Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Estou confuso: é com C ou Q?

 

18/06/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Letícia Lima Guedes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Lucia Fernanda da Silva, Miriam Abduche Kaiuca.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Destacar a semelhança sonora ou gráfica entre as letras C ou Q.

  -Discutir as diferenças entre Ca, Co, Cu, Qu.

 - Observar quando usamos o QUA ou CUA.

Duração das atividades
2 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1ª atividade: 

Pesquisa relâmpago

 Os alunos vão sair pela escola perguntando às pessoas, que encontrarem pelo caminho, palavras com C e Q e anotam numa folha de papel. Lembre aos pesquisadores de pedir ao entrevistado para soletrar as palavras ditadas. Estabeleça um  tempo  para a realização da pesquisa.Sugerimos aproximadamente 10 a 15 minutos.

Ao retornarem para sala, peça para se organizarem em grupos de 4 ou 5 componentes. Cada grupo escolhe um representante para ir ao quadro escrever as palavras  pesquisadas.

Professor, ao corrigir as palavras, trabalhe o vocabulário com a turma.Depois, peça aos alunos que leiam as palavras em voz alta para que percebam a diferença sonora.

A partir da lista de palavras escrita no quadro, proponha  que as classifiquem em quatro grupos diferentes.

Ex:

Letra C com som de Que

Letra C com som de CE

Letra QU com som de QUE

Letras com Qua e Cua

casa

 pacote

 manca

cebola

 bicicleta

cinema

aqui

brinquedo

 quente

acuado

 quando

 quadrado

Faça perguntas que possam auxiliar nas descobertas: pinte de azul as letras que vêm depois do C( a, o, u, i, e) e de laranja as que vem depois do q(u). Qual a diferença?

Terminada a atividade, ajude-as a escrever as conclusões no caderno.

2ª atividade:

 Jogo do Encaixe a Palavra

Cada dupla recebe um pequeno texto e tenta descobrir onde encaixa cada palavra. Com esta brincadeira os alunos devem colocar a palavra de maneira que o texto faça sentido. Uma sugestão seria distribuir diferentes textos, logo que uma dupla acabe o professor confere a resposta e eles trocam de lugar, ou seja, vão completar o texto de outra dupla que tenha terminado. Assim o jogo ficaria dinâmico e mais desafiador.

Recomendamos os textos da revista Recreio, por serem curtos e despertarem a curiosidade da turma. Para este jogo tiramos as palavras com C e Q, exemplo: que, fica, quando, esculturas, etc.

3ª atividade:

Você é o detetive

 Realize a brincadeira do detetive. Os alunos seguem as pitas (palavras com CUA ou QUA) ditadas pelo professor e procuram a palavra em diferentes dicionários, livros e revistas. Aquele que encontrar a palavra deve escrevê-la numa frase e ler para turma validar ou não.

Depois pergunte se foi fácil encontrar palavras com Qua ou Cua. Quais são as semelhanças e diferenças entre o Cua e Qua?

 Escute as respostas da turma e oriente-os na escrita das conclusões sobre quando escrever com Cua ou Qua.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deve avaliar o envolvimento dos alunos na busca pela resolução dos desafios. Também observe as hipóteses elaboradas por cada aluno e sua participação na escrita do texto coletivo. Avalie se o aluno compreendeu e faz uso das descobertas sobre o C e Q  ao responder as atividades de escrita, como também na produção de suas histórias.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.