19/08/2010
Fábio José dos Santos Souza, Celso José Viana Barbosa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Calor, ambiente e usos de energia |
Observar que os fenômenos sobre a dilatação estão presentes no seu cotidiano
Conceito de temperatura e calor, comportamento cinético molecular, leitura e confecção de "mapa conceitual"
Aula interativa
Aula conceitual
Uso de demonstrações investigativas
Iniciar a aula ligando um pisca-pisca utilizado no natal e colocando-o visível à turma.
Perguntar aos alunos porque ele pisca! (nada de explicar o que acontece)
Ligar uma lâmpada bimetálica de pisca-pisca em uma pilha e mergulhá-la no gelo. Mostrar que a lâmpada pára de piscar ao ser mergulhada em gelo. Pedir para os alunos explicarem por que isso acontece. Mostrar uma imagem do interior da lâmpada de pisca-pisca e explicar cada componente. O objetivo desta atividade é fazer com que os alunos percebam a influência da temperatura no funcionamento desta e de outras lâmpadas.
Recorte um pedaço de folha de caderno e de papel alumínio de dimensões aproximadas 2,5 x 5,0 cm. Cole o papel alumínio sobre o pedaço de folha de caderno e deixe secar. Recorte também outro pedaço de papel alumínio com as mesmas dimensões anteriores e não cole nada sobre ele. Em uma vela acesa, aqueça o pedaço de papel colado no papel alumínio, veja o que acontece! Faça o mesmo procedimento somente com o papel alumínio.
Ver o link do video sobre esta atividade http://www.youtube.com/watch?v=x9SHSbxDcmw&feature=related
Peça para que eles respondam as seguintes perguntas:
Por que um papel se curvou e o outro não?
Existe alguma relação desse fenômeno com o fato do pisca-pisca piscar (atividade 1)?
O professor deverá, nesse momento, construir os conceitos juntamente com os alunos, fazendo com que eles percebam a relação entre estas duas atividades. Através destas atividades, os alunos terão capacidade de perceber que o papel alumínio assumiria o lugar da lâmina da lâmpada, que se curva ao ser aquecida e pára de piscar.
Demonstração com a bolinha de ferro.
Para facilitar a montagem desta demonstração veja o link do vídeo http://www.youtube.com/watch?v=ZI1vS3C3pPQ
Com esta demonstração você poderá trabalhar a dilatação superficial e volumétrica dos sólidos.
Nesta aula você poderá fazer inúmeras contextualizações para que o aluno perceba que o fenômeno da dilatação está presente no seu dia-a-dia. Mostrar o funcionamento de um termômetro para relacionar com a dilatação volumétrica, comentar sobre o funcionamento do chuveiro automático contra incêndio e entre outras contextualizações.
É interessante que o professor da sala de aula desenvolva estas atividades antes de iniciar o conteúdo sobre dilatação.
No final desta aula, peça para os alunos montarem um mapa conceitual relacionando os conceitos que foram vistos durante a aula.
Se os alunos da turma em que você trabalha não sabem o que significa um mapa conceitual, então explique o seu significado e os procedimentos para sua montagem.
ALVARES, Beatriz Alvarenga. Física volume 2. Editora Scipione. São Paulo - SP 2009.
Como montar um mapa conceitual: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7934/7300
A avaliação será feita através da participação dos alunos no decorrer das atividades desenvolvidas em sala de aula e também através da montagem dos mapas conceituais.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/08/2010
Cinco estrelasadorei