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Sobre o gênero discursivo - mito

 

25/06/2010

Autor e Coautor(es)
Lazuita Goretti de Oliveira
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • conhecer a mitologia de outros povos;
  • reconhecer características estruturais e funcionais do gênero mito;
  • reconhecer a estrutura narrativa presente nos textos míticos;
  • ler textos sobre heróis: míticos, do cinema, dos quadrinhos e de todo dia;
  • produzir e ou recriar mitos.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Estrutura básica da narrativa.

Estratégias e recursos da aula
  • utilização do laboratório de informática e sala de vídeo;
  • atividades realizadas em grupo ou duplas de alunos;
  • utilização de imagens veiculadas na internet.

Aula 01 (50 minutos)

Mitos são narrativas de caráter popular ou religioso que têm por objetivo a explicação de fatos e fenômenos para os quais não há uma explicação lógica. Expressam o modo como o homem vê o mundo e a realidade, de acordo com determinada cultura. Na mitologia grega, os heróis eram semi-deuses – filhos de deuses com seres humanos –, isto é, estavam numa posição intermediária entre os homens e os deuses gregos. Embora possuíssem  poderes especiais superiores aos dos humanos, como força, inteligência, velocidade, eram mortais.

Atividade 1 

Para apresentar o tema – mito – aos alunos, professor deverá iniciar a aula perguntando a eles:

a. Você já ouviu falar em mitologia, mito, heróis mitológicos?

b. Você conhece alguma história da mitologia grega?

c. Você já assistiu a algum filme baseado  em história da mitologia grega? Qual?

Atividade 2 

O professor deverá levar os alunos ao laboratório de  informática para assistirem aos vídeos seguintes sobre mitologia  grega:

a. Mitologia – A criação do universo

Disponível no site:

http://www.youtube.com/watch?v=zCRXCEELxkk&feature=related  

b. Seres mitológicos

Disponível no site:

http://www.youtube.com/watch?v=8iytSZM0spc&feature=related

c. Mitologia grega

Disponível no site:

http://www.youtube.com/watch?v=NzGzjqb2p5c&feature=related 

Aula 02 (50 minutos)

Atividade

Após a apresentação do vídeo, em  dupla, os alunos deverão realizar uma pesquisa nos sites disponibilizados abaixo, seguindo o roteiro seguinte:

a. Mitologia grega, mitos: conceito.

b. Mito e história nas sociedades antigas e modernas.

c. Concepções sobre origem do mundo a partir de mitos de diversos povos.

d. Importância das narrativas mitológicas para preservação da história-memória dos povos.

Disponíveis nos sites:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia_grega 

http://www.brasilescola.com/mitologia/mitologia-grega.htm 

http://educacao.uol.com.br/historia/ult1690u33.jhtm  

Aula 03 (50 minutos) 

O professor deverá reproduzir  (xerocar) para os alunos o texto – Teseu e o Minotauro - para leitura e análise     

Teseu e o Minotauro

Teseu era um grande herói de Atenas.

Sabe-se que era filho de Etra,  mas o seu pai pode ser Egeu ou Poseidon, pois Etra gozou na mesma noite da companhia de ambos. Egeo disse nessa mesma noite a Etra que se nascesse algum filho daquela relação não lhe pusesse o seu nome. Deixaria, sob uma rocha, umas sandálias e uma espada, para que o jovem pudesse saber quem era o seu pai.

Teseu cresceu secretamente em Trécen, criado pela sua mãe. Aos 16 anos, a sua mãe disse-lhe que seu pai era Egeu. Teseu, movido pelo desejo de conhecê-lo, pôs-se a caminho de Atenas.

Egeu tinha-se aliado, entretanto, a Medeia. Esta, ao ver Teseu reconheceu-o como um perigo,  pois ameaçava a legitimidade do seu filho, até ali único herdeiro de Egeu. Convenceu então Egeu que Teseu era um espião e planeou envenená-lo, mas Egeu viu a espada que Teseu transportava e reconheceu-o como filho, ordenando que se festejasse por toda a cidade de Atenas aquele acontecimento.

Minos, rei de Creta, querendo vingar a morte de seu filho Androgeo, ordenava que todos os anos viessem de Atenas 7 donzelas e 7 rapazes para se imolarem, entregando-se ao Minotauro, um ser metade homem e metade touro que vivia num labirinto. Teseu, ao saber de tamanha injustiça ofereceu-se para se juntar aos 13 desafortunados que iam sacrificar-se em Creta.

Minos, ao receber os 14 jovens, enamorou-se por uma das donzelas, possuindo-a aos olhos de todos, comportamento que Teseu recriminou. O seu dever, como filho de Poseidon, era proteger as virgens dos ultrajes dos homens. Minos riu-se desta intervenção, replicando que nunca Poseidon tinha sido delicado com as virgens que possuíra.  

Teseu mergulhou no mar, escoltado por golfinhos em direcção ao palácio das Nereidas. Aí, Tétis ofereceu-lhe uma coroa, que mais tarde levaria Ariadne. Esta era filha de Minos e apaixonou-se imediatamente por Teseu, prometendo-lhe ajudar a matar o Minotauro, desde que Teseu a levasse para Atenas e a coroasse sua esposa.

Este contrato foi decisivo para Teseu. Dédalo, autor do labirinto, oferecera a Ariadne um novelo de fio mágico e explicara-lhe como entrar e sair do labirinto. Ariadne ofereceu este novelo a Teseu e pediu-lhe que atasse a ponta na porta do labirinto não se separando nunca da outra ponta. Chegando ao leito do Minotauro, Teseu matou-o, não se sabendo se com as próprias mãos, se com uma espada que Ariadne lhe teria dado para o efeito.

Terminada a sua tarefa, Teseu saiu do labirinto, seguindo o fio que desenrolara. Ariadne estava à sua espera. Conduziu-o até junto dos 13 jovens atenienses e embarcaram na penumbra afastando-se de Creta. Esperava-os, contudo, uma armada,  mas a escuridão era tal que conseguiram escapar à mão de Minos.

Ao desembarcar em Naxos, deu-se um episódio ainda por explicar. Teseu abandonou Ariadne na praia enquanto dormia e embarcou para Delos. Dizem uns que Teseu receava chegar a Atenas com a filha do rei de Creta, outros que Teseu se apaixonara por outra mulher e há ainda quem diga que Dionísio lhe aparecera em sonhos nessa noite e pedira Ariadne em sacrifício.

Teseu tinha prometido a Egeu que voltaria a Atenas içando velas brancas em sinal de vitória, pondo fim às velas negras que transportavam os jovens oferecidos em sacrifício. Porém, Teseu esqueceu-se deste sinal, e quando Egeu o avistou do alto da Acrópole içando as velas escuras, pensou o pior e afogado em mágoa, despenhou-se do alto do monte sagrado ao mar que ainda hoje conserva o seu nome.

Adap. de Mitologia Griega Y Romana de Susana Cañuelo e Jordi Ferrer, Optima, Barcelona, 2003.

Disponível em:

http://colimao.blogspot.com/2005/10/teseu-e-o-minotauro.html  

Sobre o texto

1. É comum a presença nos mitos de seres sobrenaturais como deuses, divindades, monstros e seres humanos dotados de poderes especiais. Que ser sobrenatural é mencionado no texto “ Teseu e o Minotauro”?

2. Como e com a ajuda de quem Teseu venceu o Minotauro?

3. O que significa a expressão “o fio de Ariadne”?

2. Entre as lendas brasileiras, há um ser que se assemelha, na forma, com o Minotauro. Quem ser é esse?

3. A deusa Afrodite  é representada por uma mulher jovem e bela, de cabelos longos, em pé numa concha aberta sobre as águas. Que seres sobrenaturais do folclore brasileiro podem ser comparados à deusa Afrodite?

4. Ações heróicas são comuns nos mitos, quase sempre relacionadas aos semideuses que são dotados de poderes sobrenaturais. Qual feito extraordinário faz de Teseu um herói?

5. Os mitos representam o meio  de se buscar explicações para fatos e fenômenos. Servem de exemplo  a seres de diferentes épocas. Qual lição  o mito de Teseu transmite à humanidade?

6. Os mitos eram transmitidos oralmente, depois foram registrados por escritos por poetas e prosadores. Observe a linguagem empregada no texto. A linguagem utilizada é formal ou informal?

7. Como se caracteriza o narrador: observador ou personagem?

8. Conclua: quais são as características do mito?

Aula 04 (50 minutos)

O professor deverá reproduzir (xerocar) para os alunos as imagens sobre personagens da mitologia grega, apresentadas na sequência.

Dividir os alunos em grupo de  quatro elementos  e entregar uma imagem para cada grupo. No laboratório de informática, os alunos deverão pesquisar sobre o relato mitológico a que se relaciona a imagem.

Os alunos deverão contar a própria versão da história, para ser apresentada oralmente para os colegas e professor(a).

Imagens:

Dédalo e Ícaro:

Disponível em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dcaro narciso 

Pandora

Disponível em:

http://www.mgrande.com/weblog/images/partosdepandora/pandora-waterhouse.jpg 

 Hércules

Disponível em:

http://www.saberweb.com.br/mitologia_grega/herois_gregos/images/hercules.jpg  

Narciso

Disponível em:

http://ve.kalipedia.com/kalipediamedia/penrelcul/media/200707/18/hisfilosofia/20070718klpprcfil_118.Ies.LCO.jpg  

Orpheu

Disponível em:

http://yuzuru.files.wordpress.com/2007/05/orpheus2.jpg 

Recursos Complementares

Para ampliar   sobre o tema  - mito - associando  o herói mitológico aos nossos heróis modernos, o professor poderá exibir para os alunos os vídeos abaixo, como ponto de partida para  discussão.

1. Homenagem aos heróis brasileiros da Fórmula 1

Disponível em:

http://mais.uol.com.br/view/3x1h616q8tiu/homenagem-aos-herois-brasileiros-na-f1-0402376AD0891326 

2. Heróis brasileiros

http://www.youtube.com/watch?v=YIUUOjaxMVk  

3. Heróis do Brasil

http://www.youtube.com/watch?v=18be5EZLc_w&feature=related   

Avaliação

A avaliação do desempenho dos alunos em relação ao tema estudado dar-se-á, por meio da realização das atividades  de análise do texto "Teseu e o Minotauro" e da atividade de pesquisa sobre os mitos: Dédalo e Ícaro, Pandora, Hércules, Narciso e Orpheu.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

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Opiniões

  • Sheila, Escola Estadual , Paraná - disse:
    sheilaferreira2006@yahoo.com.br

    03/03/2013

    Quatro estrelas

    Adorei as dicas, irei utilizar em minhas aulas.


  • julia, effe , Minas Gerais - disse:
    julia@hotmail.com

    22/04/2012

    Cinco estrelas

    muito legal alias essas perguntas são as da prova que a dona passo.


  • WESLEY RODRIGO PEDROZA DA SILVA, COLEGIO EQUIPE , Rio Grande do Norte - disse:
    wesleyvinte@yahoo.com.br

    14/06/2011

    Cinco estrelas

    Aula muito interessante com a utilização de recurso didáticos de forma objetiva e eficiente!


  • Roberto Mitsuaki Kumagai, EE. Rodrigues Alves , São Paulo - disse:
    robertokumagai@ig.com.br

    06/03/2011

    Cinco estrelas

    Proposta interessante pois possibilita o dedobramento em outras disciplinas como História , Filosofia , Sociologia e sobretudo para a História da arte - leitura das imagens ( iconografia)


Sem classificação.
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