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Influência da Lua no ambiente terrestre

 

17/09/2010

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Conservação dos alimentos no cotidiano: avaliando alguns métodos

SELMA GONZAGA SILVA, Cláudia Regina Montes Gumerato

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Investigar as crenças a respeito da influência da Lua na Biosfera.

Verificar a comprovação científica dessas crenças.

Duração das atividades
3 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Fases da Lua

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Abordagem do tema

Você já viu a Lua nos formatos apresentados nessa imagem no seu dia-a-dia?

http://www.fashionbubbles.com/wp-content/uploads/2009/07/fases-da-lua02.jpg.   Acessado em 02/06/2010.

Após projetar a imagem utilizando data show ou retroprojetor, o professor deverá desencadear uma discussão a partir de algumas questões norteadoras, tais como: 

Questões para discussão.

  • O que essa imagem representa?
  •  Você consegue nomear o fenômeno representado?
  • Por que esse fenômeno acontece?
  • Quantas fases da Lua é possível identificar na imagem? Quais?

Ao ouvir as considerações dos alunos o professor deverá registrar no quadro os aspectos mais relevantes. Ao final, elaborar uma síntese dessas falas e propor que os alunos copiem em seus cadernos.

Após esse momento de diagnóstico dos conhecimentos prévios dos alunos, o professor exporá um vídeo para relembrar as fases da Lua.

http://www.youtube.com/watch?v=gM0RIZDZ7e8. Acessado em 02/06/2010 

Sugerimos que esse momento da aula seja no laboratório de informática, onde pequenos grupos de alunos possam acessar o vídeo diretamente da internet. Se não houver essa possibilidade, o professor poderá projetá-lo utilizando o data show.

Após a exibição do vídeo o professor deverá  lançar as seguintes questões:

  • Muitas pessoas acreditam que a Lua, em suas diferentes fases, tem uma grande influência no ambiente terrestre.Você conhece alguma dessas crenças?
  • Há também algumas lendas envolvendo as fases da Lua. Você conhece alguma?

O professor deverá enumerar no quadro as crenças e lendas citadas pelos alunos. Terminado esse levantamento, deverá lançar a seguinte pergunta: 

Essas crenças são comprovadas cientificamente? Quais seriam verdadeiras e quais seriam apenas superstições?

Orientar aos alunos para que, em casa, façam entrevistas com pessoas de sua convivência a respeito das crenças sobre a influência da Lua no ambiente terrestre. Cada entrevistado deverá responder a perguntas como as sugeridas a seguir.

  • Você acredita que a Lua tem influência no ambiente terrestre?
  • Explique as situações em que isso acontece.
  • Conhece alguma lenda envolvendo as fases da Lua? 

Atividade 2

Levantamento dos dados trazidos de casa pelos alunos.

O professor deverá registrar no quadro as crenças à medida que os alunos forem socializando para a turma. Quantificar e eleger aquelas que mais aparecem. Provavelmente vai aparecer a influência da Lua no corte de cabelo, na agricultura, nas crises de pessoas com problemas psiquiátricos, nas cirurgias e dores nas articulações, nas dietas para emagrecimento etc.

Fazer o mesmo com as lendas e mitos. Provavelmente vai aparecer a lenda do lobisomem, da mula sem cabeça e das imagens na Lua.

Em seguida, montar um pequeno texto coletivo, registrando-o no quadro para que todos possam anotar no caderno. Esse texto será referência para o trabalho a ser montado na próxima atividade.

Após esse momento, o professor deverá propor aos alunos que  façam uma pesquisa na internet a respeito de crenças, lendas e mitos sobre a influência da Lua no ambiente terrestre e sua comprovação científica. Sugerimos alguns vídeos que apontam algumas dessas crenças numa abordagem que traz à tona a  discussão a respeito da ausência de comprovação científica para a maioria delas.

Sugerimos que esse momento da aula seja no laboratório de informática, onde pequenos grupos de alunos possam acessar os vídeos diretamente da internet. Se não houver essa possibilidade, o professor poderá projetá-los utilizando o data show.

Se o professor fizer uma projeção única para toda a turma, sugerimos que faça comentários após cada vídeo. Se os alunos acessarem em pequenos grupos é importante que o professor circule pela sala, esclarecendo prováveis dúvidas.

Vídeos Influência da Lua no ambiente terrestre

Esses dois vídeos abordam algumas lendas como a do lobisomem e crenças/mitos como a influência da Lua Cheia no comportamento humano e de outros  animais. Apresentam  com detalhes a questão dos mitos/lendas a respeito das imagens que as pessoas acreditam ver na Lua.

Esses dois vídeos apresentam discussões e pesquisas a respeito da influência do empuxo gravitacional da Lua, em diferentes fases, no comportamento humano, nas atividades vulcânicas, terremotos e tsunamis.

 Após assistirem aos vídeos o professor deverá propor algumas questões para discussão em grupos de 4 alunos.

 Sugestões de questões para discussão dos vídeos.

  • O que significa a palavra "lunático"? Por quê?
  • Quais são as crenças/mitos de que a Lua influencia o comportamento humano e de outros animais? Eles têm comprovação científica?
  • Qual é o efeito da Lua nas marés? Essa influência tem comprovação científica? Como acontece esse fenômeno?
  • Há cientistas investigando a influência da Lua em fenômenos terrestres como erupções vulcânicas e terremotos. Como isso aconteceria? Já conseguiram comprovar cientificamente?

O professor deverá ficar atento às questões abordadas.

Na realidade a única influência da Lua no ambiente terrestre comprovada cientificamente é nas marés, que acontecem em decorrência da ação gravitacional do Sol e da Lua sobre a Terra. Por estar mais próxima da Terra a ação gravitacional da Lua é bem maior.

Muitas das pesquisas apresentadas nos vídeos, como a influência da Lua nos terremotos e atividades vulcânicas, ainda estão em andamento e não há uma comprovação científica.

Possibilidade de interdisciplinaridade: Nesse momento propomos uma abordagem das lendas envolvendo a Lua na perspectiva da interdisciplinaridade. O professor de Língua Portuguesa poderá abordar o tema por meio de leituras específicas a esse respeito.O professor de Artes poderá, a partir das informações contidas nos textos e nos vídeos,  montar com os alunos uma peça de teatro a ser exibida ao público em eventos culturais da escola. Para isso, devem acontecer  reuniões entre esses  profissionais para planejamentos e encaminhamentos. Esses professores deverão estar em sintonia, dialogando sempre, durante o tempo de execução dessa etapa interdisciplinar. 

Atividade 3

Organizar os alunos nos mesmos grupos da atividade anterior para que, de posse das informações registradas desde a primeira atividade, possam elaborar um texto no qual exponham, de maneira clara e organizada, o que aprenderam com essas atividades. O texto deve ter pelo menos três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Alguns itens deverão ser contemplados no desenvolvimento do texto:

As crenças sobre a influência da Lua verificadas por meio das entrevistas com familiares;

As influências da Lua apresentadas nos vídeos;

Explicações científicas para o fenômeno das marés;

Pesquisas que estão sendo realizadas e que ainda não tiveram uma conclusão/comprovação científica.

Após organizar os textos cada grupo de alunos deverá apresentá-los para a turma. O professor deverá organizar uma discussão a respeito de itens mais polêmicos e fechar as atividades destacando que há muitas perguntas sem respostas a respeito da influência da Lua no ambiente terrestre.

É um bom momento para explorar a História da Ciência, falando  a respeito do processo de produção do conhecimento científico. Há várias hipóteses, várias observações, mas poucas comprovações científicas a esse respeito.

Seria interessante que o  professor compilasse todas as informações coletadas  durante as atividades desenvolvidas e, a partir das produções dos grupos,  montasse um texto que poderia ser, posteriormente, discutido em sala de aula na perspectiva de uma produção bibliográfica coletiva. Esse texto poderia ser publicado, por exemplo, no jornal da escola. Se não houver esse jornal, o texto poderá ser exposto em um mural da escola.

Recursos Complementares

Origem da Lua e fenômenos lunares transitórios. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=iN5v2ke90GQ&feature=related Acessado em 03/06/2010.

History Channel - A Lua (Parte1de5). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=bR9Rv5w_4JU&feature=related. Acessado em 03/06/2010.

Avaliação

O principal instrumento para avaliação será o texto construído pelos grupos de  alunos ao final das atividades.  No entanto, a avaliação do conteúdo poderá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida. Nesse sentido, poderão ser utilizados como instrumentos avaliativos as entrevistas,  os registros e as discussões sobre as situações apresentadas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

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Opiniões

  • carolina, raimundo augusto de araújo , Acre - disse:
    Aguiar.do.nacimento@hotmail.com

    05/04/2011

    Cinco estrelas

    essa aula foi muito importante pois agora tirei todas as duvidas que tinha sobre a lua!!!


  • maria helena, escola rosália de amorim silav , Distrito Federal - disse:
    pis_maryhelen@hotmail.com

    11/03/2011

    Cinco estrelas

    adorei,espetacular a interdisciplinaridade sugestionada.


  • Maria Goretti de Lima Castro, EMEIF FRANCISCA ALVES DO AMARAL , Ceará - disse:
    gorettilima2@yahoo.com.br

    22/09/2010

    Quatro estrelas

    essas atividades são muito interessantes, lúdicas e trazem passo-a-passo o desenvolver de várias atividades, Eu sou professora de EJA e achei muito boa essa atividade. Parabéns


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