Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Higiene e Saúde

 

19/08/2009

Autor(es) e Coautor(es)
imagem do usuário

LUCIANA SOARES MUNIZ

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

imagem do usuário

ANA MARIA FEROLA DA SILVA NUNES

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

imagem do usuário

PATRICIA CARVALHO PACHECO

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

imagem do usuário

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

imagem do usuário

ELIANA APARECIDA CARLETO

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula você professor/a terá a oportunidade de trabalhar questões relacionadas à higiene e saúde, que fazem parte do dia-a-dia das crianças, visando à formação de hábitos e atitudes que contribuam para a prevenção de doenças e qualidade de vida.

Duração das atividades
Aproximadamente 120 minutos – duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Inicie a aula verificando o que os/as alunos/as já sabem sobre hábitos de higiene pessoal. Converse com a turma sobre a escovação dos dentes, os momentos de lavar as mãos, bem como sobre a importância do banho em nosso dia-a-dia.

Estratégias e recursos da aula

Para boa introdução e aprofundamento sobre o tema sugerimos a você professor/a que organize os/as alunos/as em uma roda para facilitar o diálogo inicial sobre o tema.

Atividade 1:

Com os/as alunos/as organizados/as em círculo, inicie com uma conversa sobre o corpo. Faça perguntas que instiguem os/as alunos/as a pensarem sobre a temática tais como: em que momentos precisamos escovar os dentes e lavar as mãos? Como tenho cuidado do meu corpo durante o banho? O que acontece com nosso corpo se não cuidamos dos hábitos de higiene?

Depois faça uma dinâmica cujo objetivo é demonstrar as diferenças, ou seja, a forma singular com que cada um/a observa o corpo humano. Para essa atividade, vamos precisar de folha de papel branco, lápis de escrever e de colorir. Com a turma organizada em círculo entregue uma folha para cada participante e um lápis de escrever. Coloque uma música para tocar e ao seu sinal as crianças começam a desenhar um corpo humano. Espere alguns segundos e pare a música. As crianças passam sua folha desenhada para o/a colega da esquerda e recebe a folha do/a colega da direita. A música é reiniciada e cada um/a continua o desenho do/a outro/a colega. A dinâmica continua até cada desenho retornar para seu/sua dono/a. Após a dinâmica, converse com a turma sobre as diferenças e semelhanças nos desenhos e como cada um/a contribuiu com o desenho do/a outro/a. Aproveite o momento para expor as imagens produzidas na parede ou mural da sala de aula.

 

Atividade 2: Na sala de Multimídia

Leve seus/suas alunos/as para a sala Multimídia da escola e acesse o sítio:

undefined

http://www.youtube.com/watch?v=vrJON1wq95c

Você irá encontrar o vídeo no You Tube: “Ratinho Castelo Rá-tim-bum”.

 

Ratinho Tomando Banho
Castelo Ra-Tim-Bum


Tchau preguiça
Tchau sujeira
Adeus cheirinho de suor
Oh...
Lava lava lava
Lava lava lava
Uma orelha uma orelha
Outra orelha outra orelha
Lava lava lava lava
Lava a testa, a bochecha,
Lava o queixo
Lava a coxa
E lava até...
Meu pé
Meu querido pé
Que me agüenta o dia inteiro
Oh Oh
E o meu nariz
Meu pescoço
Meu tórax
O meu bumbum
E também o fazedor de xixi
Oh...
La la
Laia laia la
Laia la la la
Laia la
La la la la la
Hum... Ainda não acabou não
Vem cá vem... vem
Uma enxugadinha aqui
Uma coçadinha ali
Faz a volta e põe a roupa de paxá
Ahh!
Banho é bom
Banho é bom
Banho é muito bom
Agora acabou!

 

Assista ao vídeo com os/as alunos/as e invente com eles/elas uma coreografia para a música. Aproveite para explorar os nomes de algumas partes do corpo e como fazemos a higiene de cada parte durante o banho. É muito interessant e filmar este momento em que os/as alunos/as interagem e depois passar a filmagem para que eles/elas assistam.
Sugestão: Se em sua escola tiver uma ducha, peça que cada aluno/a traga para a escola sabonete, xampu, condicionador, bucha e outros materiais utilizados no momento do banho. Peça que todos venham com roupa de banho e dê uma aula prática sobre os hábitos de higiene no banho.
Professor/a aproveite o tema higiene e saúde para trabalhar com a turma a importância do esporte e de uma boa alimentação para nossa saúde. Para isso, sugerimos um vídeo interessante que dispõe de informações relevantes e até mesmo uma sugestão de brincadeira para ser feita com a turma o HANDBOLICHE.

Link do Recurso no site do Banco Internacional de Objetos Educacionais:

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8600

 

Com o sítio abaixo podemos ter mais informações acerca da temática higiene e saúde:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=6&outrosPaises=false

Em sala de aula:

De posse de algumas revistas oriente os/as alunos/as a procurarem diferentes imagens ou mesmo montar frases que abordem sobre a questão da higiene e saúde do nosso corpo. Este é um excelente momento para um trabalho em grupo. Desta forma, organize os/as alunos/as em grupos de quatro ou cinco participantes e explique o objetivo da atividade, qual seja, montar um painel que ilustre a importância dos hábitos de higiene e saúde para ser divulgado na escola. Enquanto os/as alunos/as trabalham, registre este momento através de fotos e depois as apresente para os/as alunos/as e seus familiares para ilustrar o trabalho e o envolvimento de cada um/a.

Socializar as descobertas:

Quando todos os grupos terminarem de organizar o seu painel, faça uma apresentação na sala de aula em que cada grupo tenha a oportunidade de mostrar para a turma o que aprendeu. Aproveite este momento para instigar a participação da turma quanto ao trabalho dos/as colegas, emitindo sugestões. Auxilie os grupos na organização dos trabalhos e escolha um melhor local na escola para fazer a exposição dos painéis.

Avaliação

A avaliação permeia todo o processo de ensino-aprendizagem. Sugerimos que você professor/a faça observações durante toda a atividade para verificar o interesse e envolvimento da turma quanto ao tema proposto. Lembre-se que este é um tema que faz parte das vivências diárias da criança e que por isso necessita ser contextualizado ao longo de todo o caminho percorrido.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 20 classificações

  • Cinco estrelas 17/20 - 85%
  • Quatro estrelas 2/20 - 10%
  • Três estrelas 1/20 - 5%
  • Duas estrelas 0/20 - 0%
  • Uma estrela 0/20 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • carolina, CRAS , Minas Gerais - disse:
    carolinasilvaribeiro@gmail.com

    04/11/2013

    Cinco estrelas

    muito boa a sua idéia vou aplicar com meu grupo.


  • thatiane nascimento da silva, PEDRO DE FRANCA REIS , Alagoas - disse:
    thaty.deusefiel2012@hotmail.com

    20/06/2012

    Cinco estrelas

    Excelente aula, com certeza as crianças vão adorar. Parabéns!


  • larissa, CMEI NM 7 , Pernambuco - disse:
    larissa.morico@hotmail.com

    24/04/2012

    Cinco estrelas

    muito conveniente! parabéns pelas idéias


  • Maria Aparecida Dias de Moura, Secretaria Municipal de Educação , Mato Grosso do Sul - disse:
    ccida_moura@yahoo.com.br

    16/02/2012

    Cinco estrelas

    Professora, parabéns!!! A sua criatividade nos inspirou! Estamos trabalhando com disciplinas da parte diversificada do curriculo da escola de educação integral e essa é uma ótima atividade para os professores sensibilizarem os alunos. Obrigada por compartilhar!!!


  • marcia, particular , Bahia - disse:
    anunciacao.marcia@hotmail.com

    14/01/2012

    Cinco estrelas

    amei as dicas me ajudaram muito


  • GY´LL, ba , Bahia - disse:
    gildiamantenegro@hotmail.com

    17/10/2011

    Cinco estrelas

    muiito boom parabéns me ajudou muito nessa minha nova jornada de ser professora.


  • Elissangela Coelho, Escola Municipal Vital brasil , Paraná - disse:
    elissangelacoelho@hotmail.com

    18/09/2011

    Cinco estrelas

    A aula é excelente para trabalhar a higiene de forma lúdica e concreta. Todo ensino deve ser baseado nesses critérios dessa forma a criança sente prazer em aprender e consegue adquirir novos conhecimentos. toda criança se interessa no que de alguma forma chame sua atenção se a aula é só prática se torma monotoma e sem vida mais quando o lúdico se faz presente o aprendizado acontece espontaneamente sem o professor precisar cobrar tanto que decorem a matéria.


  • davi, universidade sao lucas , Rondônia - disse:
    esther_gama@hotmail.com

    07/08/2011

    Cinco estrelas

    muito bom! me ajugou muito!


  • Carolina, Colégio Abílio Cesar Borges , Bahia - disse:
    carolinapereira08@hotmail.com

    20/07/2011

    Cinco estrelas

    Ameiiiiiiiiiiiiiii! Muito bom mesmo!


  • Marinelia, oiticica , Acre - disse:
    pimentavcgosta@hotmail.com

    12/07/2011

    Cinco estrelas

    muito criativo


  • Daniela, Outros Países - disse:
    daniela_william@yahoo.com.br

    26/05/2011

    Cinco estrelas

    Adorei!


  • georgiana, serviço de convivência e fortalecimento de vínculos , Rio de Janeiro - disse:
    georgianacesario1@hotmail.com

    26/03/2011

    Três estrelas

    Gostei muito das atividades,vou utilizar com meus alunos.


  • maria mirtes lima barros, ESCOLA MUNICIPAL SÃO JOSÉ , Goiás - disse:
    mmirtesbarros@hotmail.com

    09/03/2011

    Quatro estrelas

    Ótimaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa...


  • dayana, Nascer Saint Germain , Rio de Janeiro - disse:
    dayanasilvateixeira@hotmail.com

    25/01/2011

    Cinco estrelas

    Adorei a aula, e concerteza a utilizarei com meus alunos.


  • Oziane , Escola Municipal Jandira Botelho , Pernambuco - disse:
    ozianelima@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Esse trabalho é mais que excelente, pois dá sugestões importante para se trabalhar a higiene corporal das crianças no seu dia a dia. Essa dinâmica me ajudou bastante, no trabalho com meus alunos. Muito obrigada e parabéns pelo excelente trabalho!


  • Valdirene, Aluna do curso do proinfo , Goiás - disse:
    valdirene_claudia@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Esta aula é ótima, porque é desenvolvida de forma interativa, dinâmica e contextualizada , pois há exposição das aprendizagens tanto de maneira oral, quanto escrita, recorre a pesquisas, recorte e colagem, confecção cartazes, há momento lúdico. Concomitantemente a estas ações os alunos ainda tem oportunidade de relacionar e aprender por intermédio do uso das tecnologias.


  • lara soares de lima, Centro Educacional Evoluir , Minas Gerais - disse:
    lara-denis@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei, trabalhar de modo dinâmico com as crianças faz com que se tornam importantes e isso com o que voce aplica, parabens.


  • cicerowellensomsousa, Escola Estadual Presidente Médice , Pernambuco - disse:
    wellensomsousa@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    nota 10


  • Edna Lucia, C.E. Álvaro alvim , Rio de Janeiro - disse:
    esiqueira@prof.educacao.rj.gov.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Aula dinâmica, contextualizada, interagindo constantemente com os alunos e fazendo-os ver a utilidade da tecnologia para o desenvolvimento da sua aprendizagem.


  • Danielly Balieiro, Associação dos Moradores Do B. Terra Firme. , Pará - disse:
    dcbalieiro@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Essa aula é excelente vou adaptá-la e trabalhar com meus alunos .Adorei.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.