Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Comparando Textos de Romeu e Julieta

 

03/08/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Letícia Lima Guedes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Lucia Fernanda da Silva, Miriam Abduche Kaiuca.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Ouvir história adaptada sobre Romeu e Julieta de Ruth Rocha.

 - Ler  outras versões de Romeu e Julieta.

- Perceber que uma história pode ser contada de diferentes maneiras.

Duração das atividades
3 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1ª atividade:

Comece perguntando aos alunos quem conhece a história de Romeu e Julieta. Caso não conheçam, conte que é uma história muito antiga, mas muito famosa e lida até os dias de hoje. Fale também de seu criador William Shakespeare.

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Romeu_e_Julieta  

Depois de ter despertado a curiosidade dos alunos, apresente o livro Romeu e Julieta de Ruth Rocha. Inicie a leitura do livro pela capa: o título, o nome do autor e do ilustrador e a ilustração da capa. Ouça as impressões e leituras feitas pelos alunos.

http://www.salamandra.com.br/book.php?id_titulo=10021600  

Faça a leitura do livro sempre mostrando a ilustração e perguntando a opinião dos alunos: o que entenderam; o que acham que irá acontecer; o que Romeu e Julieta deveriam fazer.  

http://www.palavracantada.com.br/final/cds_detalhes.aspx?idCD=22   

Concluída a leitura, converse com a turma sobre a história, ouça a opinião de todos e estimule com perguntas a participação de todos: se gostaram da história; qual o momento que chamou mais atenção; qual era o motivo para viverem separados; o que aconteceu para mudar a vida de Romeu e Julieta;você concorda com o final da história. 

Compare a história de Shakespeare e de Ruth Rocha, escreva as diferenças e semelhanças percebidas pela turma e coloque exposto no mural.

Realize dobradura de borboletas http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/origami/borboleta.php , recorte e colagem de papéis e tecidos para ilustrar o mural.    

2ª atividade:

 Acomode os alunos numa roda e apresente outra versão da história Romeu e Julieta, seria interessante fazer a leitura de várias versões da mesma história, sugiro que seja lida uma versão por dia e que os alunos possam levá-las para casa.

Pergunte se conhecem um doce popular do Brasil chamado  Romeu e Julieta, se possível leve o queijo e a goiabada para degustarem. Depois de saborearem, pergunte se fazem idéia do porque desse doce ter o nome de Romeu e Julieta. Ouça a fala dos alunos ou peça a escrita.

Apresente o livro Romeu suspira, Julieta espirra de Maria Amália Camargo e faça um levantamento de hipóteses sobre o título, a ilustração e leia a contra-capa.

"Será o canto do rouxinol, será o anúncio da cotovia? Será uma mariposa ou uma borboleta? Há tanta diferença entre o que pensa Romeu e o que acha Julieta! Mas que importa, se este doce casal combina tão bem como queijo com goiabada?”

http://www.travessa.com.br/ROMEU_SUSPIRA_JULIETA_ESPIRRA/artigo/cec0fb86-547d-46ab-b96f-4814aba7ca24  

 Leia a história e interrompa quando surgirem termos ou palavras desconhecidas pelos alunos, que em muitos momentos pode ser compreendido através da ilustração. Explore as rimas e termos populares, como: memória de elefante, um rei dentro da barriga e outros.  

Por último, faça um painel de comparação ente a 1ª história, Romeu e Julieta, com a 2ª, Romeu suspira , Julieta espirra. Junto com a turma.

VERSÕES DE ROMEU E JULIETA

Em que lugar se passa a história?

Quem são as personagens?

Qual o problema a ser resolvido?

Como foi resolvido?

Como termina a história?

3ª atividade:

Faça um resgate da sequência dos fatos principais da história Romeu e Julieta, escreva um roteiro com palavras-chave no quadro de aula.

Em seguida, relembre aos alunos que vimos, nas atividades anteriores, diferentes modos de se contar uma história. E, agora, o desafio será descobrir o seu.

Distribua folhas de rascunho para os alunos poderem escrever a sua história de Romeu e Julieta. Para isso, crie novos lugares , novos personagens e se quiser novos conflitos ou problemas a serem resolvidos. Só não se esqueça de escrever um final emocionante ou divertido para as personagens.

Ao terminar de escrever, diga para fazerem a revisão do texto, você pode colocar no quadro alguns itens importantes: dar um  título a história; usar letra maiúscula no início de frase ou nome próprio; utilizar travessão antes das falas; cuidado com a escrita das palavras; etc.

Aproveite para criar o momento de leitura. Cada criança lê a história criada e os outros fazem comentários, sugestões, elogios. O importante é compartilhar a leitura das histórias da turma.

Recursos Complementares
Avaliação

Avalie o aluno durante a realização de cada atividade, observando alguns pontos: ouviu e participou da leitura das histórias; colaborou com sugestões e respostas pertinentes ao assunto; comparou as versões pontuando as semelhanças e diferenças das histórias ouvidas; escreveu com autonomia sua história; fez a revisão do seu texto utilizando o roteiro de escrita.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Arilene, Escola de Educação Infantil Sonho de Criança , Rio Grande do Sul - disse:
    arylenetdai.g@hotmail.com

    02/11/2010

    Cinco estrelas

    Adorei as sugestões,pois serviram para adaptar a minha aula sobre as obras de Portinari.Estou trabalhando a obra meninos brincando no meu projeto de artes visuais Pintando o Sete,estou trabalhando com uma turma de Pré- A,e estas idéias foram perfeitas.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.