31/05/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Professor para essa atividade é importante que os alunos sejam capazes de expor suas ideias com coerência, clareza e objetividade.
Estratégia e recursos da aula
1ª atividade – 60 minutos
Professor sugerimos que trabalhe com os alunos possíveis transformações que acontecem na natureza. Solicite que digam o que pensam e o que sabem sobre esse tema. Depois de ouvir as opiniões e pensamentos sobre o tema, solicite aos alunos que consultem o dicionário, a fim de descobrirem o significado da palavra metamorfose. Peça que alguns leiam e expliquem o que entenderam.
Em seguida, proponha a contação da história “De lagarta a borboleta” da autora Camila de la Bedoyere editora Zastras, que tem como sinopse a sequência de vida da borboleta, que se inicia como lagarta, relatando fatos sobre sua forma, seus hábitos e modo de sobrevivência. Por meio de fotos e legendas, acompanha o acasalamento, a postura dos ovos, o nascimento e o crescimento da lagarta, sua transformação em pupa, a formação do casulo e a mudança de lagarta para borboleta, que logo recomeça mais um ciclo de vida. Ao final, há um glossário dos termos grifados e sugestões para pais e professores ampliarem o assunto com as crianças.
Imagem do Livro:
Fonte: Arquivo da autora
Outra história interessante que pode ser trabalhada é a seguinte:
Era uma vez… Uma lagarta envergonhada,
Que pelo chão se rastejava,
E todo mundo debochava: Que lagarta desengonçada, Feia e maltratada!
Ninguém, dela, gostava, As pessoas, ela, assustava. Pobre Dona Lagarta…
Muito triste ficou, E sentindo-se desprezada, Em um casulo se fechou. E assim…
Passaram-se os dias, Ninguém, a sua falta, sentia,
Até que em belo cenário, Enquanto o sol, a vida, aquecia, E a rosa, o jardim, floria, Em um galho pendurado, O casulo se abria. E uma linda borboleta, De asas bem coloridas, O casulo deixou,
Alegrando nossa vida. E, todos viram o milagre, Que a natureza preparou,
A feia e envergonhada lagarta, Na borboleta se transformou.
Já não era desengonçada, Mas, linda e cheia de graça, E a todos superou.
Pois, não mais se rastejava, Pelo contrário, voava, O céu, enfim, conquistou.
(Vera Ribeiro Guedes)
Utilizando a imaginação das crianças por intermédio da história proponha uma ilustração desenvolvendo cada passo percorrido na metamorfose da borboleta.
2ª Atividade - aproximadamente 60 minutos
Professor, antes dessa atividade, seria interessante providenciar um casulo para os alunos conhecerem e acompanharem sua metamorfose constatando como realmente ocorre esse processo. É importante elaborar com a turma uma ficha para registrar, diariamente, as alterações observadas no casulo. Se não encontrá-lo ou quiser reforçar a observação feita, leve os alunos à sala de multimídia para ver um vídeo real de transformação, sugerimos:
VÍDEO: A METAMORFOSE DA BORBOLETA
http://www.youtube.com/watch?v=nrw9qtpQeDc
e/ou
VÍDEO: O BRASIL É O BICHO: A transformação da borboleta
http://www.youtube.com/watch?v=Z2boqV1FyPk
Aproveitando a presença na sala de multimídia, acesse o sitio http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=991&sid=2 que também trata sobre as fases da transformação da borboleta, o qual vai enriquecer os conhecimentos construídos sobre o tema.
Depois de assistir aos vídeos, reúna a turma em três grupos e providencie cartolina branca. Cada grupo deverá representar utilizando como recurso massinha de modelar ou pintura cada fase da metamorfose da borboleta: 1ª ovo, 3ª pupa e 4ª adulto. Em seguida, exponha os trabalhos pela sala, a fim de que sejam visitados pelos pais dos alunos e outras turmas. Veja uma sugestão:
FASES DA METAMORFOSES DA BORBOLETA
Alunos:_________________________________________________ 2º ano_____
1ª fase: ovo
|
2ª fase: larva
|
3ª fase: pupa |
4ª fase: adulta |
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor aproveitando os mesmos grupos organize-os para elaborarem uma produção de texto coletivo sobre a metamorfose da borboleta. Os grupos deverão escrever o passo a passo da transformação ocorrida. Nesse sentido, irão descrever o que aconteceu em cada fase observada.
Professor caminhe pela sala e ajude os grupos a formularem frases coesas contendo com objetividade todos os detalhes da observação.
Quando todos os grupos terminarem, peça para trocarem as produções de texto, e fazerem uma leitura cuidadosa, verificando se o grupo descreveu todos os passos. Concluída essa etapa solicite que o grupo avaliador devolva o texto ao grupo de origem. Em seguida, cada grupo deverá ser orientado para ler, em voz alta para a turma, o texto que elaborou.
http://escritos.adrifil.net/borboleta.html
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/fundamentos/escrever-verdade-427139.shtml
Professor avalie como foi o interesse da turma pela utilização de acervo de Literatura Infantil para auxiliar na aprendizagem de conteúdo de Ciências. Verifique se os alunos conseguiram se expressar oralmente e por meio do desenho, da pintura ou massinhas e pela escrita com a produção de texto os conhecimentos construídos sobre a Metamorfose da Borboleta. Registre todos os aspectos que considerar relevantes para serem retomados e ou reforçados.
Quatro estrelas 6 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
02/05/2013
Cinco estrelasAmei seu plano de aula. Realizei na minha sala de aula do 1º ano, a experiência da transformação da borboleta, colocando a lagarta em um recipiente transparente com folhas para ela se alimentar e furos na tampa para ela respirar. Ela se transformou em borboleta em menos de uma semana. Fomos no jardim da escola e soltamos a borboleta para recomeçar outro ciclo.
22/04/2012
Cinco estrelasExcelente aula. Dá para utilizar realmente, desde a fase inicial da Educação Infantil. Obrigada por partilhar. Abraços Profª Neusa
27/09/2011
Cinco estrelasGostei muito do metodo de ensino, muito eficaz, traz o aluno a pesquisa e o conhecimento.
09/06/2011
Cinco estrelasboa noite Adorei a historia , a aula.Estava procurando uma historia para ensinar a metamorfose da borboleta ,perfeita a historia para trabalhar com meus alunos. muito obrigada! Luci
13/12/2010
Cinco estrelasFiquei muito feliz ao ver meu texto publicado no portal do MEC. Sou escritora infantil, há muito procurando uma oportunidade de publicação dos meus livros, todos voltados para a educação. Possuo um livro publicado com o patrocínio da Prefeitura de Juiz de Fora. Gostaria de saber como vocês acessaram meu texto. Tenho um blog onde divulgo minhas poesias infantis e alguns trabalhos feitos nas escolas da região www.verarguedes.blogspot.com Atenciosamente, Vera Ribeiro Guedes
17/10/2010
Quatro estrelasAchei muito legal e criativo, esta de parabéns pois usei estes dados para fazer um trabalho em sala com as crianças.