31/05/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Para a realização dessas aulas, o aluno deverá saber diferenciar insetos de outros animais.
Estratégia e recursos da aula:
Você precisará de revistas, livros, material reciclável como copos descartáveis, caixa de papelão, uma lâmpada, etiquetas.
1ª Atividade –aproximadamente 60 minutos.
Professor faça a sensibilização com a turma mostrando imagens de insetos em livros, revistas e se for possível utilize o laboratório de informática para que eles possam ver imagens de insetos em sites da internet.
Em seguida, converse com os alunos sobre as características, importância e modos de vida dos insetos. Depois de ouvir as hipóteses e opiniões, peça para as crianças pesquisarem sobre esses temas (características, importância e modos de vida dos insetos) e anotarem no caderno.
Organize a turma em 3 grupos para cada um ficar responsável por um tema ou se preferir organize em 6 grupos, colocando 2 grupos para cada assunto. Utilize os sítios:
http://www.darwin.futuro.usp.br/site/borboleta/quadroteorico/c_carac.htm
http://www.entomologia.blogspot.com/
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/vida-inseto-488846.shtml
Neles você encontrará informações sobre o tema. Mas, caso não tenha disponível em sua escola o acesso a internet, leve para sala revistas, livros, textos informativos para que as crianças pesquisem. Proponha o registro utilizando uma tabela ou passe na lousa para sistematizar.
Veja uma sugestão:
INSETOS |
CARACTERÍSTICAS |
IMPORTÂNCIA |
MODOS DE VIDA |
|
|
|
|
Professor depois de concluída a pesquisa, promova a socialização na sala de aula das descobertas dos grupos, para isso solicite que um aluno de cada grupo apresente o que descobriram.
2ª Atividade - aproximadamente 60 minutos.
Professor nesse momento converse com os alunos sobre a variedade de insetos que existem, quais eles conhecem, já viram e tocaram.
Deverão escolher os insetos que irão compor o insetário. Para isso, seria interessante que cada um falasse o nome de um inseto e procurasse em casa, na escola ou em outro espaço capturar um exemplar para colocar no insetário. Mas oriente-os a fazer esta captura sempre acompanhados de um adulto, pois eles podem ser picados por um inseto vivo (abelhas, marimbondos, formigas), ou se arriscarem em contato com animais perigosos, como um escorpião.
Nos vários espaços que participamos sempre encontramos formiga, borboleta, vagalume, abelha, dentre outros já sem vida. Deixe claro que não é para sacrificar nenhum inseto, ou seja, matá-lo para trazer para escola.
Aproveitando essa atividade, providencie saquinho transparente e leve a turma para ir a “caça de insetos” na escola. Oriente os alunos para quando encontrarem um inseto morto o colocarem em um saquinho transparente até a confecção do insetário.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor chegou o grande momento para a turma, a construção do insetário a partir de materiais recicláveis.
Imagem do Insetário:
Fonte: Acervo da autora
Imagem do Insetário com a lâmpada acesa:
Fonte: Acervo da autora
Professor, você deverá avaliar essa aula, por meio da observação de todas as atividades realizadas pelos alunos e da análise dos registros, verificando se os alunos realizaram as atividades com compromisso e se conseguiram perceber as características, importância e modos de vida dos insetos.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/09/2013
Quatro estrelassou do 7 ano e meu prof. de ciencias me pediu pra fazer um desses realmente me ajudou bastante, OBG!!
19/10/2010
Cinco estrelasachei maravilhosa estou tentando montar um com meus alunos valeu.
22/09/2010
Três estrelasSua idéia foi bem legal, e melhor ainda, você usou poucos materiais e reciclado, pensando na questão ambiental, parabens!