Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Mandalas: uma debate entre o real e o virtual

 

11/02/2011

Autor e Coautor(es)
Denise Leipziger
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Ana Lúcia Ferreira Gonçalves

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Levantar hipóteses e tirar conclusões

- Debater as diferenças experimentadas nas vivências com mandalas (bidimensionais – tridimensionais - virtuais) -

- Pesquisar/ interagir  com diferentes tipos de mandalas

-Escrever uma poesia em forma de mandala

- Levantar hipóteses e tirar conclusões -

Duração das atividades
Aproximadamente 2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Não são necessários, mas sugerimos a leitura das seguintes aulas do Portal do Professor:

 1 -Aula :Mandala : uma forma divertida de estudar as sementes    Apesar desta aula ser dedicada ao ensino médio, ensina a construir uma interessante mandala decorativa, utilizando como “recursos sementes de vários tipos de plantas”  

 2-Aula : A Poética das Mandalas

Estratégias e recursos da aula

Primeira Parte: definir/identificar o que é uma mandala   O professor inicia a sua aula perguntando aos alunos se eles sabem o que é uma mandala. Possivelmente eles dirão que não sabem, mas com certeza já viram muitas mandalas, pois é uma forma muito comum na natureza e na decoração.

Reconhecendo Mandalas

he+Flower+Mandalas+Project.jpg (imagem JPEG, 500×375 pixels) 

O professor pode selecionar e mostrar aos seus alunos imagens ou objetos em forma de mandala e pedir que eles descubram o que eles tem em comum.   Exemplo:   Uma flor, margarida, sol, olho humano, teias de aranha etc . 

http://www.mundodasmandalas.com/album_o_que_e/pages/natureza_jpg.htm  

   http://farm4.static.flickr.com/3276/3038164362_c2a435acfc.jpg?v=0 

http://atelierenatafranca.com.br/Imagens/teia_da_aranha.jpg   

O professor solicita aos alunos que tentem definir o que é mandala.   Talvez eles encontrem dificuldades  e o professor explica que eles terão várias experiências com mandalas, e que ao final do processo, retornarão a esta discussão. 

1-Experiências bidimensionais com mandalas  -  colorindo mandalas no papel   

Cada aluno deve escolher uma mandala para colorir.  

http://www.mandalarbre.com/volume_1.htm 

http://www.desenhosparacolorir.org/desenhos/209-desenhos-para-colorir-Mandalas.html 

  http://piroalquimista.vilabol.uol.com.br/mandalas_para_colorir.htm  

   Ao final, o aluno deverá resumir numa palavra o que achou da experiência.   

 2-Colorindo mandalas on line  

 No Laboratório de Informática, os alunos deverão colorir mandalas .

  http://somostodosum.ig.com.br/clube/artigos.asp?id=2204  

 Ao final da tarefa, o aluno deverá resumir numa palavra o que achou da experiência.

  3-Andando sobre mandalas 

 O professor deve riscar mandalas no chão com giz, utilizar kangas ou colchas e pedir que cada aluno faça o caminho para o centro da mandala em silêncio, descanse um pouco no centro, retorne e caminhe de volta e resuma numa palavra o que sentiu. Logo após esta atividade , os alunos deverão produzir uma poesia e um desenho sobre a vivência.

tapete em forma de mandala -http://img2.mlstatic.com/jm/img?s=MLB&f=142818925_3302.jpg&v=O 

kanga em forma de mandala -http://img1.mlstatic.com/jm/img?s=MLB&f=112248608_6117.jpg&v=O  

Desenho de um Aluno:

  

Debate sobre as Experiências:

Sugestão de algumas perguntas.

1-É muito diferente a sensação entre andar numa mandala e colorir uma mandala? Por quê?

2-Comparem a atividade virtual com a real..(colorir a mandala on line e no papel)

3-Como você se sentiu colorindo uma mandala e caminhando sobre uma madala no chão.

4-Pedir que os alunos tentem com as suas palavras definir o que é uma mandala

Obs: Durante todo o debate permitir que os alunos se expressem da forma mais livre que puderem, associando a aula a experiências que já tiveram em outras situações fora  da escola .

3-Mandala das Associações com Palavras

A partir de uma palavra, escrita no cento de um sol , várias setas(raios de sol) saem e os alunos procuram/escrevem em cada raio, uma associação que fizer com a palavra dada.

Exemplo: palavra central :mandala

 Palavras dos  Raios: sol -amarelo-quente-centro-desenho-flor-olho-caracol-roda de bicicleta

3-Leitura das Palavras em torno da mandala

Solicitar que o aluno fixe o olhar no centro do dessenho e pronuncie mentalmente ''mandala' .Seguir então o primeiro raio do sol até a palavra 'sol'e dizer mentalmente 'sol'. Voltar para o centro do sol e repitam mentalmente a palavra 'mandala'.

Pedir aos alunos que prossigam, procurando o segundo raio do sol com a palavra 'amarelo' e repetir mentalmente a palavra, depois voltar para o centro do sol e repetir mentalmente 'amarelo'.

Fazer isto com todas as palavras,num movimento de vai e vem entre o centro da mandala e as 9 associações periféricas,no sentido do relógio, até que tenham feito uma volta completa.

Após este levantamento do campo semântico da palavra, os alunos são convidados a escrever uma poesia, música com o tema mandala.

http://www.utp.br/eletras/ea/eletras1/art02.htm 

Recursos Complementares

Sugestão de Atividade -  Assistir a vídeos sobre o tema no Youtube com mandalas apresentadas com músicas eletrônicas, calmas, de formas caleidoscópicas etc.Os alunos serão avaliados durante todo o processo (cooperação, respeito ao tempo da atividade e cumprimento de todas as tarefas.   Será verificado se os registros foram realizados de forma adequada.   Os alunos deverão definir o que é uma mandala e desenhar uma.     Definição mínima de mandala: Todo desenho que possui uma forma de mandala, tem um pointo central, que se torna o foco da imagem.   O professor que quiser ampliar os seus conhecimentos , consulte as aulas indicadas ni início deste plano de aula.              

http://www.youtube.com/watch?v=8jKb6tiTvRY  -http://www.youtube.com/watch?v=j5PHMyJ4Ijg&feature=rela

http://www.youtube.com/watch?v=j5PHMyJ4Ijg&feature=related 

http://www.youtube.com/watch?v=7jnQ_qAjy4E&feature=related 

http://www.youtube.com/watch?v=Zd_CQqo6poU&feature=related 

http://www.youtube.com/watch?v=4BGxQSR5Rh0&feature=related 

Avaliação

Os alunos serão avaliados durante todo o processo (cooperação, respeito ao tempo da atividade e cumprimento de todas as tarefas).

Será verificado se os registros foram realizados durante a aula de forma adequada.  

Os alunos deverão definir /desenhar uma mandala. 

 

Obs:

   Definição mínima de mandala: Todo desenho que possui uma forma de mandala, tem um ponto central, que se torna o foco da imagem.

  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.