08/06/2010
Maria da Conceição de Oliveiira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
· Identificar sons no ambiente.
· Identificar sons do corpo.
· Identificar sons de diferentes instrumentos musicais.
· Confeccionar objetos sonoros.
Não é necessário.
ATIVIDADE 1
Para esta atividade o professor propõe um passeio pela escola. Durante o passeio os alunos irão tentar identificar quais os sons que escutam e em quais espaços. Depois do passeio sonoro, o professor faz uma lista com ajuda dos alunos dos sons que eles escutaram e dos possíves objetos/pessoas/animais que produziram. Os alunos irão desenhar os objetos. Após o desenho, o professor poderá ouvir com os alunos um CD com diferentes sons gravados (telefone, passáros, carros etc) ou CD com sons da natureza.
ATIVIDADE 2
O professor propõe ao grupo reproduzir sons com diferentes partes do corpo. Em círculo, uma criança faz um som com alguma parte do corpo, por exemplo, bate palmas, todas as crianças irão repetir o som. A criança seguinte irá produzir outro som e assim continuará a atividade até que todos tenham participado. As crianças poderão cantar a música Casa do Zé.
ATIVIDADE 3
O professor deverá conversar com as crianças sobre o estilo de músicas que elas gostam, em seguida, falar que trouxe uma música para elas ouvirem. O professor deverá colocar a música clássica para os alunos ouvirem em silêncio.Após a escuta, a turma irá falar sobre o que sentiram. Questione: Qual o nome que se dá a esse tipo de música ? Conhecem o compositor ? Qual o ritmo dessa música? Que instrumentos musicais vocês conseguiram identificar ao ouvir a música?
O professor poderá mostrar alguns instrumentos musicais, caso tenha uma bandinha na escola. Ou organizar um passeio a uma escola de música.
ATIVIDADE 4 -
Para essa atividade o professor deverá solicitar material de sucata (garrafa pet, latas, copos de iogurte, etc.) sementes de feijão, arroz, contas. As crianças irão confeccionar alguns instrumentos musicais. Depois, as crianças poderão criar uma correografia de movimentos, usando os instrumentos e produzir alguns sons com o corpo.
Indicação de livro:
Tum Tum Tum: um Barulho do Corpo. Liliana Iacocca. Ática
Livros dos Sons.Liana Leão.Formato.
VÍDEO
Happy Feet.
O professor deverá observar se o aluno é capaz de:
Identificar sons no ambiente.
Identificar sons do corpo.
Identificar sons de diferentes instrumentos musicais.
Confeccionar objetos sonoros.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
11/09/2011
Cinco estrelasParabéns amiga ! seu trabalho só vem reforçar que para trabalharmos não só a música , mas , qualquer outro tema , é só termos prazer pelo que fazemos que o mais vem em acréscimo ,porque vamos as buscas. Já realizei uma aula semelhante a tua , só não construímos ainda os instrumentos. Mais já estamos reunindo os materias de sucata, em breve estamos realisando uma oficína para construção desses instrumentos. Um grande abraço. Goreth -educadora 3º ano ens fund I
04/07/2010
Quatro estrelasPROFESSORA, PARABÉNS! ESSA SUGESTÃO DE AULA PROVA QUE PARA INICIAR A CRIANÇA EM MÚSICA, BASTA QUERER! NÃO PRECISA SER NENHUM ESPECIALISTA...