Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trabalhando com gênero cartão

 

01/12/2010

Autor e Coautor(es)
Grazielle Tomaz de Almeida
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Trabalhar com gênero cartão e compreender seus usos e funções.

Duração das atividades
Aproximadamente 5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estratégias para compreensão do funcionamento da escrita alfabética.

Estratégias e recursos da aula

O desenvolvimento da proposta deverá favorecer a compreensão dos usos e funções sociais dos cartões. Em especial, propiciaremos experiências com o correio elegante, prática tradicional das festas juninas.     

1 – As crianças deverão construir a ideia dos cartões como um gênero textual.   

Para a compreensão do gênero, vamos dividir o processo de introdução em duas partes. A primeira destina-se a propiciar ao grupo uma reflexão crítica sobre o tema.

Em um primeiro momento, vamos abordar o reconhecimento deste texto quanto às suas especificidades, os contextos/situações em que podemos e “devemos” utilizá-lo.  

 O segundo momento é destinado ao registro daquilo que já é conhecido e daquilo que ainda será vivenciado quanto à estrutura e função social deste gênero.   

A – observação e sistematização oral realizada em roda:   

  •  Alguém já recebeu e/ou já escreveu um cartão?
  • Em que situação?
  • Como é este texto? O que normalmente as pessoas escrevem neste texto? É um texto grande ou curto?
  •  Como é o espaço (o papel/ o suporte) no qual normalmente fazermos este registro?
  • Quais são as informações que devem constar no cartão além da mensagem que estamos escrevendo?                                 

 B_ Sistematização e registro  

 Você poderá organizar o registro coletivo abaixo proposto em um cartaz a ser fixado no mural da turma ou poderá apresentar o quadro a seguir, para que cada criança desenvolva seu registro a partir das reflexões sugeridas no item A. 

IB - Preencha o quadro a seguir a partir do que já conhecemos sobre cartão:

     

 Para que “usamos” um cartão?

 Resposta desejável:   

Escrevemos cartões sempre que há a oportunidade e/ou desejo de manifestar a uma pessoa e/ou grupo nossos sentimentos (votos, congratulações).  

    

Em que situações?  

 - aniversário;

- festas das mães e dos pais e outras datas comemorativas;

-natal;  

    

O que todo cartão deve ter?

Remetente;

Destinatário;

Data;

Um texto breve/curto (mensagem)

Atividade sugerida a seguir possibilitará a criança uma primeira experiência concreta de produção. O resultado desta atividade poderá ser utilizado como diagnóstico quanto ao que já foi apreendido na introdução e o que demandará maior trabalho.   

IIB- Produza um cartão de aniversário para seu melhor amigo.  

 DICA_ professor(a) disponibilize materiais diversificados para que os alunos utilizem  a criatividade para preparar este material.  

 Exemplo: cartolina, cola, tesoura, giz de cera, purpurina, revistas etc.

2 - Observação e compreensão deste gênero nos espaços sociais   

A sugestão a seguir orienta o desenvolvimento de uma pesquisa sobre as práticas sociais e o reconhecimento deste gênero no cotidiano. Para isso, organize conjuntamente com as crianças uma entrevista/ pesquisa a ser realizada na escola ou com a família. Esta entrevista visa colaborar para que compreendam, “confirmem” o que já foi apreendido nas atividades já desenvolvidas.  

Sugiro que se faça uma discussão das estratégias que poderemos utilizar para conhecer as práticas das pessoas, no uso deste gênero. Enfim, é necessário que parta do grupo a indicação da  realização de entrevistas. Para isso provoque-os com as seguintes questões:   

  •  Como podemos confirmar se o que discutimos e aprendemos sobre cartão está “correto”?
  • O que será que as outras conhecem e entendem sobre um cartão?
  • De que modo podemos saber o que as pessoas pensam sobre isso?  

Nesta atividade a criança terá a oportunidade de conhecer a entrevista e iniciar o aprendizado das possibilidades de uso desse gênero textual.

  Em seguida, elaborem coletivamente as questões da entrevista.

Registre as perguntas no quadro/lousa, de modo que todos possam anotar no caderno. As respostas deverão ser registradas no caderno o que facilitará a coleta de dados e o estudo dos mesmos em sala.   

Para entrevista, elaborem questões como:  

  • Você já recebeu algum cartão?
  • Quem lhe ofereceu e por quê? Em que situação?
  • Como estava o texto nesse cartão que você recebeu?
  • Você já escreveu e já “presenteou” alguém com algum cartão? Quando e como foi?
  • Qual o seu “sentimento” ao receber um cartão?  

Professor(a) defina, junto com o grupo, se desejam desenvolver  esta entrevista com os funcionários da escola, com os colegas de outras turmas durante o recreio ou se será realizada com os familiares. Oriente para que tudo seja registrado, seguindo o roteiro montado.   

Dica_ Sugiro que cada criança ou dupla entreviste três pessoas. No registro, além das perguntas, devem anotar o nome do entrevistado(a) e sua idade.

Após o desenvolvimento da coleta de dados, solicite uma apresentação das informações e volte ao quadro da atividade 1- IB, para que se confirmem as informações já registradas e acrescentem outras se for necessário.   

3 – Consolidar a observação   

Professor(a), converse com o grupo e conte que nas festas juninas tradicionais, sobretudo nas mais antigas, da época dos pais e avós, as pessoas trocavam um “tipo” de cartão que recebe o nome de Correio Elegante.  

Dica_ Discuta com o grupo, porque do nome Correio Elegante. A que se atribui este nome. Porque da palavra ELEGANTE. O sentido e significado desta palavra, de um modo geral mas também nesta atividade.    

 Esclareça que uma pessoa circula durante a festa com uma cesta ou caixa decorada vendendo os cartões para que sejam ofertados a outra pessoa. A mesma pessoa que vende o cartão o entrega como se fosse um carteiro. A troca destes cartões é muito comum entre namorados, amigos e familiares, sempre com o objetivo de ser carinhoso com alguém.  

Ressalte o cuidado com a estética por se tratar de uma manifestação de carinho. Uma vez reconhecida a importância da qualidade do texto, sugira que façam primeiramente um “rascunho” que será revisado por você. Nesta revisão sublinhe ou circule palavras que precisaram de alguma correção.   

DICA_ sempre em atividade de revisão, é importante observar alguns “erros”   que podem ser recorrentes na turma, em função do nível em que se encontram os aprendizes. Selecione alguns e trabalhe com o grupo.    

Após a revisão disponibilize materiais diversos para que possam confeccionar diversos correios elegantes. Se possível, já leve recortado formatos de cartão em retângulo, quadrado, coração e outros. Deixe a critério de cada criança escrever e decorar seu trabalho (ex: mosaico, cola colorida, gliter etc.).

Você poderá organizar a troca deste material de diversas formas:                  

 - As crianças poderão trocar entre elas. Neste caso, fique atento para que nenhuma criança fique sem receber.

- Poderá ser organizado um sorteio que definirá para quem ela deve preparar e entregar o correio elegante.

- A troca poderá ser entre turmas de um mesmo ano escolar ou ser uma troca livre entre alunos  e funcionários da escola.  

  Por fim, organize um trabalho para que sua turma seja responsável pelo Correio Elegante da festa junina da sua escola. Para isso, precisam definir:  

 _ Quais serão os modelos de correio elegante;

_ A lista de materiais necessários para preparar antecipadamente o cartão;

_Organizar duplas para a venda durante a festa;

_ O valor a ser cobrado no correio elegante.

Professor(a): caso não seja mais época de festa junina você poderá desenvolver estas atividades vinculadas a um amigo oculto de cartão na época do natal, a um gesto de carinho e gentileza entre as turmas, dia das mães, dos pais. Poderá também estruturar uma rotina para que toda última sexta-feira de cada mês, por exemplo, toda turma possa confeccionar cartões a serem entregues aos aniversariantes do mês.    

Modelos de correio elegante:

 

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_0P4CTKBfQ_E/SHZkUP35ySI/AAAAAAAAAx8/-KgrcU174bY/s1600-h/4.jpg  (Acesso em: 15 de novembro de 2010).

Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_0P4CTKBfQ_E/SHZg2yt46KI/AAAAAAAAAwc/iPVNooUM_fo/s1600-h/8.jpg (Acesso em: 15 de novembro de 2010). 

 4- Atividades de cunho avaliativo  

 Para avaliar desenvolva atividades solicitando registros como:  

- Cite duas situações nas quais o cartão é o melhor texto para enviarmos a alguém.

- Exponham em uma folha outros gêneros já trabalhados, entre estes coloquem cartões para situações diversas como natal e aniversário.  Solicite que a criança marque um X, nos textos que condizem com o gênero trabalhado.  

Recursos Complementares

Para ampliar as possibilidades de trabalho com o gênero cartão conheça o livro “O carteiro chegou”, da editora companhia das letrinhas. Este livro fantástico articula os contos de fadas tradicionais às práticas sócias de diversos gêneros, como cartão, carta, catálogo etc. Além de abordar o cartão como forma de cumprimentar um aniversariante, o autor traz a experiência e a função de um cartão postal, enviado por um personagem em viagem. Este livro, por possuir uma organização diferenciada, possibilita o leitor uma maior interação com material, já que todo material é “flexível” no acesso às cartas, cartões e envelopes.

- Confira no portal a aula: Escrita de Cartão: desenvolvendo a oralidade e relacionamento em grupo http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9949 (Acesso em 15 de novembro de 2010). 

Avaliação

Os alunos deverão escrever cartões de tipo “pessoal/afetivo” e compreender a adequação das diferentes situações de uso nas quais esse gênero é indicado.  

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Poliana, Escola , Rio de Janeiro - disse:
    polianacsantanna@gmail.com

    22/02/2016

    Cinco estrelas

    Excelente!


  • Sarandreia Duarte, Escola Municipal José Lourenço , Minas Gerais - disse:
    sarandreia@hotmail.com

    05/12/2014

    Cinco estrelas

    otimo plano de aula!!!! parabéns!! e muito obrigada!!!


  • Maria Marta Sampaio, Escola Estadual Rosarinha Pimentinha , Minas Gerais - disse:
    mart-asampaio@hotmail.com

    08/12/2013

    Cinco estrelas

    Estava precisando muito de terminar minhas aulas sobre textos epistolares... Faltava-me algo sobre cartões... Adorei porque trouxe a sequência didática, coisa difícil de se encontrar nos planejamentos atuais.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.