18/11/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como produto histórico-cultural |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como apreciação |
Conhecer a história do teatro de sombra.
Identificar obras artísticas em diferentes acervos.
Vivenciar uma apresentação teatral.
História do Teatro.
O professor deve organizar uma exibição de vídeos para que os alunos possam apreciar o teatro de sombras. Após a apreciação dos vídeos o professor inicia uma conversa sobre o que assistiram. Depois, orienta os alunos a escreverem e desenharem o que chamou mais sua atenção.
Sugestão de vídeos:
A Lenda do Teatro de Sombra:
http://www.youtube.com/user/Artebrincante#p/a/u/2/QXMlVgNquNs
O professor deve pesquisar informações sobre a origem do teatro de sombras para contextualizar com a leitura de um texto. O professor ler para a turma o texto disponível no endereço abaixo:
http://www.lenderbook.com/sombras/index.asp
O professor irá propor a turma a leitura de parlendas, ditos populares. Com esses textos desenvolver uma dinâmica na qual as crianças irão fazer mímicas para os colegas descobrirem o que estão representando. Depois o professor sugere a mesma brincadeira usando as mãos. Para esse momento o professor monta o palco com um lençol/cortina branco(a). As crianças que irão representar ficarão atrás do palco e o professor acenderá uma lanterna por trás delas para dá o efeito de luz e sombra.
O professor poderá propor outra forma de fazer o teatro utilizando o data show para projetar as sombras.
Segue algumas parlendas:
www.suapesquisa.com/.../parlendas.htm
http://www.pedagogia.com.br/atividade.php?id=58
O professor propõe a montagem de um teatro de sombras. As crianças deverão criar coletivamente um texto. O professor deverá lembrar as crianças de pensar no cenário, nos personagen e nas ações. Assim, elas terão elementos para fazer os movimentos dos personagens. Depois, as crianças desenharão os personagens e ocenário em cartolina guache. Elas deverão recortar e colar em palito de picolé ou churrasco.
TEATRO DE SOMBRAS
Você vai precisar de:
- caixa de papelão
- 1 folha grande de papel transparente
- cartolina ou papelão
- 1 lanterna
- 1 tesoura sem ponta
- varetas finas de madeira
- cola ou fita adesiva
- pincel
Como fazer:
- Tire o fundo da caixa, a tampa e o lado de trás. Faça um recorte no formato de uma tela de TV, na frente da caixa.
- Recorte e cole quadradinhos de papelão e pinte a caixa com cores escuras para não vazar luz. Depois cole a folha de papel fino, por trás, tapando o buraco da frente.
- Agora, faça duas aberturas de 15cm nos dois lados da caixa. Para contar a sua história, recorte seus personagens em cartolina e cole na vareta com a fita adesiva. Pronto!
É só passar pelo buraco com as suas “sombras”, acender a lanterna por trás de tudo para as sombras aparecerem e fazer a sua apresentação!
Fonte:http://plimplimhistorias.blogspot.com/2009/02/teatro-de-sombras.html
Cada grupo irá apresentar o teatro de sombra que criaram. O Professor providencia um teatrinho de caixa/madeira ou lençol branco e lanterna. As crianças irão se organizar em dois grupos: apresentadores e platéia. Depois, as crianças que apresentaram o teatro irão sentar e o outro grupo irá fazer a sua apresentação. Combine com as crianças de fazer em outro dia uma apresentação para as turmas da escola. Exponha o texto de cada grupo e fotos da apresentação no mural da escola, socializando os trabalhos das crianças.
Sugestão:
O professor poderá propor uma visita ao teatro ou convidar algum grupo, artista de teatro de sombra para fazer uma apresentação na escola. Após essa atividade os alunos irão fazer o registro através do desenho e escrita.
Sugestão de links para pesquisa.
www.canalkids.com.br/arte/teatro/sombras.htm
http://plimplimhistorias.blogspot.com/2009/02/teatro-de-sombras.html
O professor deverá considerar a participação, contribuição na elaboração da escrita do texto e colaboração do aluno na organização do teatro de sombras.
Três estrelas 7 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/07/2014
Cinco estrelasmuito bem escrito e bem didático
20/04/2014
Quatro estrelaslegal,também precisava de uma estratégia e a sua é ótima.
03/11/2011
Quatro estrelasadorei... vou fazer para as crianças da minha igreja
20/09/2011
Quatro estrelasJá conhecia a idéia do meu tempo de criança na igreja, só precisava de uma orientação quanto aos materiais. Foi suficiente o que li aki! Parabéns e obrigaduuuuuuu "Agindo Deus quem poderá impedir!?" Holly Bible - meu manual de vida
04/05/2011
Cinco estrelasmaravilhosa! obrigada pela orientação.
22/11/2010
Três estrelasOlá professora, Gostaria de saber se você tem outras referencias, autores que fundamentam o uso do teatro de sombra na Educação Infantil. Além disso voce tem outras sugestões além do que encontramos na internet. desde já agradeço
22/11/2010
Duas estrelasEu gostaria de saber como posso dar movimento aos bonecos. Digo isso quanto à articulação dos braços, pescoço e pernas em seus manuseios na ciaxo. As informações dispostas pela senhora já estavam no portaldos professore estão na íntegra no site: http://preeducarte.blogspot.com/ Eu já havia lido as informações prestadas, mesmo sem fonte, no link acima. Eu gostaria de conversar um pouco mais acerca de um diferencial em relação ao que já estava no link de origem do qual saiu sua aula.