15/09/2010
SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS, OLGA MARIA CAVALCANTI
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
As crianças na faixa etária de 6 anos de idade poderão com esta aula:
- Ampliar os conhecimentos sobre a linguagem escrita;
- Trocar conhecimento com o colega de sua dupla;
- Valorizar o trabalho em parceria;
- Descobrir o que está escrito e onde;
- Desenvolver estratégias de leitura.
.
Para esta aula os alunos precisam conhecer de memória a parlenda que será utilizada na atividade de leitura.
ATIVIDADE 1 – O professor inicia a aula informando à turma que trouxe a cópia de uma parlenda para trabalhar na aula de leitura.
Fonte: www.pedagogia.com.br
ATIVIDADE 2 – O professor prossegue a aula apresentando para turma os momentos da atividade de leitura e organiza as duplas de trabalho que podem ser constituídas da seguinte forma:
- duplas compostas pelas crianças que já realizam a leitura usando a estratégia de decodificação;
- duplas compostas pelas crianças que, recentemente, começaram a usar a decodificação como estratégia de leitura, mas se sentem inseguras e, também, por aquelas que já utilizam esta estratégia de leitura há mais tempo, mas ainda demonstram muita insegurança quando solicitadas a ler;
- duplas constituídas pelas crianças que ainda não leem decodificando, mas utilizam como estratégia selecionar a letra inicial para encontrar uma palavra em um texto;
- duplas formadas pelas as crianças que se utilizam da memória como estratégia para realizar a leitura.
As crianças que já leem utilizando a estratégia da decodificação recebem a parlenda com todas as palavras recortadas.
CHUVA |
E |
SOL |
CASAMENTO |
DE |
ESPANHOL |
SOL |
E |
CHUVA |
CASAMENTO |
DE |
VIÚVA |
As duplas formadas pelas crianças que já leem utilizando a decodificação, mas se sentem inseguras, recebem a parlenda recortada em frases.
CHUVA E SOL, |
CASAMENTO DE ESPANHOL. |
SOL E CHUVA, |
CASAMENTO DE VIÚVA. |
As duplas constituídas pelas crianças que ainda não utilizam a estratégia da decodificação recebem a cópia da parlenda sem ser recortada.
CHUVA E SOL, CASAMENTO DE ESPANHOL. SOL E CHUVA, CASAMENTO DE VIÚVA. |
ATIVIDADE 3 – Cada dupla recebe a sua cópia da parlenda para ler e depois ilustrar. Durante a atividade o professor vai passando pelas duplas observando como procedem na leitura, solicitando que leiam acompanhando com o dedo, tendo cuidado para que o dedo acompanhe o que o olho vê e o que a boca fala. Ao chegar junto a uma dupla que já realizou a leitura da parlenda, o professor pode questionar a respeito de como fizeram para descobrir o que o texto conta. Pode também aproveitar este momento para solicitar que as crianças indiquem onde se encontra alguma palavra do texto, indagando-as como sabem que naquela parte está escrita a palavra indicada.
Artigos
http://revistaescola.abril.com.br/planos-de-aula/ - Neste site é possível encontrar vários artigos sobre o trabalho com a leitura na fase inicial da alfabetização. Para ter acesso é só clicar no link plano de aula por segmentos e, em seguida, no link ensino fundamental. Neste link clique em lingua portuguesa e depois em lingua escrita e finalmente no link leitura.
Vídeos
http://www.youtube.com/revistanovaescola - Neste site é possível encontrar vários vídeos sobre o trabalho com a leitura na fase inicial da alfabetização..
http://recantodasletras.uol.com.br/teorialiteraria/218592
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
- Ampliaram os seus conhecimentos sobre a linguagem escrita;
- Trocaram conhecimento com o colega de sua dupla;
- Valorizaram o trabalho em parceria;
- Descobriram o que está escrito e onde;
- Desenvolveram estratégias de leitura.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/05/2014
Cinco estrelasfoi excelente esta postagem, pois colaborou de maneira impar no meu estágio de ensino fundamental I. Muitissimo obrigada.
31/03/2013
Quatro estrelasgostei bastante.Estou necessitando de outras sugestões dos diferentes gêneros textuais para ajudar os professores nas atividades do PIP municipal o qual faço parte.
21/09/2010
Quatro estrelasGostei muito,, vou aplicá-la