23/08/2010
Edson Luís Nunes, José Marcelo Gomes e José Ângelo de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Movimento, variações e conservações |
Ensino Médio | Física | Som, imagem e informação |
Ensino Médio | Física | Equipamentos elétricos e telecomunicações |
Ensino Médio | Física | Oscilações, ondas, óptica e radiação |
Para um melhor aproveitamento desta aula é aconselhável que antes se tenha passado pela aula
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18813
apresentada neste portal pelos mesmos autores desta aula.
Inicie esta distribuindo o texto "Movimento de uma partícula", obtido do site: http://profs.ccems.pt/PauloPortugal/PHYSICA/Magnetico/Magnetico.html
Distribua os alunos em grupos, para realizarem a atividade 1, descrita a seguir.
Na figura 1 está representado o movimento de uma partícula carregada com carga positiva no interior de uma região de campo magnético uniforme. Primeiro para campo orientado horizontalmente saindo dos olhos do observador para a tela do computador e abaixo numa região onde o campo está orientado verticalmente para baixo. Em ambos casos a partícula desloca de forma que a velocidade está perpendicularmente ao campo magnético.
Figura 1. Trajetória de uma partícula num campo magnético uniforme. Imagem obtida do site: http://profs.ccems.pt/PauloPortugal/PHYSICA/Magnetico/mag4.jpg
Distribua o texto : "Movimentos particulares de uma partícula eletrizada num campo magnético uniforme" do site http://www.colegioweb.com.br/fisica/movimentos-particulares-de-uma-particula-eletrizada-num-campo-magnetico-uniforme .
Peça aos alunos que, em grupo, discutam este texto, com o objetivo de verificar a veracidade das afirmações que seguem após a figura 2.
Figura 2. O raio da trajetória de uma partícula em movimento circular num campo magnético uniforme.http://www.iped.com.br/sie/uploads/19094.jpg
Na figura 3 é apresentada, de forma resumida, a dedução da equação do raio de uma partícula de carga q , massa m e velocidade v, deslocando num campo magnético uniforme de intensidade B.
Figura 3. Dedução da equação do raio R de uma partícula de carga q, massa m e velocidade v deslocando num campo de intensidade B. http://www.iped.com.br/sie/uploads/19097.jpg
Distribua o texto a seguir "O que são aceleradores de partículas e porque são importantes?", obtido da UFRJ no endereço a seguir: http://omnis.if.ufrj.br/~fatomica/acelera.html
Figura 4. O LHC , túnel do maior acelerador de partículas do mundo, onde pode registrado o momento da colisão de prótons criando subpartículas. http://onadadordainternet.files.wordpress.com/2008/09/lhc.jpeg
Exiba o filme que mostra que o maior acelerador de partículas do mundo, que demorou 20 anos para ser construído. O LHC é o acelerador de partículas nuclear no CERN e está pronto e as experiências já começaram. O LHC foi construído em Genebra, sob a fronteira entre França e Suíça. O LHC. é um túnel circular com um acelerador de partículas nuclear que visa dividir a matéria para se descobrir mais a fundo sobre a composição do Universo,seu custo foi de mais de 8 bilhões de dólares. Os cientistas e pesquisadores do centro de pesquisa internacional pretendem recriar o Big-Bang em laboratório. Acelerador de partículas reproduz o primeiro instante do universo. http://www.youtube.com/watch?v=E97Udi8opQI&feature=related
Uma matéria exibindo o momento histórico da inauguração do LHC pode ser acessada em: http://viveraciencia.wordpress.com/2010/03/30/lhc/
Após a exibição do filme promova um debate relacionando a grande aplicabilidade do LHC para novas descobertas científicas. Faça uma listagem das aplicações e discuta a importância destes novos conhecimentos para a humanidade.
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