24/06/2010
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
1º Momento: Ditados populares com rima
1. Inicie a aula lendo algumas rimas presentes em alguns ditados populares. Sugestões:
2. Escreva estas rimas em um porta-texto;
3. Levante com as crianças as seguintes questões:
4. Peça para que as crianças repitam as palavras rimadas oralmente;
5. Solicite que elas sugiram outras palavras rimadas;
6. Escreva estas palavras no porta-texto;
2º Momento: Dominó da Rima
1. Disponibilize 21 tirinhas de papelão recortadas na forma de retângulo como se fosse uma peça de dominó;
2. Disponibilize também 21 gravuras de animais, objetos, alimentos que possam ser rimados;
3. Solicite que as crianças confeccionem o jogo. Peça para recortarem as gravuras e colarem nas tirinhas de papelão;
4. Antes de iniciar a brincadeira, reforce para as crianças o conceito de rima, em linguagem de fácil entendimento e adequada para faixa etária, que a rima representa a correspondência sonora entre duas palavras a partir da vogal da sílaba tônica (“a sílaba mais forte da palavra”). Por exemplo, rato rima pato ou com gato, jacaré rima com pé ou café, etc.
5. Divida as crianças em duplas;
6. Disponibilize o dominó confeccionado por eles e inicie a brincadeira. Ressalte que as regras da brincadeira são as mesmas do dominó, mas neste caso, as crianças deverão ser alertadas ao fato de que as correspondências devem ser feitas pelas rimas, por exemplo, deverão unir a gravura do gato à do rato.
3º Momento: Pesquisa
Envie uma pesquisa para casa, solicitando aos pais que descubram, juntamente com as crianças, os significados dos ditados populares trabalhados no início da aula. Ao final da pesquisa, as crianças deverão representar as palavras rimadas através de um desenho.
4º Momento: Painel de rimas
Materiais:
Produza com as crianças um painel de imagens rimadas. Peça que elas procurem em revistas imagens que possuam seus nomes rimados. Exemplo: pão e limão, jacaré e café, fome e come, etc. À medida que as crianças forem encontrando palavras, a professora deverá escrever o nome destas palavras nas fichas para fixar no painel. Convide às crianças a participarem deste momento de escrita, explore as sílabas tônicas que proporcionam rimas.
Para esta aula, não utilizou-se de recursos complementares.
Cabe ao professor, deixar as crianças experimentarem, criarem estratégias e pensarem sobre as diferentes possibilidades de rima. É preciso também pensar desafios diferentes e garantir que o trabalho com as rimas seja contínuo (ou até diário). O painel das rimas criadas pelas crianças é uma excelente estratégia para exposição dos trabalhos da turma.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/09/2011
Cinco estrelasAchei excelente esta aula, pois acredito que desde o ensino infantil já deve ser despertado o gosto pela poesia e pelas rimas; sou professora de Língua Portuguesa da Educação Básica 5ª a 8ª série e sei das dificuldades que os alunos encontram em ler e/ou construir rimas.
04/07/2011
Cinco estrelasNo percurso, uma atenção também será dedicada aos transeuntes e motoristas, que receberão um panfleto indicando o motivo da mobilização e as principais reivindicações apresentadas.