11/02/2011
Ana Lúcia Ferreira Gonçalves
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Levantar hipóteses e tirar conclusões
- Debater as diferenças experimentadas nas vivências com mandalas (bidimensionais – tridimensionais - virtuais) -
- Pesquisar/ interagir com diferentes tipos de mandalas
-Escrever uma poesia em forma de mandala
- Levantar hipóteses e tirar conclusões -
- Não são necessários, mas sugerimos a leitura das seguintes aulas do Portal do Professor:
1 -Aula :Mandala : uma forma divertida de estudar as sementes Apesar desta aula ser dedicada ao ensino médio, ensina a construir uma interessante mandala decorativa, utilizando como “recursos sementes de vários tipos de plantas”
2-Aula : A Poética das Mandalas
Primeira Parte: definir/identificar o que é uma mandala O professor inicia a sua aula perguntando aos alunos se eles sabem o que é uma mandala. Possivelmente eles dirão que não sabem, mas com certeza já viram muitas mandalas, pois é uma forma muito comum na natureza e na decoração.
Reconhecendo Mandalas
he+Flower+Mandalas+Project.jpg (imagem JPEG, 500×375 pixels)
O professor pode selecionar e mostrar aos seus alunos imagens ou objetos em forma de mandala e pedir que eles descubram o que eles tem em comum. Exemplo: Uma flor, margarida, sol, olho humano, teias de aranha etc .
http://www.mundodasmandalas.com/album_o_que_e/pages/natureza_jpg.htm
http://farm4.static.flickr.com/3276/3038164362_c2a435acfc.jpg?v=0
http://atelierenatafranca.com.br/Imagens/teia_da_aranha.jpg
O professor solicita aos alunos que tentem definir o que é mandala. Talvez eles encontrem dificuldades e o professor explica que eles terão várias experiências com mandalas, e que ao final do processo, retornarão a esta discussão.
1-Experiências bidimensionais com mandalas - colorindo mandalas no papel
Cada aluno deve escolher uma mandala para colorir.
http://www.mandalarbre.com/volume_1.htm
http://www.desenhosparacolorir.org/desenhos/209-desenhos-para-colorir-Mandalas.html
http://piroalquimista.vilabol.uol.com.br/mandalas_para_colorir.htm
Ao final, o aluno deverá resumir numa palavra o que achou da experiência.
2-Colorindo mandalas on line
No Laboratório de Informática, os alunos deverão colorir mandalas .
http://somostodosum.ig.com.br/clube/artigos.asp?id=2204
Ao final da tarefa, o aluno deverá resumir numa palavra o que achou da experiência.
3-Andando sobre mandalas
O professor deve riscar mandalas no chão com giz, utilizar kangas ou colchas e pedir que cada aluno faça o caminho para o centro da mandala em silêncio, descanse um pouco no centro, retorne e caminhe de volta e resuma numa palavra o que sentiu. Logo após esta atividade , os alunos deverão produzir uma poesia e um desenho sobre a vivência.
tapete em forma de mandala -http://img2.mlstatic.com/jm/img?s=MLB&f=142818925_3302.jpg&v=O
kanga em forma de mandala -http://img1.mlstatic.com/jm/img?s=MLB&f=112248608_6117.jpg&v=O
Desenho de um Aluno:
Debate sobre as Experiências:
Sugestão de algumas perguntas.
1-É muito diferente a sensação entre andar numa mandala e colorir uma mandala? Por quê?
2-Comparem a atividade virtual com a real..(colorir a mandala on line e no papel)
3-Como você se sentiu colorindo uma mandala e caminhando sobre uma madala no chão.
4-Pedir que os alunos tentem com as suas palavras definir o que é uma mandala
Obs: Durante todo o debate permitir que os alunos se expressem da forma mais livre que puderem, associando a aula a experiências que já tiveram em outras situações fora da escola .
3-Mandala das Associações com Palavras
A partir de uma palavra, escrita no cento de um sol , várias setas(raios de sol) saem e os alunos procuram/escrevem em cada raio, uma associação que fizer com a palavra dada.
Exemplo: palavra central :mandala
Palavras dos Raios: sol -amarelo-quente-centro-desenho-flor-olho-caracol-roda de bicicleta
3-Leitura das Palavras em torno da mandala
Solicitar que o aluno fixe o olhar no centro do dessenho e pronuncie mentalmente ''mandala' .Seguir então o primeiro raio do sol até a palavra 'sol'e dizer mentalmente 'sol'. Voltar para o centro do sol e repitam mentalmente a palavra 'mandala'.
Pedir aos alunos que prossigam, procurando o segundo raio do sol com a palavra 'amarelo' e repetir mentalmente a palavra, depois voltar para o centro do sol e repetir mentalmente 'amarelo'.
Fazer isto com todas as palavras,num movimento de vai e vem entre o centro da mandala e as 9 associações periféricas,no sentido do relógio, até que tenham feito uma volta completa.
Após este levantamento do campo semântico da palavra, os alunos são convidados a escrever uma poesia, música com o tema mandala.
http://www.utp.br/eletras/ea/eletras1/art02.htm
Sugestão de Atividade - Assistir a vídeos sobre o tema no Youtube com mandalas apresentadas com músicas eletrônicas, calmas, de formas caleidoscópicas etc.Os alunos serão avaliados durante todo o processo (cooperação, respeito ao tempo da atividade e cumprimento de todas as tarefas. Será verificado se os registros foram realizados de forma adequada. Os alunos deverão definir o que é uma mandala e desenhar uma. Definição mínima de mandala: Todo desenho que possui uma forma de mandala, tem um pointo central, que se torna o foco da imagem. O professor que quiser ampliar os seus conhecimentos , consulte as aulas indicadas ni início deste plano de aula.
http://www.youtube.com/watch?v=8jKb6tiTvRY -http://www.youtube.com/watch?v=j5PHMyJ4Ijg&feature=rela
http://www.youtube.com/watch?v=j5PHMyJ4Ijg&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=7jnQ_qAjy4E&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=Zd_CQqo6poU&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=4BGxQSR5Rh0&feature=related
Os alunos serão avaliados durante todo o processo (cooperação, respeito ao tempo da atividade e cumprimento de todas as tarefas).
Será verificado se os registros foram realizados durante a aula de forma adequada.
Os alunos deverão definir /desenhar uma mandala.
Obs:
Definição mínima de mandala: Todo desenho que possui uma forma de mandala, tem um ponto central, que se torna o foco da imagem.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!