28/06/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
1ª ATIVIDADE
OS PREPARATIVOS PARA A TÃO ESPERADA PARTIDA
Fonte: Arquivos do NEI-2005.
Este é um momento que se caracteriza pelo envolvimento e euforia do grupo. Portanto, o professor precisa planejar cada etapa de organização das atividades que antecede a partida do jogo.
Primeira etapa:
Definir na roda o nome, as cores e o símbolo do time. Para a escolha do símbolo cada criança faz um desenho. Este será ser escolhido por uma comissão formada por professores, direção e coordenação da escola. Após esse momento, os símbolos indicados pela comissão serão votados pelos alunos da sala para representar o time.Vejamos símbolos do time preferido desenhados por crianças de 5 a 6 anos.
.
Segunda etapa:
Definido o símbolo, o nome e a cor do time, solicitar que tragam uma camisa branca para ser pintada na escola. Para esta atividade convidar alguém da escola ou da comunidade que domine a técnica da pintura em camisetas.
2ª ATIVIDADE
Organizar cartazes e convites para os pais e os colegas da escola. Esta atividade pode ser feita dividindo o grupo para escrever cada uma das modalidades de texto (convite, cartaz). Depois espalhar pela escola os cartazes e sair nas salas para entregar os convites as turmas convidadas para assistirem o jogo.
3ª ATIVIDADE
FINALMENTE É CHEGADA A HORA!
Neste dia é comum a euforia das crianças. Antes de iniciar o jogo conversar sobre como cada um deve jogar. Lembrar que um dos times pode perder ou ganhar, mas o importante é se divertir e participar.
Fonte: Coleção Cotidiano Escolar 2005, Nº01, Vol.01,Pág 102 - O Ensino de Arte e Educação na Infância.
4ª ATIVIDADE
TEXTO COLETIVO
Após o jogo propor um registro coletivo e individual sobre a partida de futebol. Esta atividade de produção textual é uma excelente oportunidade para as crianças refletirem sobre o jogo, seus sentimentos em relação ao resultado da partida, tal como nesse texto produzido por uma criança de 6 anos:
Fonte: Coleção Cotidiano Escolar 2005, Nº 01, Vol.01. Pág 102 - O Ensino de Arte e Educação na Infância.
O professor poderá usar outras estratégias em sala de aula:
Trazer símbolos de vários times tais como: cores, bandeiras, camisas;
Imagens de jogadores;
Reportagens sobre o futebol
Vídeo de um jogo de futebol.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!