14/07/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Cuidados do corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Com as aulas propostas o aluno poderá descobrir a importância da higiene bucal, tomar conhecimento sobre os dentes de leite, compreender os cuidados que se deve ter com os dentes a partir de palestras com profissionais da saúde, bem como confeccionar cartazes para conscientização fixando-os pela escola.
Professor, para a realização desta aula é necessário que já tenha trabalhado com o aluno a importância do diálogo e da troca de ideias na sala de aula, bem como os hábitos de higiene sugeridos na aula do Portal do Professor intitulada de “Higiene e Saúde” no sítio: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4758.
Atividade 1: aproximadamente 60 minutos
Professor, inicie a aula dialogando com a turma sobre a função dos dentes para nós. A turma deverá perceber que os dentes são utilizados por nós para auxiliar na mastigação. Depois, disponibilize uma cópia do texto abaixo da Revista Recreio para cada aluno. Faça a leitura com a turma e descubram a função dos dentes para os seres humanos e para alguns animais como o castor, morsa, javali e o coelho:
Fonte: http://recreionline.abril.com.br/fique_dentro/ciencia/corpohumano/conteudo_49544.shtml
Professor, converse com a turma sobre os dentes de leite e os dentes permanentes. Sonde com a turma a quantidade de dentes que cada aluno já trocou pelo permanente. Organize a turma em duplas para observarem os dentes do colega. Solicite que observem a quantidade de dentes superiores e inferiores do colega e registrem em seus cadernos. Veja o exemplo abaixo:
OBSERVANDO NOSSOS DENTES
Nome do colega:____________________________________________________
Quantidade de dentes superiores:_______________________________________
Quantidade de dentes inferiores:_________________________________________
Quantidade de dentes de leite:___________________________________________
Quantidade de dentes permanentes:_______________________________________
Depois desta sondagem, faça um diálogo com a turma sobre os registros de cada aluno. Auxilie a turma a perceber as diferenças e semelhanças com relação às diferentes quantidades de dentes. Agora, organize a turma para ouvir a história “Turma da Mônica e a Saúde Bucal” sugerida abaixo:
Fonte: http://www.monica.com.br/institut/s-bucal/pag1.htm
A partir da escuta da história e das observações das imagens, descubra se na turma alguém já sentiu dor de dente e em que momento isso aconteceu. Indague sobre o que foi feito para que amenizasse a dor. Como outra sugestão, assita ao vídeo sugerido no sítio da TV Escola e descubra com a turma a importância dos cuidados com os dentes e a necessidade da visita ao dentista.
Sítio: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=870
Procure convidar um profissional da saúde bucal para fazer uma palestra para a turma, no sentido de esclarecer e informar sobre a importância da higiene bucal mesmo quando ainda temos apenas dente de leite.
Atividade 2: aproximadamente 60 minutos
Professor, para esta aula organize a turma em uma roda de conversa. Busque dialogar com os alunos sobre o que utilizam diariamente para escovar os dentes. Registre as falas em um cartaz para ser afixado na sala de aula. Depois, construa outro cartaz com o grupo, contendo a quantidade de vezes e os horários em que habitualmente, escovam os dentes. Explique para a turma que as ideias colocadas nos cartazes são as ações da turma no dia a dia e que irão estudar para descobrir mais sobre a higiene bucal. Para iniciar os estudos, disponibilize a letra da música sugerida abaixo para cada criança.
Dentes Limpinhos
Turma da Mônica
Se eu quiser um sorriso bonito
Que vai me deixar bem legal
Vou ter que usar uma escova macia
E um fio dental
Usar o fio dental direitinho
Passando lá no meio dos dentes
Eu pego a sujeirinha e esconde
E fico mais contente
Com a escova de dentes escovando os meus dentes
Vou aperender que é a sim
De cima para baixo
De baixo para cima
Vou limpando até o fim Massageando a minha gengiva
Meus dentes vão ficar bem fortinhos
Depois só um pouquinho flúor
Que dentes bonitinhos
Lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá
lá, lá
Lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá
lá, lá
Lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá
Lá, lá, lá, lá, lá
(Repete Refrão)
Massageando a minha gengiva
Meus dentes vão ficar bem fortinhos
Depois só um pouquinho flúor
Que dentes bonitinhos
Lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá
lá, lá
Lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá
lá, lá
Lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá,
lá, lá
Lá, lá, lá, lá, lá
Fonte: http://letras.terra.com.br/turma-da-monica/477132/
Após a leitura da letra da música, a turma poderá inventar um ritmo para cantá-la. Agora, converse com os alunos sobre o conteúdo da música: que para ter um sorriso bonito é preciso cuidar, escovando os dentes, usando fio dental e uma escova macia. não há necessidade de colocar força na escova, o que importa são os movimentos regulares que terão de fazer. Professor, faça uma demonstração de como utilizar aescova de dentes e/ou convide um profissional da área para fazê-lo. Proponha um desafio para a turma de escrever o que precisamos fazer para manter os dentes fortes e saudáveis. Depois, leve a turma ao Laboratório de Informática e assista com eles o vídeo abaixo:
Escolinha de Música - 04 - Lavar os dentes
Sítio: http://www.youtube.com/watch?v=nl_dTKfbgAc&feature=related
Como tarefa de casa, solicite que cada criança traga para a escola um “Kit” de higiene bucal contendo: escova de dente, creme dental e fio dental que utiliza diretamente.
Atividade 3: aproximadamente 60
Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa e com cada aluno com o seu “Kit” de higiene bucal. Solicite que cada um demonstre a forma como escova os dentes diariamente. Se achar interessante, poderá levar a turma em um local com pia e torneira e fazer a demonstração com a própria escovação das crianças. Aproveite a oportunidade para verificar se internalizaram as informações dadas anteriormente. Agora, leve a turma à sala multimídia da escola e assista ao vídeo sugerido abaixo:
Ratinho escovando os dentes
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=z1AW2hj65Zc&feature=related
Após assistirem ao vídeo, peça que cada aluno comente se a forma como escova os dentes atualmente tem alguma diferença da que foi relatada no vídeo. Agora, organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos e distribua cartazes para socializar o aprendizado sobre a higiene bucal. Os grupos poderão pensar sobre:
1) O que precisamos para fazer uma boa escovação.
2) Horários da escovação.
3) Como escovar os dentes, dentre outras informações.
Depois, cada aluno poderá fazer um registro no caderno sobre a forma correta de escovar os dentes, ilustrando cada etapa descrita. Concluída a atividade de registro, cada um poderá socializar seu trabalho para apreciação da turma.
Para outras informações acesse o sítio: http://www.youtube.com/watch?v=ojL1bI40O1Y&feature=related
Professor, a avaliação deverá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observação das vivências em cada atividade proposta e registros individuais de cada aluno. É importante perceber a compreensão da turma sobre a importância da higiene bucal.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!