Outra dica, seria confeccionar com os alunos um material de frações, com denominadores 2, 3, 4, 5, 6, 8 e 10.
Quatro estrelas 60 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/11/2011
Cinco estrelasGostei muito da sugestão,. acredito que torna mais fácil para o aluno assimilar o que é fração e como pode associar o que é adicionar e subtrair. Esta questão que tanta gente acha um grande obstáculo em ensinar e aprender na matemática. Parabéns!!!!!
03/10/2011
Três estrelassua aula foi legal mas não deu para entender por inteiro
03/08/2011
Cinco estrelasas minha aulas é quase igua asuas eu gostei muito
17/05/2011
Uma estrelaachei incompleto
28/04/2011
Quatro estrelasO que achei interessante nessa aula foi a utilização do laboratório de informática para tornar a aula mais atrativa. Precisamos deixar de lado a insegurança em relação às novas tecnologias e inovar nossas aulas. O giz e o quadro apenas, não prende mais a atenção dos nossos alunos. Gostei muito pois qualquer professor com boa vontade consegue fazer essa aula. Parabéns!
14/03/2011
Quatro estrelassão ótimas estas atividades, entretanto gostaria de receber modelos de atividades que utilizasse alem do labin materias do dia-a-dia. visto que há escolas como uma que trabalho que não existe labin de informatica
03/03/2011
Quatro estrelasA visualização final ao se colocar as peças sobrepostas, não nos deixa ter a certeza que os pedaçinhos são do mesmo tamanho; claro que conforme a quantidade sobreposta. Acho que quando ultrapassar deveria o pedaço que sobra mudar de cor.
15/02/2011
Quatro estrelasBoa aula, gostei! É possível alcançar vários objetivos com essa aula, dentro do tema: frações.
12/02/2011
Quatro estrelasutilizei a aula e fiz uma adaptação foi um sucesso total.... valeu professora....
06/02/2011
Quatro estrelasMuito boa...usarei como revisão! Abraços
21/11/2010
Quatro estrelasEducandário Menino Jesus de Praga - Bom Conselho-PE bem elaborado, muito boa, obrigado pela ajuda
13/11/2010
Quatro estrelasEsta aula e ótima principalmente para as crianças que tem dificuldades de aprender a adicionar com frações. um abraço.
12/11/2010
Três estrelasBoa aula.
10/11/2010
Três estrelasachei a aula super prática .
26/10/2010
Quatro estrelasOlá, Cláudia, Sua aula foi ótima! É uma maneira interessante de ensinar usando os recursos que a tecnologia nos oferece. Parabéns!
19/10/2010
Cinco estrelasótima! trabalhar com o lúdico trazendo isso para a realidade,faz com que os alunos participem bem mais das aula que ficam muito atraentes.
16/09/2010
Cinco estrelasmuito bom
13/09/2010
Cinco estrelasPara adição de frações achei ótimo e uma maneira divertida de aprender. Também gostei das atividades propostas.
14/08/2010
Quatro estrelasGostei, da aula. Obrigada por ajuda
28/07/2010
Cinco estrelasMuito Boa. Faz com que o aluno possa pesquizar e descobrir sobre a soma de frações.
17/07/2010
Cinco estrelasGostei muito da atividade, muito criativa. Vou trabalhar com meus alunos. Obrigada!
03/07/2010
Cinco estrelasAdorei a aula. Pretendo usá-la com os alunos do EJA.Obrigada pela colaboração.
24/03/2010
Quatro estrelasParabens pela sua criatividade Adorei, obrigada pela ajuda...
24/03/2010
Quatro estrelasAdição de Frações nas séries de Ed Fund Inicial é um assunto um pouco complicado para o entendimento real da criança. Agradeço a sugestão. Pela interatividade elas aprendem bem rapidinho.
24/03/2010
Três estrelasContribui para uma melhor fixação .
24/03/2010
Três estrelasOlá Educador, além da dica do colega, referente as frações equivalentes, penso que é importante, sempre que possível, trabalhar os conceitos nos tres campos: aritimético, geométrico e algébrico. Na generelização (algébrico), sugiro CARAÇA, Bento Jesus, Conceitos Fundamentais da Matemática.
24/03/2010
Cinco estrelasótima
24/03/2010
Três estrelasAdorei. Pois gosto muito de confeccionar jogos para trabalhar o conteudo com os alunos e tenho visto resultados. Parabéns!
24/03/2010
Quatro estrelasa maneira foi simples de forma direta nao cansativa clara.os alunos precisamter breve conceito do calculo doo m.m.c.,pois o referido calculo necessita ser retomado par ter certeza se de que o aluno assimilou o conteudo previo.a aula fica atraente pois e clara susinta e objetiva.
24/03/2010
Quatro estrelasgostei bastante dessa aula, alias vou melhorar minhas aulas.
24/03/2010
Cinco estrelasBom, gostei da dica, já havia trabalhado com material concreto (tiras de papel) dá trabalho na confecção da tiras, mas gostei da experiência usando a tecnologia como ferramenta. Parabéns
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns...sua aula é show de bola. Apliquei com meu 6º ano e foi um sucesso.
24/03/2010
Quatro estrelasPRABENS, PROFESSORA , GOSTEI MUITO DA DA MANEIRA COMO FOI ABORDADO O TEMA.
24/03/2010
Quatro estrelasAdição de Frações nas séries de Ed Fund Inicial é um assunto um pouco complicado para o entendimento real da criança. Valioso encontrar meios tecnológicos para apresentar de forma dinâmica este assunto. Agradeço a sugestão!! E como dica tem também o software Adoro matemática que aborda muito essa questão de operações com frações e as crianças adoram.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns pela iniciativa, esse trabalho é maravilhoso.
24/03/2010
Cinco estrelasDESENVOLVI AS ATIVIDADES PROPOSTA NESTA AULA COM ALUNOS DO 5º ANO ,LEVANDO-OS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA. O RESULTADO MUITO ÓTIMO. OS ALUNOS DESENVOLVERAM AS ATIVIDADES COM MUITA IMPOLGAÇÃO.
24/03/2010
Quatro estrelasgostei da sua aula. bjos
24/03/2010
Quatro estrelasAchei que vale a pena aplicar essa aula pois a maior dificuldade do aluno é entender o "porque" do mmc, depois dividir o resultado pelo denominador e multiplicar pelo numerador. Assim eles poderão montar sua própria estratégia e usar as frações equivalentes que eu acho que vai ser mais fácil a compreensão junto a visualização.
24/03/2010
Cinco estrelasessa atividade é show, aqueles alunos que não entendem o que seja uma fração aprenderão espontaneamente
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito da aula, o material é muito bom, ficou muito mais facil trabalhar com meus alunos.
24/03/2010
Quatro estrelasmuito boas as atividades. A resolução sem o mmc faz o aluno pensar e criar suas estratégias.
24/03/2010
Quatro estrelasAula muito construtiva.
24/03/2010
Três estrelasO material é excelente Os recursos metodológicos podem ser melhorados As dicas são muito boas. É necessário ampliar a aplicação. Abraços
24/03/2010
Quatro estrelasAchei muito interessante a forma o qual poderei passar para os meus alunos.
24/03/2010
Quatro estrelasMuito bom a utillização ao uso das tecnologias.
24/03/2010
Quatro estrelasAdorei a sua aula parabensssssss!!!
24/03/2010
Quatro estrelasotima irei utilizar como reforço
24/03/2010
Cinco estrelasmaria [é ,hyfnjkjço
24/03/2010
Cinco estrelascomplete com numerador ou denominador:
24/03/2010
Quatro estrelasótimo, amei a aula.
24/03/2010
Quatro estrelasAs professoras estão de parabéns. Gostei muito da aula. Mostrar aos alunos a relação entre as frações, equivalência sem necessitar tirar o mmc é o destaque desta aula.
24/03/2010
Cinco estrelasParbéns! A aula é excelente, muito criativa, pois une o tradicional com o tecnológico, tornando a aula interessante e motivadora.
24/03/2010
Quatro estrelasAssim fica mais fácil a conpeenção, por partes dos alunos.
24/03/2010
Quatro estrelasÉ uma ótima aula, parabéns!
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito de sua aula atitudes como esta tem feito o diferencial em nossos planejamentos.
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito da aula, parabéns!
24/03/2010
Quatro estrelasAula que exige do aluno, no sistema linux educacional esta aula se encaixa muito bem, mas para isso o aluno precisa ter um conhecimento ou noção básica de frações.
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito da forma como o tema foi abordado e irei repassar para os professores da minha escola.
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito, apesar de parecer um pouco voltado para alunos da 1ª fase EF, acho que irá resolver para meus alunos do 7º ano, pq eles tem uma dificuldade imensa em trabalhar com o abstrato e desta forma o concreto ajudará na visualização da operação
24/03/2010
Quatro estrelasAchei a sugestão ótima ,pois é uma das partes mais difícil de ensinar é adição e subtração de frações com denominadores .