Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


TEATRO DE SOMBRAS

 

18/11/2010

Autor e Coautor(es)
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como produto histórico-cultural
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como apreciação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer a história do teatro de sombra.

Identificar obras artísticas em diferentes acervos.

Vivenciar uma apresentação teatral.

Duração das atividades
3 aulas com duração de 40/50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

História do Teatro.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1

O professor deve organizar uma exibição de vídeos para que os alunos possam apreciar o teatro de sombras. Após a apreciação dos vídeos o professor inicia uma conversa sobre o que assistiram. Depois, orienta os alunos a escreverem e desenharem o que chamou mais sua atenção.

Sugestão de vídeos:

A Lenda do Teatro de Sombra:

  http://www.youtube.com/user/Artebrincante#p/a/u/2/QXMlVgNquNs 

O professor deve pesquisar informações sobre a origem do teatro de sombras para contextualizar com a leitura de um texto. O professor ler para a turma o texto disponível no endereço abaixo: 

http://www.lenderbook.com/sombras/index.asp 

ATIVIDADE 2

O professor irá propor a turma a leitura de parlendas, ditos populares. Com esses textos desenvolver uma dinâmica na qual as crianças irão fazer mímicas para os colegas descobrirem o que estão representando. Depois o professor sugere a mesma brincadeira usando as mãos. Para esse momento o professor monta o palco com um lençol/cortina branco(a). As crianças que irão representar ficarão atrás do palco e o professor acenderá uma lanterna por trás delas para dá o efeito de luz e sombra.

 O professor poderá propor outra forma de fazer o teatro utilizando o data show para projetar as sombras.

 Segue algumas parlendas:

 

www.suapesquisa.com/.../parlendas.htm 

  

http://www.pedagogia.com.br/atividade.php?id=58   

ATIVIDADE 3  

O professor propõe a montagem de um teatro de sombras. As crianças deverão criar coletivamente um texto. O professor deverá lembrar as crianças de pensar no cenário, nos personagen e  nas ações. Assim, elas terão elementos para fazer os movimentos dos personagens. Depois, as crianças desenharão os personagens e ocenário em cartolina guache. Elas deverão recortar e colar em palito de picolé ou churrasco.

Sugestão para montar um teatro

TEATRO DE SOMBRAS

Você vai precisar de:

- caixa de papelão

- 1 folha grande de papel transparente

- cartolina ou papelão

- 1 lanterna

- 1 tesoura sem ponta

- varetas finas de madeira

- cola ou fita adesiva

- pincel

Como fazer:   

- Tire o fundo da caixa, a tampa e o lado de trás. Faça um recorte no formato de uma tela de TV, na frente da caixa.

- Recorte e cole quadradinhos de papelão e pinte a caixa com cores escuras para não vazar luz. Depois cole a folha de papel fino, por trás, tapando o buraco da frente.

- Agora, faça duas aberturas de 15cm nos dois lados da caixa. Para contar a sua história, recorte seus personagens em cartolina e cole na vareta com a fita adesiva. Pronto!

É só passar pelo buraco com as suas “sombras”, acender a lanterna por trás de tudo para as sombras aparecerem e fazer a sua apresentação!

Fonte:http://plimplimhistorias.blogspot.com/2009/02/teatro-de-sombras.html 

ATIVIDADE 4  

Cada grupo irá apresentar o teatro de sombra que criaram. O Professor providencia um teatrinho de caixa/madeira ou lençol branco e lanterna. As crianças irão se organizar em dois grupos: apresentadores e platéia. Depois, as crianças que apresentaram o teatro irão sentar e o outro grupo irá fazer a sua apresentação. Combine com as crianças de fazer em outro dia uma apresentação para as turmas da escola. Exponha o texto de cada grupo e fotos da apresentação no mural da escola, socializando os trabalhos das crianças.

Sugestão:

O professor poderá propor  uma visita ao teatro ou convidar algum grupo, artista de teatro de sombra para fazer uma apresentação na escola. Após essa atividade os alunos irão fazer o registro através do desenho e escrita.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá considerar a participação, contribuição na elaboração da escrita do texto e colaboração do aluno na organização do teatro de sombras.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 1/6 - 16.67%
  • Quatro estrelas 3/6 - 50%
  • Três estrelas 1/6 - 16.67%
  • Duas estrelas 1/6 - 16.67%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • siomara, ume oswaldo justo. , São Paulo - disse:
    siomarafribeiro@hotmail.com

    20/04/2014

    Quatro estrelas

    legal,também precisava de uma estratégia e a sua é ótima.


  • Daniela, vera cruz , Goiás - disse:
    daniela.psyco@gmail.com

    03/11/2011

    Quatro estrelas

    adorei... vou fazer para as crianças da minha igreja


  • ELIANA GONSALES, FAMA , São Paulo - disse:
    elianagonsales@HOTMAIL.COM

    20/09/2011

    Quatro estrelas

    Já conhecia a idéia do meu tempo de criança na igreja, só precisava de uma orientação quanto aos materiais. Foi suficiente o que li aki! Parabéns e obrigaduuuuuuu "Agindo Deus quem poderá impedir!?" Holly Bible - meu manual de vida


  • Mônica Melo Barbosa, Faculdade Ipiranga , Pará - disse:
    monicarsmb@yahoo.com.br

    04/05/2011

    Cinco estrelas

    maravilhosa! obrigada pela orientação.


  • PETRONILDO BEZERRA DA SILVA, COLEGIO DE APLICACAO DO CE DA UFPE , Pernambuco - disse:
    npk@bol.com.br

    22/11/2010

    Três estrelas

    Olá professora, Gostaria de saber se você tem outras referencias, autores que fundamentam o uso do teatro de sombra na Educação Infantil. Além disso voce tem outras sugestões além do que encontramos na internet. desde já agradeço


  • Wiama de Jesus Freitas Lopes, Universidade Federal de São Carlos , São Paulo - disse:
    uiama@uol.com.br

    22/11/2010

    Duas estrelas

    Eu gostaria de saber como posso dar movimento aos bonecos. Digo isso quanto à articulação dos braços, pescoço e pernas em seus manuseios na ciaxo. As informações dispostas pela senhora já estavam no portaldos professore estão na íntegra no site: http://preeducarte.blogspot.com/ Eu já havia lido as informações prestadas, mesmo sem fonte, no link acima. Eu gostaria de conversar um pouco mais acerca de um diferencial em relação ao que já estava no link de origem do qual saiu sua aula.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.