26/09/2010
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
-resolver situações de adição e multiplicação
-reconhecer dobro e triplo
-utilizar cálculo mental em diferentes sentenças matemáticas
-compreensão o conceito de adição e multiplicação
1º momento
A turma será dividida em grupos de 4 alunos.
Cada grupo receberá um pega varetas. Durante 3 minutos, poderá manusear as varetas, arrumar ou fazer montagens de forma livre.
O professor prepara um cartaz de como jogar o pega varetas e apresenta para a turma.
Como jogar?
Juntar os palitos com a mão, apoiando um dos extremos sobre a mesa. Em seguida, solte-os para se espalharem.
O primeiro participante deverá levantar um palito de cada vez, sem mover os outros. Se isto ocorrer, ele passará a vez ao participante a sua esquerda.
Os pontos dos palitos retirados devem ser anotados, antes do próximo participante continuar o jogo.
O único palito preto, quando retirado por um jogador, pode ser utilizado para auxiliar a levantar os demais palitos.
2º momento
O professor utilizará diferentes pontuações para cada partida.
1ª partida: Adição
Valor das varetas
Preta 50 pontos
Azul 20 pontos
Amarela 15 pontos
Vermelha 10 pontos
Verde 5 pontos
O aluno deverá somar a sua pontuação e anotar num bloquinho ou folha de ofício.
3º momento
2ª partida: Multiplicação
Valor das varetas
Preta 6 pontos
Azul 5 pontos
Amarela 4 pontos
Vermelha 3 pontos
Verde 2 pontos
O professor poderá mudar os valores dos pontos de acordo com a multiplicação que deseja trabalhar.
Sugestão:
Na 2ª partida, o aluno poderá manter a pontuação da 1ª partida e multiplicar esse resultado por cada vareta da 2ª partida.
4º momento
3ª partida: Dobro e triplo
Valor das varetas
Preta 45 pontos
Azul 32 pontos
Amarela 26 pontos
Vermelha 17 pontos
Verde 9 pontos
Na 3ª partida, o aluno poderá pegar somente uma vareta e calcular o dobro e triplo de seu valor ou somar duas varetas e calcular o seu dobro e triplo.
O professor poderá utilizar outras pontuações para as varetas, de acordo com o trabalho que deseja desenvolver na turma.
http://www.jogos.antigos.nom.br/pegavaretas.asp
http://www.pindoramabrinquedos.com.br/produtos/novidades/novidades6.html
http://fazendoarte67.blogspot.com/2008/10/pega-varetas-de-jornal.html
1. Participação das crianças na verificação dos resultados apresentados pelos outros grupos.
2. As atividades realizadas serão importantes para observar cada grupo e verificar se os alunos têm dificuldade no cálculo da adição e multiplicação.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
09/10/2010
Quatro estrelasAtividade muito interessante, pois permite que a criança aprenda brincando e socializando com o grupo. Realmente esta aula facilita na aprendizagem do aluno que começa a ter interesse por cálculo através da gincana, tirando o peso de ter que acertar os cálculos oferecidos em uma aula convencional.