Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Lixo: problema ambiental com agravantes sociais

 

26/06/2010

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS E USO DE ATIDIVOS: LIMITES E POSSIBILIDADES DA MANUTENÇÃO DA QUALIDADE

SELMA GONZAGA SILVA, Cláudia Regina. M.G. Fernandes; Lérida de Oliveira

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Recursos tecnológicos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Controle Ambiental
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

  1.  Identificar os impactos socioambientais provenientes do descarte de resíduos sólidos.
  2.  Julgar o seu papel enquanto cidadão em relação às questões socioambientais
Duração das atividades
03 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não requer conhecimentos prévios específicos

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

O professor deverá  projetar as seguintes imagens  e propor que os alunos as observe e reflitam um pouco sobre elas.

Fonte: http://reciclato.files.wordpress.com/2008/12/no_lixo_brasil.jpg . Acessado em 05/06/2010.

Fonte: http://ambienteasdireitas.blogsome.com/2007/05/11/lixo-acumulado-na-china/ .   Acessado em 05/06/2010.

Fonte: http://nodoadouniverso.com/wp-content/uploads/2008/06/lixo_no_rio.gif . Acessado em 05/06/2010.

As imagens poderão ser acessadas diretamente da internet, pelo computador por pequenos grupos de alunos. Se não houver essa possibilidade, sugerimos que o professor as projete  usando o data show. Poderá também usar imagens de revistas e jornais. 

Questões para discussão em grupos de 4 alunos:

O que é lixo?

Do que é constituído o lixo?

Para onde vai o lixo depois que é recolhido das portas das casas?

O que é considerado lixo por uma pessoa é da mesma forma para outra?  

Enumere 3 problemas ambientais acarretados pelo lixo.

Enumere 3 problemas sociais acarretados pelo lixo.

O lixo pode ser a solução de problemas sociais? Como? Quando?

Socialização das respostas dos grupos e discussão mediada pelo professor.

Conhecendo uma realidade

Vídeo - Ilha das flores. Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=ndHXeGq2CXI&feature=related . acessado em 05/06/2010

Discussão do vídeo

Enumere 5 palavras-chave que expressam o conteúdo do vídeo

(desperdício; fome; miséria; lixo; trabalho; desigualdades sociais;  relação entre produção, consumo e geração de lixo)

O professor deverá mediar uma discussão do filme a partir das palavras destacadas pelos alunos.

No momento da discussão, o professor deverá estar atento e não deixar de abordar algumas questões como: o desperdício; a fome; as desigualdades sociais; o mal gerenciamento do lixo urbano;  a relação entre produção, consumo e geração de lixo; a condição dos seres humanos, pior do que a dos porcos, na Ilha das Flores; enfim,  as questões sociais, econômicas e políticas abordadas o vídeo.

Após essa discussão, o professor deverá solicitar que cada grupo de alunos redija uma sinopse do vídeo, seguida de comentários críticos,  e apresente sua produção escrita à toda a turma.

Atividade 2: Ampliando conhecimentos

Leitura-  Cabe ao professor entregar os textos para os alunos e solicitar, em um primeiro momento, que os mesmos façam uma leitura silenciosa e individual. Caso o professor não tenha recursos para a impressão dos textos, cabe a ele preparar transparências para serem projetadas com retroprojetor para que os  alunos façam a leitura. Em um segundo momento, cada aluno pode fazer a leitura até um certo ponto do texto para que todos participem. Em um terceiro momento o professor pode propor uma leitura mais detalhada e em seguida pedir para os/as alunos/as grifarem as palavras desconhecidas.   

TEXTO  - Qual é o Destino do Lixo Urbano e como Diminuir seu Impacto no Ambiente. Disponível em:

http://intra.vila.com.br/sites_2002a/urbana/susana/sitedestino.htm  Acessado em 05/06/2010.   

Embora não traga dados numéricos recentes sobre a geração e a destinação de resídios sólidos urbanos, o texto apresenta de maneira didática as principais fontes desses resíduos, sua destinação e opções para diminuir o volume de lixo. Apresenta ao final o princípio dos RE`s que é um desdobramento da pedagogia dos 3Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar).  O professor poderá atualizar os dados pesquisando na revista eletrônica "Panorama dos resíduos sólidos no Brasil" da ABRELPE que é publicada anualmente. A última edição é a de 2008, disponível em: http://www.abrelpe.org.br/panorama_2008.php . Acessado em 05/06/2010.

Nesse segundo momento de diálogo e reflexão o professor poderá ser o mediador da reflexão e discussão em sala de aula sobre as seguintes questões:

Qual é a constituição do lixo domiciliar?

Qual é o destino do lixo recolhido nas cidades?

Quais são as consequências ambientais da destinação inadequada do lixo?

Como resolver as questões sociais relacionadas ao lixo, como a situação das pessoas que vivem da catação de resíduos nos lixões e aterros?

Explique a fórmula dos RE`s para diminuir a geração de lixo (também conhecida como 3Rs- Reduzir, Reutilizar e Reciclar).

Desses RE´s quais você consegue praticar no seu dia a dia?

Nesse momento, deve-se observar a capacidade de argumentação dos alunos,  a maneira como cada um expõe suas idéias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. O professor deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, cabendo a ele imediatamente interferir e posicionar os alunos a pensarem nos conceitos mais adequados e ajustados à realidade.

Atividade 3: produção de textos e painéis.

O professor deverá encaminhar a proposta de que cada grupo de alunos sintetize em uma produção de texto, tudo o que foi estudado e discutido nas duas aulas.  Nessa produção deverão ser abordados os principais aspectos discutidos a respeito das questões socioambientais decorrentes da grande produção de lixo nas sociedades atuais.

Nesse mesmo sentido, cada grupo deverá montar um painél temático no qual retrate a realidade do lixo no Brasil e no mundo e chame a atenção das pessoas para medidas que todos podem tomar em seu dia a dia para diminuir a geração de lixo, pautadas no princípio dos RE`s. Recomendamos, seguindo o princípio dos RE`s, que se procure reutilizar materiais para a montagem dos painéis.

Os painéis deverão ser expostos em locais bem visíveis da escola para que todos – alunos, funcionários, professores e pais – possam ter acesso a esse trabalho.

Recursos Complementares

INMETRO. Meio ambiente e consumo. Coleção Educação para o consumo responsável.  Inmetro/Idec. 2002. Disponível em:  http://www.inmetro.gov.br/infotec/publicacoes/cartilhas/ColEducativa/meioambiente.pdf.  Acessado em 06/06/2010 

INMETRO. Publicidade e consumo.Coleção Educação para o consumo responsável.  Inmetro/Idec. 2002.Disponível em:  http://www.inmetro.gov.br/infotec/publicacoes/cartilhas/ColEducativa/publicidade.pdf . Acessado em 06/06/2010 

Avaliação

A avaliação dos alunos pode ser feita em todos os momentos das atividades propostas: durante a discussão, a partir das contribuições individuais ou do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas.

Os principais instrumentos de avalição da aprendizagem serão a sinopse do vídeo, o texto e o painel, produzidos pelos grupos de alunos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 1/3 - 33.33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ILMA, LIBERDADE , Bahia - disse:
    ylma_pereira@hotmail.com

    21/05/2012

    Cinco estrelas

    EXCELENTE...MUITO DIDÁTICA.PARABÉNS


  • VALDISIA VIEIRA DOS SANTOS SILVA, EMEIF PAPA JOAO XXIII , Ceará - disse:
    valdisia.vieira@yahoo.com.br

    17/11/2011

    Três estrelas

    Estou trabalhando o tema "Preservação Ambiental" e dentro dele, iremos produzir materiais úteis a partir de materiais recicláveis. As sugestões referentes a essa temática são muito oportunas para que eu possa desenvolver o assunto. Depois de trabalharmos, postarei sobre os resultados.


  • Nataly, SOS Bombeiros no Resgate da Cidadania , São Paulo - disse:
    natypraia19@gmail.com

    07/11/2010

    Cinco estrelas

    O presente trabalho trouxe ótimas sugestões para desenvolver atividades diferenciadas em sala de aula referente ao tema!!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.