26/06/2010
CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS E USO DE ATIDIVOS: LIMITES E POSSIBILIDADES DA MANUTENÇÃO DA QUALIDADE
SELMA GONZAGA SILVA, Cláudia Regina. M.G. Fernandes; Lérida de Oliveira
Cláudia Regina Montes Gumerato
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Recursos tecnológicos |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Controle Ambiental |
Não requer conhecimentos prévios específicos
Atividade 1
O professor deverá projetar as seguintes imagens e propor que os alunos as observe e reflitam um pouco sobre elas.
Fonte: http://reciclato.files.wordpress.com/2008/12/no_lixo_brasil.jpg . Acessado em 05/06/2010.
Fonte: http://ambienteasdireitas.blogsome.com/2007/05/11/lixo-acumulado-na-china/ . Acessado em 05/06/2010.
Fonte: http://nodoadouniverso.com/wp-content/uploads/2008/06/lixo_no_rio.gif . Acessado em 05/06/2010.
As imagens poderão ser acessadas diretamente da internet, pelo computador por pequenos grupos de alunos. Se não houver essa possibilidade, sugerimos que o professor as projete usando o data show. Poderá também usar imagens de revistas e jornais.
Questões para discussão em grupos de 4 alunos:
O que é lixo?
Do que é constituído o lixo?
Para onde vai o lixo depois que é recolhido das portas das casas?
O que é considerado lixo por uma pessoa é da mesma forma para outra?
Enumere 3 problemas ambientais acarretados pelo lixo.
Enumere 3 problemas sociais acarretados pelo lixo.
O lixo pode ser a solução de problemas sociais? Como? Quando?
Socialização das respostas dos grupos e discussão mediada pelo professor.
Vídeo - Ilha das flores. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ndHXeGq2CXI&feature=related . acessado em 05/06/2010
Discussão do vídeo
Enumere 5 palavras-chave que expressam o conteúdo do vídeo
(desperdício; fome; miséria; lixo; trabalho; desigualdades sociais; relação entre produção, consumo e geração de lixo)
O professor deverá mediar uma discussão do filme a partir das palavras destacadas pelos alunos.
No momento da discussão, o professor deverá estar atento e não deixar de abordar algumas questões como: o desperdício; a fome; as desigualdades sociais; o mal gerenciamento do lixo urbano; a relação entre produção, consumo e geração de lixo; a condição dos seres humanos, pior do que a dos porcos, na Ilha das Flores; enfim, as questões sociais, econômicas e políticas abordadas o vídeo.
Após essa discussão, o professor deverá solicitar que cada grupo de alunos redija uma sinopse do vídeo, seguida de comentários críticos, e apresente sua produção escrita à toda a turma.
Atividade 2: Ampliando conhecimentos
Leitura- Cabe ao professor entregar os textos para os alunos e solicitar, em um primeiro momento, que os mesmos façam uma leitura silenciosa e individual. Caso o professor não tenha recursos para a impressão dos textos, cabe a ele preparar transparências para serem projetadas com retroprojetor para que os alunos façam a leitura. Em um segundo momento, cada aluno pode fazer a leitura até um certo ponto do texto para que todos participem. Em um terceiro momento o professor pode propor uma leitura mais detalhada e em seguida pedir para os/as alunos/as grifarem as palavras desconhecidas.
TEXTO - Qual é o Destino do Lixo Urbano e como Diminuir seu Impacto no Ambiente. Disponível em:
http://intra.vila.com.br/sites_2002a/urbana/susana/sitedestino.htm Acessado em 05/06/2010.
Embora não traga dados numéricos recentes sobre a geração e a destinação de resídios sólidos urbanos, o texto apresenta de maneira didática as principais fontes desses resíduos, sua destinação e opções para diminuir o volume de lixo. Apresenta ao final o princípio dos RE`s que é um desdobramento da pedagogia dos 3Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar). O professor poderá atualizar os dados pesquisando na revista eletrônica "Panorama dos resíduos sólidos no Brasil" da ABRELPE que é publicada anualmente. A última edição é a de 2008, disponível em: http://www.abrelpe.org.br/panorama_2008.php . Acessado em 05/06/2010.
Nesse segundo momento de diálogo e reflexão o professor poderá ser o mediador da reflexão e discussão em sala de aula sobre as seguintes questões:
Qual é a constituição do lixo domiciliar?
Qual é o destino do lixo recolhido nas cidades?
Quais são as consequências ambientais da destinação inadequada do lixo?
Como resolver as questões sociais relacionadas ao lixo, como a situação das pessoas que vivem da catação de resíduos nos lixões e aterros?
Explique a fórmula dos RE`s para diminuir a geração de lixo (também conhecida como 3Rs- Reduzir, Reutilizar e Reciclar).
Desses RE´s quais você consegue praticar no seu dia a dia?
Nesse momento, deve-se observar a capacidade de argumentação dos alunos, a maneira como cada um expõe suas idéias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. O professor deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, cabendo a ele imediatamente interferir e posicionar os alunos a pensarem nos conceitos mais adequados e ajustados à realidade.
Atividade 3: produção de textos e painéis.
O professor deverá encaminhar a proposta de que cada grupo de alunos sintetize em uma produção de texto, tudo o que foi estudado e discutido nas duas aulas. Nessa produção deverão ser abordados os principais aspectos discutidos a respeito das questões socioambientais decorrentes da grande produção de lixo nas sociedades atuais.
Nesse mesmo sentido, cada grupo deverá montar um painél temático no qual retrate a realidade do lixo no Brasil e no mundo e chame a atenção das pessoas para medidas que todos podem tomar em seu dia a dia para diminuir a geração de lixo, pautadas no princípio dos RE`s. Recomendamos, seguindo o princípio dos RE`s, que se procure reutilizar materiais para a montagem dos painéis.
Os painéis deverão ser expostos em locais bem visíveis da escola para que todos – alunos, funcionários, professores e pais – possam ter acesso a esse trabalho.
INMETRO. Meio ambiente e consumo. Coleção Educação para o consumo responsável. Inmetro/Idec. 2002. Disponível em: http://www.inmetro.gov.br/infotec/publicacoes/cartilhas/ColEducativa/meioambiente.pdf. Acessado em 06/06/2010
INMETRO. Publicidade e consumo.Coleção Educação para o consumo responsável. Inmetro/Idec. 2002.Disponível em: http://www.inmetro.gov.br/infotec/publicacoes/cartilhas/ColEducativa/publicidade.pdf . Acessado em 06/06/2010
A avaliação dos alunos pode ser feita em todos os momentos das atividades propostas: durante a discussão, a partir das contribuições individuais ou do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas.
Os principais instrumentos de avalição da aprendizagem serão a sinopse do vídeo, o texto e o painel, produzidos pelos grupos de alunos.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/05/2012
Cinco estrelasEXCELENTE...MUITO DIDÁTICA.PARABÉNS
17/11/2011
Três estrelasEstou trabalhando o tema "Preservação Ambiental" e dentro dele, iremos produzir materiais úteis a partir de materiais recicláveis. As sugestões referentes a essa temática são muito oportunas para que eu possa desenvolver o assunto. Depois de trabalharmos, postarei sobre os resultados.
07/11/2010
Cinco estrelasO presente trabalho trouxe ótimas sugestões para desenvolver atividades diferenciadas em sala de aula referente ao tema!!!!