Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Música – Expressividade – Contraste (parte 2)

 

05/07/2010

Autor e Coautor(es)
LUCIANO CINTRA SILVEIRA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Médio Artes Música: Estruturas morfológicas
Ensino Fundamental Final Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Música: desenvolvimento da linguagem musical
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Médio Artes Música: Estruturas sintáticas
Ensino Médio Artes Música: Canal
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta aula faz parte da coleção Música – Expressividade que tem como objetivo conduzir a escuta apreciativa e analítica dos alunos a um foco previamente proposto. Dessa forma, pretende-se desenvolver conceitos sobre forma, contrastes, repetições e variações, e estabelecer uma relação desses elementos com níveis diversos de expressividades.

Nesta aula, o aluno deverá escutar e analisar um exemplo musical, e aprenderá a identificar as diferentes partes, a determinar seus tamanhos e a estabelecer as relações internas da construção composicional e suas correspondências com os diversos níveis de expressividade. O aspecto gráfico será explorado também com objetivo de desenvolver a habilidade de criar e interpretar representações gráficas para o material sonoro.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno tenha elaborada a noção de tempo e pulso, a habilidade de escuta atenciosa e de compreensão de grafias alternativas. A habilidade de distinguir diferentes timbres já deve estar construída. É interessante também que o aluno já conheça os sons dos intrumentos musicais e tenha condição de associar o som ao nome da fonte sonora, ao menos em termos de família de instrumentos (Ex.: Instrumentos de sopro ou de cordas etc).

Estratégias e recursos da aula

Distribua as letras da música no início da aula para que sirvam de apoio para uma primeira audição. Nesse momento, os alunos devem tomar contato com a música, estabelecer algumas relações genéricas sobre forma e dinâmica. Não é necessário fazer uma análise de forma detalhada mas, se for de sua vontade, consulte a aula Música – Expressividade – Forma. Veja o link:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20572 

Em seguida, peça aos alunos que observem entradas e saídas de instrumentos ou grupos de instrumentos. Nesse momento, deixe que eles comentem livremente, à medida em que a música é reproduzida. Entradas de ‘baterias’, de ‘guitarras’, de ‘violinos’ e de ‘instrumentos de sopro’ podem ser identificadas pelos alunos com outros nomes, caso não conheçam esses instrumentos. Na verdade, isso não importa nessa aula, e não é nosso objetivo trabalhar com identificação dos timbres pelos seus nomes formais, e sim, criar com os alunos a habilidade de distinguir variações expressivas, a partir de variações timbrísticas. Eventualmente, a título de exemplo, eles podem identificar algum som importante – sob o ponto de vista deles, naturalmente – e não saber o nome dessa fonte sonora. Nesse caso, qualquer nome pode ser usado, um nome que os alunos escolham.

Atividade 1

Terminada essa primeira fase, escreva no quadro os nomes de todas as fontes sonoras observadas pelos alunos, criando uma lista, como no exemplo abaixo:

Tabela 1

Voz

Violão

Bandolim

Pandeiro

Flauta

Clarineta

Coral

Atividade 2

Explique aos alunos que agora eles devem observar com atenção apenas uma dessas fontes de cada vez, e que devem apontar o momento em que a fonte sonora aparece na música e a hora em que ela sai, para que se possa registrar o tempo onde ocorrem os eventos. Coloque a música para tocar e peça aos alunos que acompanhem contando o pulso. Quando a primeira fonte sonora listada surgir na música, eles devem levantar a mão. Nesse momento, você pausa a música e anota quantos tempos foram contados, preenchendo a tabela da seguinte forma, por exemplo:

Tabela 2

Entrada

Saída

Voz

13

Violão

Bandolim

Pandeiro

Flauta

Clarineta

Coral

Solte a pausa, e só pare a música quando eles apontarem o momento de saída da fonte sonora, identificando o momento de saída:

Tabela 3

Entrada

Saída

Voz

13

76

Violão

Bandolim

Pandeiro

Flauta

Clarineta

Coral

Proceda assim, sucessivamente, até completar o preenchimento da tabela:

Tabela 4

Entrada

Saída

Voz

13

76

Violão

1

188

Bandolim

1

188

Pandeiro

1

188

Flauta

1

12

Clarineta

1

12

Coral

141

172

Considere agora as diferentes entradas, caso existam. Em nosso exemplo hipotético, temos: um solo de flauta em 77, um solo de clarineta em 93, a volta da voz em 109, e uma coda em 173:

Tabela 5

Entrada

Saída

Entrada

Saída

Entrada

Saída

Entrada

Saída

Entrada

Saída

Entrada

Saída

Entrada

Saída

Voz

13

76

109

140

Violão

1

188

Bandolim

1

188

Pandeiro

1

188

Flauta

1

12

77

92

173

188

Clarineta

1

12

93

108

173

188

Coral

141

172

Atividade 3

Em um terceiro momento, use cores para destacar as concomitâncias, sugerindo a noção de massa sonora:

Tabela 6

Entrada

Saída

Entrada

Saída

Entrada

Saída

Entrada

Saída

Entrada

Saída

Entrada

Saída

Entrada

Saída

Voz

13

76

109

140

Violão

1

188

Bandolim

1

188

Pandeiro

1

188

Flauta

1

12

77

92

173

188

Clarineta

1

12

93

108

173

188

Coral

141

172

Peça que os alunos observem e comentem os trechos onde existem mais cores diferentes na mesma coluna, e explore a questão da massa sonora.

Finalmente os alunos devem representar as entradas e saídas com formas retangulares, alinhadas às fontes sonoras respectivas, e de extensão proporcional ao tempo medido. O resultado conforme nosso exemplo hipotético deve ser:

Figura 1 - Atividade 6

Dicas:

1)      Ao longo do processo de observação das entradas e saídas de cada fonte, explore com os alunos a questão fraseológica para que não se entenda pausa como saída. Caso os alunos não tenham conhecimento prévio sobre pausa e/ou frase musical, você pode inclusive problematizar essa questão para desenvolvimento posterior.

 2)      Se preferir, use a marcação de tempo em segundos, o que pode ser verificado no visor do CD Player. Nesse caso, você não estaria exercitando a percepção de pulso com os alunos, mas por outro lado estaria criando condições para trabalhos com ferramentas de informática, caso seja esse seu objetivo a longo prazo.  

Observação

Nessa aula, o exemplo usado foi a canção "Conversa de Botequim", de Noel Rosa e Vadico, em uma gravação feita para o Livro "História da Música Popular Brasileira para Crianças"(1), com arranjo de Roberto Gnattali. Nesse arranjo, há uma introdução de 3 compassos, um solo de flauta de 4 compassos, um solo de clarineta de 4 compassos e uma coda de 4 compassos, construindo, então, a seguinte forma:

- Intro..............................................................3 compassos

- 1ª estrofe (de 'Seu garçom... até ..."futebol")......8 compassos

- 2ª estrofe (de 'Se você'...até...'cinzeiro').............8 compassos

- Solos.............................................................8 compassos

- 3ª estrofe (de 'Telefone'....até...'em frente')........8 compassos

- Repetição da 1ª estrofe cantada em coro.............8 compassos

- Coda..............................................................4 compassos

Alguns links para a canção "Conversa de Botequim":

http://www.youtube.com/watch?v=uM4WP5eGPBw 

http://www.youtube.com/watch?v=R16SBEdaaEg  

http://www.youtube.com/watch?v=z34T8MEagy0&feature=related 

(1) CIT, Simone et al. História da Música Popular Brasileira para Crianças. [s.l.]: [s.d].     

(2) Consideramos a música "Conversa de Botequim" em compasso quaternário, a despeito do que usualmente se usa para transcrição do samba (compasso binário), por entendermos que, por questões fraseológicas, a música se estrutura em compassos quaternários. Ainda não existe um consenso sobre o samba, de maneira geral, ser binário ou quaternário, e nós nos alinhamos com a proposta de entendimento que aponta para uma estrutura quaternária, pelo motivo exposto.

Recursos Complementares

O professor deverá usar um cd gravado com a música escolhida, cópias da letra da música e um aparelho de som para audição.

Caso haja necessidade, consulte a aula anterior:

Música – Expressividade – Contraste (parte 1)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20573 

Avaliação

Durante todo o processo, observe as colocações dos alunos e considere todos os problemas levantados, explicando ou mesmo demonstrando o porquê da escolha certa. Ao final da aula, peça aos alunos que façam em grupos de 4 a 6 integrantes, o mesmo trabalho com uma música de livre escolha. A representação das variações timbrísticas, a contagem dos tempos, a coerência das proporcionalidades e sua distribuição junto às linhas guias com a música escolhida, serão os critérios da avaliação.

  1. O aluno distinguiu os diferentes timbres existentes na música?
  2. O aluno observou corretamente as entradas e saídas com seus respectivos tempos/compassos?
  3. O aluno desenvolveu corretamente a notação, respeitando as proporcionalidades, coerentemente com o material sonoro e com suas próprias observações?
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.