24/06/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
O professor deverá providenciar materiais necessários para produzir alguns cartazes.
Inicie a aula no laboratório de informática e divida a turma em grupos de três ou quatro alunos. Junto com os alunos crie um blog que será utilizado para o compartilhamento das informações coletadas ao longo da aula. Coloque o seguinte título no blog: Radioatividade: benefícios ou malefícios?
Para a criação do blog acesse o site abaixo:
http://www.criarumblog.com/pt/criar-um-blog-gratis/criar-blog-gratis.htm
Esse site permite criar um blog gratuitamente.
Após a criação do blog peça para os alunos pesquisarem na internet sobre o acidente de Chernobyl. Após a pesquisa peça para que os alunos coloquem essas informações no blog. Informe aos alunos que, em 1986, o acidente de Chernobyl foi causado por uma falha humana e que na explosão foram 31 vítimas fatais, e foram hospitalizadas outras 132 pessoas. Além disso, o acidente causou a morte de milhares de pessoas (são estimadas 28 mil). Em seguida coloque o texto abaixo no blog e peça para que os alunos leiam:
O desastre da desinformação radioativa
Em 13 de setembro de 1987, Roberto e Wagner, deram início, na cidade de Goiânia, GO, ao maior desastre radioativo da história brasileira. Na busca de ferro-velho para vender, eles encontraram, num prédio abandonado num antigo hospital, um bloco metálico pesando aproximadamente 100 kg. Levaram o bloco para casa, abriram e encontraram uma cápsula de aproximadamente 20 g de cloreto de césio-137 (CsCl), um sal branco que, no escuro, brilhava emitindo uma luz de coloração azulada.
Dois dias depois, venderam o material (invólucro e fonte) a Devair, dono de um ferro-velho. Encantado com o brilho do pó branco, Devair levou-o para casa e passou a exibi-lo ás pessoas.
Maravilhados, adultos e crianças manipularam o material, que foi considerado “sobrenatural” e distribuído aos familiares dos envolvidos.
Dias depois, as pessoas começaram a passar mal, apresentando náuseas, vômito, tonturas e diarréia, em farmácias e hospitais foram tratadas como portadoras de doenças infecto-contagiosas.
Duas semanas depois, assustadas com o surto de doentes, Maria Gabriela, esposa de Devair, pegou um ônibus e levou o pó ao Centro de Vigilância Sanitári a, dizendo: “Meu povo está morrendo”. O médico do centro, após vários diagnósticos, solicitou a presença de um físico, desconfiado de que o caso fosse de contaminação por uma fonte radioativa.
O bloco metálico pertencia a um aparelho de radioterapia, cujo uso, manutenção e guarda são sujeitos a rigoroso controle. No entanto, encontrava-se abandonados entre outros materiais hospitalares.
Quatro pessoas morreram: Maria Gabriela, Leide, sua sobrinha, Israel e Admilson, estes dois eram funcionários do ferro velho. Anos depois, mais três vítimas fatais, entre elas Devair. Mais de 250 pessoas foram contaminadas, apresentando queimaduras e outros sintomas.
Fonte (com adaptações): Química e Sociedade: volume único, ensino médio / Wildson Luiz Pereira dos Santos, Gérson de Souza Mol, (coord.). – São Paulo: Nova Geração, 2005.
Link da imagem: http://stat.correioweb.com.br/cw/EDICAO_20070914/fotos/a12-1.jpg
Após a leitura do texto faça a seguinte pergunta aos alunos: que medidas poderiam ser tomadas para evitar o acidente de Goiânia e Chernobyl? Os alunos deverão responder a essa questão e colocar a resposta no blog para que os outros alunos possam ler. Peça para que cada grupo crie medidas que devem ser tomadas para evitar acidentes com materiais radioativos. Feito isso, o professor junto com a turma deverá criar um cartaz que resuma as idéias de todos os alunos.
Coloque as questões a seguir no blog:
1 – Por que o acidente afetou o turismo em Goiânia?
2 – O que foi feito com o material contaminado com o césio-137?
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