Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


LEITURA E PESQUISA: FESTAS JUNINAS

 

30/08/2010

Autor e Coautor(es)
Soymara Vieira Emiliao
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Simone Alencastre, Gloria Maria e Miriam Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Utilizar métodos de pesquisa e de produção de textos de conteúdo histórico;
  • Reconhecer e valorizar o patrimônio sociocultural brasileiro;
  • Reconhecer a construção histórica e cultural  realizada pelos sujeitos;
  • Compreender a leitura como fonte de informação,
Duração das atividades
1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem ser leitores e escritores iniciantes.

Estratégias e recursos da aula

1º Atividade

Professor inicie a aula  informando que,  devido a aproximação da festa junina da escola, a turma montará um mural sobre o tema . Para isso é necessário fazer um levantamento prévio dos conhecimentos que já possuem . A atividade Imagem-Legenda é uma boa estratégia. A turma precisa primeiramente  se familiarizar com o estilo das legendas e observar como são escritas. Distribua revistas e jornais. Deixe os alunos explorá-los livremente e peça que encontrem legendas.

Exemplos de legendas:

Discuta as características linguísticas: são textos curtos? São descritivos? São diferentes do que encontramos nas histórias? Registre as conclusões através de um texto coletivo.

2 º Atividade

Organize a turma em duplas produtivas, quer dizer, com conhecimentos complementares e próximos sobre a leitura e escrita. Apresente uma série de imagens sobre a festa junina   que podem ser obtidos em revistas, jornais ou mesmo na internet. Abaixo relacionei alguns sites onde é possível baixar essas imagens.

http://www.google.com/images?hl=en&q=festa+junina+imagens&um=1&ie=UTF-8&source=univ&ei=q511TJ-sJIXGsAP6o8GgDQ&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=1&ved=0CCQQsAQwAA&biw=1345&bih=530  http://files6.com/baixar_imagens_de_festa_junina   

Segue abaixo algum exemplos de ilustrações:

Peça que cada grupo escolha uma imagem. Explique para o  grande grupo os motivos que  a escolheu e  peça que volte para seus lugares para pensar em uma legenda para tal imagem. Avise-os que nesse momento ainda não é necessário escrever, apenas debater com o parceiro uma boa idéia de legenda. Após a escolha das imagens por todas as duplas, elas retornam para contar qual a legenda escolhida. Nesse momento cabe ao professor ajudá-los a ajustar os modos de falar aos modos de escrever, dentro das características do texto legenda. Peça  que as duplas escrevam no papel a primeira versão da legenda. Nesse momento, circule pela classe e faça intervenções que ajudem as crianças a pensar sobre a escrita enquanto realizam a tarefa.

3º Atividade

Após o término da escrita da primeira versão, as duplas são convidadas a escrever a frase no quadro para a revisão coletiva. O objetivo, além da revisão gramatical, é explicitar os problemas em relação à interpretação das informações por parte dos alunos que não são seus autores. Desta forma, propõe-se a interação dos autores reais com leitores potenciais. Com a transcrição no  quadro , peça que a turma sugira mudanças, justifique cada uma delas e avalie o resultado. As duplas voltam pra seus lugares para escrever a versão final.

Oriente-os a colar a legenda abaixo da imagem e exponha no mural da classe.

4º atividade:

Aponte que todas as informações que eles possuem  estão ligadas as suas vivências individuais e que a festa junina  foi sendo construída e modificada pelos sujeitos que atuavam sobre ela nesses muitos anos de existência. Discuta com eles: Seus pais participavam da festa junina da mesma forma que hoje vocês  participam? E seus avós? E na época das bisavós já existia festa junina? Como e quando começou essa tradição cultural? Registre as conclusões através de um texto coletivo.

Abaixo relaciono dois links para pesquisa do professor:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_junina  

http://www.brasilescola.com/detalhes-festa-junina/origem-festa-junina.htm      

5º atividade

Proponha  a realização de uma pesquisa  para a busca de informações visandoa  elaboração de  texto para o mural.

Para a pesquisa, organize uma visita ao laboratório de informática, onde, ainda em duplas, poderão buscar informações históricas sobre a festa. É importante ensiná-los a manusear as ferramentas de busca e os sites que são confiáveis do ponto de vista acadêmico. Circule entre os computadores auxiliando e orientando a pesquisa. Segue abaixo alguns endereços de sites de buscas e  de pesquisa escolar:

Sites de busca:

http://www.google.com.br/  

http://br.yahoo.com/   

http://cade.search.yahoo.com/  

http://www.aonde.com.br/  

Sites de pesquisa escolar:

http://educacao.uol.com.br/ensino-fundamental/  

http://www.bussolaescolar.com.br/  

http://www.pesquisaescolar.com.br/pesquisaescolar/  

http://www.enciclopedia.com.br/   

6º Atividade:

Retorne para sala, solicite a leitura dos resultados das pesquisas e com o grupo  elabore e organize as informações obtidas em texto coletivo. Lembre-os da importância de ajustar a linguagem, tendo em vista o suporte (mural) e do público ( alunos da escola)  a quem se destina o texto.

Recursos Complementares
Avaliação

Devem ser avaliados:

1° O interesse de cada um nas atividades;

2° A integração  de cada dupla, no saber ouvir e  compartilhar ideias;

3° Os avanços na produção textual, seja na forma oral e escrita;

4º O desenvolvimento  das habilidades de pesquisa nas ferramentas virtuais;

5º  Os avanços na compreensão das irregularidades e regularidades ortográficas;

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.