18/06/2010
Lucia Fernanda da Silva, Miriam Abduche Kaiuca.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
- Destacar a semelhança sonora ou gráfica entre as letras C ou Q.
-Discutir as diferenças entre Ca, Co, Cu, Qu.
- Observar quando usamos o QUA ou CUA.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
1ª atividade:
Pesquisa relâmpago
Os alunos vão sair pela escola perguntando às pessoas, que encontrarem pelo caminho, palavras com C e Q e anotam numa folha de papel. Lembre aos pesquisadores de pedir ao entrevistado para soletrar as palavras ditadas. Estabeleça um tempo para a realização da pesquisa.Sugerimos aproximadamente 10 a 15 minutos.
Ao retornarem para sala, peça para se organizarem em grupos de 4 ou 5 componentes. Cada grupo escolhe um representante para ir ao quadro escrever as palavras pesquisadas.
Professor, ao corrigir as palavras, trabalhe o vocabulário com a turma.Depois, peça aos alunos que leiam as palavras em voz alta para que percebam a diferença sonora.
A partir da lista de palavras escrita no quadro, proponha que as classifiquem em quatro grupos diferentes.
Ex:
Letra C com som de Que |
Letra C com som de CE |
Letra QU com som de QUE |
Letras com Qua e Cua |
casa pacote manca |
cebola bicicleta cinema |
aqui brinquedo quente |
acuado quando quadrado |
Faça perguntas que possam auxiliar nas descobertas: pinte de azul as letras que vêm depois do C( a, o, u, i, e) e de laranja as que vem depois do q(u). Qual a diferença?
Terminada a atividade, ajude-as a escrever as conclusões no caderno.
2ª atividade:
Jogo do Encaixe a Palavra
Cada dupla recebe um pequeno texto e tenta descobrir onde encaixa cada palavra. Com esta brincadeira os alunos devem colocar a palavra de maneira que o texto faça sentido. Uma sugestão seria distribuir diferentes textos, logo que uma dupla acabe o professor confere a resposta e eles trocam de lugar, ou seja, vão completar o texto de outra dupla que tenha terminado. Assim o jogo ficaria dinâmico e mais desafiador.
Recomendamos os textos da revista Recreio, por serem curtos e despertarem a curiosidade da turma. Para este jogo tiramos as palavras com C e Q, exemplo: que, fica, quando, esculturas, etc.
3ª atividade:
Você é o detetive
Realize a brincadeira do detetive. Os alunos seguem as pitas (palavras com CUA ou QUA) ditadas pelo professor e procuram a palavra em diferentes dicionários, livros e revistas. Aquele que encontrar a palavra deve escrevê-la numa frase e ler para turma validar ou não.
Depois pergunte se foi fácil encontrar palavras com Qua ou Cua. Quais são as semelhanças e diferenças entre o Cua e Qua?
Escute as respostas da turma e oriente-os na escrita das conclusões sobre quando escrever com Cua ou Qua.
Site de jogos como caça-palavras e cruzadinhas: http://www.sol.eti.br/busca_palavras/caca_palavras_gratuito_para_impressao.html
O professor deve avaliar o envolvimento dos alunos na busca pela resolução dos desafios. Também observe as hipóteses elaboradas por cada aluno e sua participação na escrita do texto coletivo. Avalie se o aluno compreendeu e faz uso das descobertas sobre o C e Q ao responder as atividades de escrita, como também na produção de suas histórias.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
09/09/2015
Cinco estrelasMuito bom.Parabéns!
28/09/2011
Cinco estrelasExcelente material. Parabéns.
28/11/2010
Cinco estrelasgostei muitooooooooooooooooooooooo mesmoooooooooooooooooooooooooooooooooo