26/07/2010
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Compreender a organização da história de vida marcada pelo tempo.
Ter noção da sua história de vida.
Atividade 1 - Pesquisar momentos importante que marcaram a vida dos alunos.
1º momento - O professor faz o levantamento da linha histórica de vida das crianças realçando os fatos importantes que marcaram suas vidas. O professor então poderá ir registrando o que as crianças vão falando. Em seguida o professor poderá montar uma linha do tempo. Poderá explicar que a linha do tempo serve para colocar acontecimentos numa ordem histórica. Ao colocar estes acontecimentos em ordem, deve-se chamar a atenção das crianças a ordem dos fatos, seguindo do mais antigo para o mais recente.
Fonte: http://www.ensinoarterede-eav.org.br/2009/images/stories/pesquisa/linhaTempo_cap_S.png
2º momento - O professor poderá dividir a sala em grupos. Dividirá os fatos entre eles. As crianças poderão ordenar esses fatos e depois o grupo colará na linha do tempo.
3º momento - Após a montagem da linha do tempo o professor poderá perguntar as crianças que fatos são mais antigos e quais fatos são mais recentes. O professor ao final conclui dizendo que a cada dia que vivemos vão surgindo novos fatos e outros vão ficando cada vez mais antigos (no passado).
4º momento - a criança pesquisa junto a família acontecimento importantes na sua vida. Para isso deve fazer uma linha histórica do nascimento ao momento atual da sua vida, O marcador são os anos sucessivos e a história de vida de cada crianças é o elemento de destaque dos acontecimentos principais. Para cada fato importante, a criança cola um símbolo que poderá escolher entre objetos pessoais, fotos ou gravuras de revistas.
5º momento - Poderá então se fazer uma exposição na sala e convidar crianças de outras turmas para apreciarem a construção da linha do tempo (história de vida) construídas pelas crianças. Os pais também poderão ser convidados. As crianças poderão está explicando como foi desenvolvido o trabalho e o que representa aqueles símbolos colocados na linha do tempo e porque escolheu tal símbolo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cronologia_da_Hist%C3%B3ria_do_Mundo
http://peadclaudiacosta.pbworks.com/f/linha%20do%20tempo%20pessoal.JPG
No final da aula o professor analisa o entendimento dos alunos sobre a organização da história de vida marcada pelo tempo.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!