03/08/2010
Lucia Fernanda da Silva, Miriam Abduche Kaiuca.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
- Ouvir história adaptada sobre Romeu e Julieta de Ruth Rocha.
- Ler outras versões de Romeu e Julieta.
- Perceber que uma história pode ser contada de diferentes maneiras.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
1ª atividade:
Comece perguntando aos alunos quem conhece a história de Romeu e Julieta. Caso não conheçam, conte que é uma história muito antiga, mas muito famosa e lida até os dias de hoje. Fale também de seu criador William Shakespeare.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Romeu_e_Julieta
Depois de ter despertado a curiosidade dos alunos, apresente o livro Romeu e Julieta de Ruth Rocha. Inicie a leitura do livro pela capa: o título, o nome do autor e do ilustrador e a ilustração da capa. Ouça as impressões e leituras feitas pelos alunos.
http://www.salamandra.com.br/book.php?id_titulo=10021600
Faça a leitura do livro sempre mostrando a ilustração e perguntando a opinião dos alunos: o que entenderam; o que acham que irá acontecer; o que Romeu e Julieta deveriam fazer.
http://www.palavracantada.com.br/final/cds_detalhes.aspx?idCD=22
Concluída a leitura, converse com a turma sobre a história, ouça a opinião de todos e estimule com perguntas a participação de todos: se gostaram da história; qual o momento que chamou mais atenção; qual era o motivo para viverem separados; o que aconteceu para mudar a vida de Romeu e Julieta;você concorda com o final da história.
Compare a história de Shakespeare e de Ruth Rocha, escreva as diferenças e semelhanças percebidas pela turma e coloque exposto no mural.
Realize dobradura de borboletas http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/origami/borboleta.php , recorte e colagem de papéis e tecidos para ilustrar o mural.
2ª atividade:
Acomode os alunos numa roda e apresente outra versão da história Romeu e Julieta, seria interessante fazer a leitura de várias versões da mesma história, sugiro que seja lida uma versão por dia e que os alunos possam levá-las para casa.
Pergunte se conhecem um doce popular do Brasil chamado Romeu e Julieta, se possível leve o queijo e a goiabada para degustarem. Depois de saborearem, pergunte se fazem idéia do porque desse doce ter o nome de Romeu e Julieta. Ouça a fala dos alunos ou peça a escrita.
Apresente o livro Romeu suspira, Julieta espirra de Maria Amália Camargo e faça um levantamento de hipóteses sobre o título, a ilustração e leia a contra-capa.
"Será o canto do rouxinol, será o anúncio da cotovia? Será uma mariposa ou uma borboleta? Há tanta diferença entre o que pensa Romeu e o que acha Julieta! Mas que importa, se este doce casal combina tão bem como queijo com goiabada?”
http://www.travessa.com.br/ROMEU_SUSPIRA_JULIETA_ESPIRRA/artigo/cec0fb86-547d-46ab-b96f-4814aba7ca24
Leia a história e interrompa quando surgirem termos ou palavras desconhecidas pelos alunos, que em muitos momentos pode ser compreendido através da ilustração. Explore as rimas e termos populares, como: memória de elefante, um rei dentro da barriga e outros.
Por último, faça um painel de comparação ente a 1ª história, Romeu e Julieta, com a 2ª, Romeu suspira , Julieta espirra. Junto com a turma.
VERSÕES DE ROMEU E JULIETA |
1ª |
2ª |
Em que lugar se passa a história? |
|
|
Quem são as personagens? |
|
|
Qual o problema a ser resolvido? |
|
|
Como foi resolvido? |
|
|
Como termina a história? |
|
|
3ª atividade:
Faça um resgate da sequência dos fatos principais da história Romeu e Julieta, escreva um roteiro com palavras-chave no quadro de aula.
Em seguida, relembre aos alunos que vimos, nas atividades anteriores, diferentes modos de se contar uma história. E, agora, o desafio será descobrir o seu.
Distribua folhas de rascunho para os alunos poderem escrever a sua história de Romeu e Julieta. Para isso, crie novos lugares , novos personagens e se quiser novos conflitos ou problemas a serem resolvidos. Só não se esqueça de escrever um final emocionante ou divertido para as personagens.
Ao terminar de escrever, diga para fazerem a revisão do texto, você pode colocar no quadro alguns itens importantes: dar um título a história; usar letra maiúscula no início de frase ou nome próprio; utilizar travessão antes das falas; cuidado com a escrita das palavras; etc.
Aproveite para criar o momento de leitura. Cada criança lê a história criada e os outros fazem comentários, sugestões, elogios. O importante é compartilhar a leitura das histórias da turma.
Outras versões de Romeu e Julieta:
http://www.monica.com.br/comics/rom-juli/welcome.htm
http://www.toymagazine.com.br/livro-infantil-romeu-julieta-shakespeare-p-74.html Dobraduras:
http://origami.em.blog.br/archives/origami-borboleta/
Cd com a história de Ruth Rocha e música:
http://www.palavracantada.com.br/final/cds_detalhes.aspx?idCD=22
Avalie o aluno durante a realização de cada atividade, observando alguns pontos: ouviu e participou da leitura das histórias; colaborou com sugestões e respostas pertinentes ao assunto; comparou as versões pontuando as semelhanças e diferenças das histórias ouvidas; escreveu com autonomia sua história; fez a revisão do seu texto utilizando o roteiro de escrita.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/11/2010
Cinco estrelasAdorei as sugestões,pois serviram para adaptar a minha aula sobre as obras de Portinari.Estou trabalhando a obra meninos brincando no meu projeto de artes visuais Pintando o Sete,estou trabalhando com uma turma de Pré- A,e estas idéias foram perfeitas.