01/12/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Associar palavras e figuras tendo como base as palavras e objetos da música
Desenvolver a coordenação motora fina, através de recorte e colagem de objetos com a letra P
Produzir frases a partir dos recortes de objetos inseridos, dois objetos em uma mesma frase.
Desenvolver a linguagem oral através da apresentação das frases produzidas.
O aluno deve estar inserido no processo de alfabetização e letramento
Momento 1
A professora deve apresentar para a turma a música "Letra P", de Rogério Azeredo. Um aparelho áudio-visual deve ser providenciado anteriormente para essa aula.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=u4Ho96XzBhs&feature=related
A música pode ser repetida para que as crianças tentem cantar e assimilem algumas palavras com a letra P, presentes na canção.
Perguntar:
Momento 2
Entregar uma folha de cada atividade abaixo para os alunos e deixá-los colorir. Terminando, devem recortar e colar cada imagem no seu devido lugar, escrevendo o nome do objeto.
Momento 3
Em uma folha de papel A4, ou no caderno, a professora pedirá que as crianças copiem:
Momento 4
Cada criança lerá para a turma a frase que escreveu. Os colegas devem falar qual ou quais palavra(s) com a letra P foram usadas.
Atividade sugerida: http://www.espie.cinted.ufrgs.br/~sdullius/objeto2/Pio.htm
Observar o envolvimento das crianças durante as atividades propostas
Avaliar as dificuldades de cada aluno em relação à escrita: ortografia.
Observar se os alunos tiveram avanço em relação à fase da escrita em que se encontram (pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético). Essa análise servirá de diagnóstico para a elaboração de atividades que visem o avanço da escrita.
Avaliar se conseguiram escrever o nome das figuras, associando às suas respectivas imagens através da atividade de recorte e colagem
Analisar se foram capazes de redigir frases com duas palavras iniciadas com a letra P.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/04/2012
Cinco estrelasMuito criativa a atividade, principalmente a construção de frases.Gostei.