Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


“ Se criança governasse o mundo”: construindo noções de justiça e responsabilidade social

 

21/02/2011

Autor e Coautor(es)
Vanessa de Cássia Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- construir noções de justiça e responsabilidade social ;

- refletir juntamente com seus grupos de convivência sobre as condições sociais da infância em nosso país; -

 - despertar a consciência ecológica;

- despertar os sentimentos de paz, amor e fraternidade;

- desenvolver a linguagem oral.

Duração das atividades
5 aulas de 20 a 30 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É interessante que as crianças tenham vivenciado situações de aprendizagem referentes ao trabalho infantil, assim como, sobre os direitos e deveres da criança.

Estratégias e recursos da aula

"Não tenho nada contra os adultos, mas eles bem que podiam dar um tempo. Sair de férias. Ir pro espaço. Conhecer Saturno, Urano, Plutão... As crianças ficariam aqui, na Terra, tomando conta de tudo. Naturalmente, as coisas voltariam aos seus lugares. Uma pequena mostra do que seria o reino desses pequenos governantes está neste livro, aprovado e assinado por algumas dessas autoridades de vários países. Se você for uma criança, com certeza vai se deliciar. Se for um adulto, pode sentir uma incômoda vontade de fazer as malas... - Marcelo Xavier." ( Relato do autor)

 

1° Momento Em rodinha, promover a contação da história “ Se criança governasse o mundo” do autor Marcelo Xavier. Trata-se de uma história que promove soluções para diversas situações sociais que afligem a população na sociedade atual, apresentadas a partir do imaginário infantil. Após a história, o/a professor/a explora com as crianças as percepções, sensações e sentimentos vivenciados durante a narração. Para finalizar, é proposto às crianças o trabalho com massinha de modelar, sendo proposto a elas representar os elementos da história.

Esta massa pode ser produzida com as crianças, segue abaixo a receita:

3 xícaras ( chá) de farinha de trigo 1 ½ (chá) de sal 3 colheres (sopa) de óleo. Aproximadamente 1 xícara (chá)  de água com anilina na cor desejada.            

Modo de Preparo    

  Misture todos os ingredientes até dar o ponto e solicite que as crianças      amassem.   Dizer às crianças que as ilustrações do livro foram feitas com massa de biscuit e que esta é uma massa parecida com a massa de modelar.   

2° Momento Organizar as crianças em grupos e a estes distribuir situações como as do livro para que elaborem proposições; por exemplo: Se criança governasse o mundo, os bichos seriam... As crianças devem ser instigadas neste caso a pensarem como cuidariam dos animais. E assim, propor para o grupo outras situações presentes na história, destacando a referência aos sentimentos de paz, amor e fraternidade, assim como, a consciência ecológica ( o/a professor/a vai anotando as falas das crianças).  Ao final, propor o registro em desenho, este pode ser construído individual ou coletivamente.   

3° Momento O/a professor/a leva para a sala o globo terrestre e explora com o grupo a forma geométrica do nosso planeta. Juntos poderão identificar nosso país, reconhecer as partes do globo formadas por terra e mar, destacando as cores que representam os mesmos. Estimular as crianças a dizerem o que existe na terra e o que existe no mar. Ao final propor ao grupo a exploração da forma de círculo, pela qual representamos nosso globo terrestre: as crianças irão fazer uma bola de jornal e depois de pronta pintar com as cores: azul, verde e marrom.   

4° Momento Para este momento, o/a professor/a orientará as crianças a procurarem em revistas figuras de pessoas e seres  vivos que existem em nosso planeta. As figuras devem ser recortadas pelas crianças e em seguida, coladas ao mini globo terrestre (bola de jornal) observando as cores do globo para colar as respectivas gravuras ( por exemplo: peixes no azul; animais terrestres no marrom ou verde; pessoas no marrom). Depois dos trabalhos prontos, pode ser organizada uma exposição intitulada “ Se criança governasse o mundo...” utilizando-se das falas das crianças elaboradas no 2° momento da aula.

Recursos Complementares

- Acessando este link você poderá acompanhar o relato e as fotos de uma apresentação realizada pelas crianças de uma escola municipal de Minas Gerais sobre a história " Se criança governasse o mundo". É uma ótima proposta! Confira!

http://umeisaovicente.blogspot.com/2009/12/se-crianca-governasse-o-mundo.html

Avaliação

O/a professor/a deverá realizar as seguintes observações:

- A criança se interessou  pelo assunto abordado;

- A criança foi capaz de expressar suas ideias pelas diversas linguagens propostas ( oral, pintura, modelagem, desenho, colagem);

- A criança assimilou os sentimentos referidos na proposta da aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.