Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Leitura de textos informativos

 

11/06/2010

Autor e Coautor(es)
Lucia Fernanda da Silva
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Abduche Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Buscar dados em reportagens, enciclopédias, livros didáticos, etc.

- Tomar notas e sublinhar as informações relevantes a pesquisa.

- Produzir uma ficha técnica para confeccionar o jogo super trunfo.

Duração das atividades
2 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1ª atividade:  

Jogo dos protetores dos animais

 Material: cartelas com desenhos ou foto dos animais, 9 cartas com o mesmo desenho( como se fosse um quebra-cabeça) do animal, uma carta com a imagem do caçador e fichas coloridas com informações sobre cada animal.

Como se joga:

- Cada jogador escolhe o animal que deseja proteger e pega a cartela correspondente.

 - As cartas devem ser embaralhadas e colocadas no centro da roda, virada para baixo. Ao lado de cada jogador,deve ficar as fichas coloridas empilhadas e viradas para baixo.

 - Os jogadores sorteiam que começará virando uma das cartas e se for do seu animal deverá colocar sobre a cartela no local indicado pelo desenho. Se errar passa a vez e se acertar continua a jogar.

- Caso um dos jogadores pegue a carta do caçador, ficará sem jogar uma rodada e lerá uma informação sobre seu animal (fichas coloridas)

- O jogo terminará quando todos completarem suas cartelas.

Exemplo de informações que podem ser escritas nas fichas coloridas:

Você Sabia...

 O tamanduá-bandeira parece um ser de outro planeta. O focinho dele é bem diferente, formado por um tubo comprido. E a cauda também chama a atenção por ser grande e fofa como um espanador de pó. O animal até se cobre com ela na hora de dormir.

Você Sabia...

O mico-leão-dourado é um macaquinho muito raro que só existe no Brasil. Ele quase sumiu do planeta e por isso se tornou símbolo da luta pela preservação da Mata Atlântica, que é o seu habitat natural.

  Você Sabia... As tartarugas marinhas são as legítimas tartarugas. As terrestres se chamam cágados ou jabutis. As tartarugas existem há mais de 150 milhões de anos

:Fonte: Revista Recreio http://recreionline.abril.com.br/fique_dentro/ciencia/bichos/conteudo_78856.shtml?/vc_sabia/vocesabia_78857.shtml  Ao final da partida, converse com os alunos sobre os animais do jogo: se eles conheciam, se tinham informações sobre esses animais, se já firam fotos ou imagens deles, de onde foram pesquisadas as informações escritas nas fichas, etc.

Pergunte a turma onde podemos buscar mais informações sobre estes animais. Anote no mural a lista dita por eles: revistas, livros, internet, etc.

Registre coletivamente as descobertas feitas pela turma no caderno e peça para fazerem ilustrações dos animais.

2ª atividade:

 Leve os alunos para a biblioteca da escola, relembre a lista que fizerem sobre onde podemos pesquisar informações sobre os animais e pergunte se ali se encontram boa parte dos materiais da lista. Aproveite para apresentar outros materiais desconhecidos deles, como, por exemplo: enciclopédias, jornais e outros.

Conte que hoje vão fazer uma pesquisa e para isso necessitam de: informações, uma caneta marcador de texto, lápis, borracha e uma ficha técnica. Distribua o material e apresente a ficha técnica, sempre perguntando o que os alunos pensam, entendem, sobre cada item.

Ex: Nome popular:____________________

 Nome científico: _______________________

 Onde vive: _____________________________

O que come:______________________________

 Peso:____________________________________

 Tamanho:_______________________________

Tempo de vida:____________________________

Pergunte a turma se já ouviram histórias sobre o boto cor de rosa? Será que ele existe ou é lenda?

Ouça as respostas dos alunos para saber o que conhecem sobre este animal. Quando todos estiverem curiosos para saber mais sobre o boto, entregue o texto abaixo e faça a leitura com a turma.

O BOTO COR DE ROSA

Ao cair da noite na Amazônia, o boto cor-de-rosa deixa os rios e transforma-se em um lindo e sedutor rapaz, que sai em busca de uma garota para namorar. Além de galante e sedutor, o boto dança como ninguém e enfeitiça as meninas indefesas. De madrugada, o namorador volta para o rio, onde se transforma de novo em boto. Essa é uma lenda contada na floresta amazônica para explicar por que tantas meninas têm filhos sem pai: são todos filhos do boto.

 Os botos são golfinhos de água doce. Mas apesar de serem parecidos, golfinhos e botos não são iguais. Os golfinhos são acinzentados. Já os botos podem ser pretos, acinzentados ou meio avermelhados, como o boto cor-de-rosa. O bico do boto é mais comprido e possui pêlos na parte de cima.

 A principal diferença entre eles é que os golfinhos vivem no mar e os botos, em rios. O boto cor-de-rosa, de nome científico Inia geoffrensis, aparece nos rios da América do Sul, principalmente na Amazônia brasileira e na bacia do rio Orenoco na Venezuela.

 Uma coisa engraçada sobre os botos é que eles têm olhos bem pequenos e não enxergam muito bem. Para se comunicar e se guiar eles emitem uns gritinhos finos e prestam atenção ao eco dos sons na água.

 Além disso, os pêlos do bico também ajudam. Esses pêlos se chamam vibrissas e têm função de tato e de direção, ou seja, servem para o boto saber para onde está indo e sentir o que vem pela frente. As vibrissas ajudam também o boto a achar comida. Ele come peixes, moluscos (como lulas e polvos) e crustáceos (como camarões e caranguejos).

Um boto pode chegar a 2,5 metros de comprimento e pesar 160 quilos. Ao contrário dos golfinhos, que vivem em bandos sempre fazendo bagunça, os botos são animais solitários. Talvez por isso as pessoas acreditem que eles se transformam em rapazes sedutores e namoradores.

O boto cor-de-rosa está ameaçado de extinção no Brasil. Sua carne e seu couro são muito preciosos na região da Amazônia, onde eles continuam sendo caçados. Também há uma grande procura pelos olhos do boto cor-de-rosa, considerados amuletos de amor: as pessoas acreditam que quem tem um olho desses arranja namorado ou namorada fácil, fácil. http://www.canalkids.com.br/portal/barra/kidspedia.htm    

Leia com a turma cada parágrafo orientado com perguntas e comparando o texto com o que foi dito anteriormente pelos alunos.

O texto fala sobre o quem?

Quantos parágrafos há no texto?

Qual a informação apresentada ao leitor em cada parágrafo?

Eles estão ameaçados de quê? Por quê?

Depois, procure as informações sobre cada item da ficha técnica e marque com o marcador de texto. Preencha a ficha junto com as crianças e peça que façam uma ilustração sobre o animal.

3ª atividade:

Organize uma lista sobre os animais que a turma deseja pesquisar. Explique aos alunos que ao final da pesquisa as fichas serão usadas para brincarem de super trunfo.

 Distribua o material para ser pesquisado: enciclopédias, livros didáticos, revista Recreio, revista Ciência Hoje das Crianças, reportagens do jornal Globinho e A Folhinha, informações impressas de sites da internet.

Divida a turma em duplas e relembre os passos para realizar a pesquisa:

 1º Ler o texto e comentar o que foi lido em cada parágrafo.

2º Reler o texto e marcar as informações necessárias para responder a ficha técnica.

 3º Anotar as informações na ficha técnica.

 4º Reler para verificar se está tudo preenchido e corrigir alguns erros.

5º Fazer a ilustração do animal.

Por último, lembre as regras do jogo super trunfo, combine qual será o animal da carta Super Trunfo, a carta que ganha de todas. http://www.grow.com.br/jogos/10/JOGOS.aspx  

Recursos Complementares
Avaliação

Observe ao longo de cada atividade alguns pontos:  lê para buscar informações o animal;  utiliza diferentes materiais para pesquisar;  toma nota das informações pertinentes a pesquisa; escreve utilizando suas próprias palavras.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • maria cristina rebelo, e.e.santa rosa de lima , São Paulo - disse:
    mrcristina260@gemail.com

    06/10/2011

    Cinco estrelas

    sou professora do 2º ano peb I. estou dando a atividade de animais do pantanal. adorei seu plano de aula, grata pela orientação. cristina rebelo


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.