Início do Conteúdo
No mundo das cores e sabores
23/06/2010
Autor e Coautor(es)
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino |
Componente Curricular |
Tema |
Educação Infantil |
Linguagem oral e escrita |
Falar e escutar |
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Experimentar as frutas de forma natural, identificando as respectivas cores.
- Adquirir novos hábitos alimentares.
- Estabelecer relações e desenvolver capacidade ligada à identificação de atributos como forma, textura, tamanho, sabor, cores, odores.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Despertar o hábito e gosto das crianças pelas frutas.
Estratégias e recursos da aula
1º momento:
- Conversar em roda sobre a importância da ingestão de frutas,legumes, verduras e alimentos lácteos para a saúde, a necessidade de higienizarmos os alimentos, alimentos prejudiciais a saúde quando ingerido em excesso, etc. Montar um mural sobre as frutas preferidas das crianças.
2º momento: Visando os hábitos alimentares saudáveis, propor semanalmente o “Dia da Fruta”, pensando nas frutas da época.
- Explorar a textura, cor tamanho, paladar.
- Realizar a tentativa da escrita do nome da fruta.
3º momento: Dia da salada de frutas.
- A criança terá a liberdade para levar a fruta que mais gosta.
- Socializar com crianças as frutas que trouxeram, fazendo a contagem de quantas frutas recebemos de casa, quantas iguais, quantas da mesma cor.
- Montar um quadro coletivo com as devidas informações.
- No dia da salada de frutas, propor para as crianças, fazerem a degustação de olhos vendados, tentando descobrir as frutas pelo tato, olfato e o paladar.
4º momento: Brincando com as frutas
- Percepção visual: Esconder uma fruta e a criança deverá adivinhar.
- Olfativa: Tampar os olhos da criança ela deverá adivinhar qual a fruta pelo olfato.
- Gustativa: Experimentar falando se é doce ou azeda, ou amarga.
Recursos Complementares
- Frutas
- Papel Kraft
- Canetinhas
Avaliação
A avaliação ocorrerá de maneira coletiva, com a participação do grupo, através da observação da professora em relação à mudança de hábitos e comportamentos das crianças.
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
Opiniões
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.
CRÉDITOS AOS ILUSTRADORES DOS ÍCONES
Foi detectado que você está utilizando um navegador muito antigo, o que pode acarretar em problemas na visualização e navegação deste site.
Por favor, atualize a versão do seu navegador para entrar no portal.