19/06/2009
Elvis Márcio Barbosa, Raquel Gomes de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Professor inicie a sua aula informando aos alunos a história do jogo de damas. Uma atividade que nasceu a mais de 4000 anos atrás com os povos do continente africano. Como material de apoio o professor poderá utilizar o seguinte endereço eletrônico:
http://www.topdam.com.br/release/historiamundial/
Imagem retirada do endereço eletrônico Topdam
Após o término desta atividade de introdução à aula, proponha aos alunos a construção de um tabuleiro de damas. O jogo damas é praticado sobre um tabuleiro quadrado com 64 casas, sendo 32 de coloração clara e 32 de coloração escura, na forma de quadrados menores dispostos alternadamente. O tabuleiro é colocado de forma que a casa escura do canto do tabuleiro fique à esquerda do jogador, conforme figura abaixo.
Para confeccionar o tabuleiro de damas sugerimos a coleta dos seguintes materiais:
1. folha de cartolina branca ou placa de E.V.A branca;
2. Caneta preta ou com coloração escura;
3. Tesoura;
4. Régua.
Inicie a construção recortando na cartolina ou na placa de EVA um quadrado de lado 16 centímetros. Cada quadrado menor que compõe o quadrado maior do tabuleiro deve ter medida lateral de 2 centímetros. Após confeccionar todos os quadrados menores que compõem o tabuleiro, pinte alternadamente de cor escura os quadrados menores. Veja a figura abaixo.
Medidas do tabuleiro do jogo de damas
Como pedras do jogo de damas o professor pode adotar 12 botões de camisa pretos e 12 botões de camisa brancos ou utilizar sobras do material, usado na confecção do tabuleiro, para construir as pedras. Antes de adotar uma postura lúdica, permitindo o inicio do jogo de damas entre os alunos, o professor pode aproveitar o momento para realizar algumas questões com a finalidade de relembrar conceitos geométricos de composição de figuras planas e área de figuras geométricas planas. Abaixo segue algumas sugestões para a discussão proposta.
1. Levando em consideração apenas os quadrados escuros do tabuleiro e unindo-os poderíamos formar um novo quadrado. Qual será a área deste quadrado formado?
2. Agora calcule a área do quadrado formado apenas pelos quadrados menores brancos?
3. Calcule a área do tabuleiro e faça uma comparação com a soma das áreas dos quadrados branco e preto das questões anteriores. Relate o que você percebeu.
4. Qual é o perímetro do tabuleiro?
Encerrada a parte da discussão tendo como objetivo relembrar alguns conceitos geométricos, o professor poderá informar as regras do jogo de damas e logo após estimular os alunos para formar duplas e iniciar uma partida. Como material de apoio o professor poderá utilizar o texto com as regras do jogo de damas alojado no endereço eletrônico abaixo:
http://www.rksoft.com.br/html/regras_damas.html
Após os alunos encerrarem uma partida no jogo de damas, proponha a seguinte questão.
Observe a seguinte pedra no tabuleiro abaixo. Como poderíamos atribuir um ponto de localização para a pedra?
Permita que os alunos reflitam sobre a questão proposta e conduza o grupo de alunos para a sala de informática. Neste ambiente, organize os alunos em grupos para ocupar todos os computadores disponíveis e na sequência peça que eles acessem os objetos de aprendizagem intitulados por Plano Cartesiano e Marcação de pontos num quadrante, alojados nos seguintes endereços eletrônicos:
http://www.skoool.pt/content/los/maths/cartesian/launch.html
http://www.skoool.pt/content/los/maths/polt_points_quad/launch.html
Tela do objeto de aprendizagem Plano cartesiano
Logo, após retome o problema envolvendo o tabuleiro de damas e questione os alunos sobre como poderiam agora proceder para informar o ponto de localização da pedra no tabuleiro de damas da questão proposta. Sugira para os alunos posicionarem, intuitivamente, o tabuleiro de damas no plano cartesiano, mais precisamente, no primeiro quadrante e depois marquem os pontos com auxilio do eixo das ordenadas e das abscissas.
Validando o conceito
Como forma de praticar os conceitos previamente assimilados o professor poderá solicitar aos alunos o acesso ao jogo “Coordenado”, por meio do endereço eletrônico abaixo:
http://www.skoool.pt/content/sims/maths/Co-ordinates/launch.html
Neste jogo um submarino esta localizado em uma parte do oceano demarcada por pontos cartesianos e o objetivo é afundar a embarcação com uma bomba, porém para que a bomba acerte a embarcação será necessário fornecer as coordenadas da localização do submarino.
Tela do jogo Coordenadas
Cinco estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
10/04/2012
Cinco estrelasEsta aula é uma ideia brilhante! Temos aí a interdisciplinaridade! Arte, Matemática, História.... Sou professora do Ensino do Uso da Biblioteca e tenho que trabalhar com os alunos do PROETI duas vezes por semana. Vou adaptar esta aula para trabalhar com eles, pois os alunos são do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Tenho certeza que eles vão gostar e aprender muito. Parabéns professores!!
22/05/2010
Cinco estrelasexcelente muito interativa e significativa para o aluno, parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasVocês estão de parabéns pelo trabalho. Essas atividades com certeza proporcionará aos alunos um amplo conhecimento em todas os conteúdos. Estarei confeccionando com os meus alunos o jogo de damas nas aulas de Artes. Continue assim... Vocês fazem a diferença na Educação brasileira. Abraços!!