08/07/2010
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Aula 1
Atividade
O professor deverá levar os alunos à sala de informática para, em grupo de dois, acessarem o site:
http://www.pciconcursos.com.br/aulas/portugues/coerencia
para responderem às seguintes perguntas e depois discutirem suas respostas com os colegas.
1- O que é coerência?
2- Como produzir um texto coerente?
3- Quando um texto depende de um contexto extraverbal?
4- Todos os textos abaixo têm problemas de coerência. Faça a correção e indique se a incoerência encontrada é externa ou interna ao texto:
a- Pobre do Brasil, metade de nossa população é analfabeta.
b- Mesmo que você nunca frequente lugares propícios a cobras possivelmente morrerá picado por uma.
c- Ouvi boatos de que você hoje vai passear bastante assistirá ao filme e o restaurante.
d- Poluição de rios e mares, água poluída, problemas de saúde, degradação do meio ambiente, não serão temas do III Fórum Mundial da Água.
e- A poluição das águas acarreta graves riscos à saúde. Porém os esgotos domésticos contêm bactérias patogênicas que podem causar cólera, hepatite infecciosa, desinteria, micoses, conjuntivites, otites, corizas e febre tifóide e os efluentes industriais têm substâncias tóxicas que podem causar doenças crônicas, inclusive o câncer.
Aula 2
Atividade
Os alunos, em duplas, nesta atividade, entrarão no site indicado abaixo e farão a leitura de vários textos. Alguns deles foram criados apenas a partir de substantivos. Deverão lê-los em voz alta. O professor deverá organizar para que cada dupla leia um.
http://www.pucrs.br/gpt/substantivos.php
Após a leitura, os alunos deverão responder em seus cadernos às seguintes questões.
Professor, entregue xerocado o roteiro abaixo aos alunos. Os alunos deverão acessar o site quantas vezes for necessário para retornarem aos textos.
1- O texto "Circuito fechado" de Ricardo Ramos é um texto coerente? Justifique. Sob que estrutura ele foi criado?
2- O texto "A pesca" de Affonso Ramos de Sant’Anna foi construído segundo o mesmo princípio?
3- Qual dos dois textos pareceu mais interessante para o grupo? Justifique.
4- Que preocupações o texto "Vidinha Redonda" de Kátia da Costa Aguiar denunciam? Foi escrito por uma aluna, tem coerência?
5- Há alguma incoerência interna no texto "Trânsito" de Luzia Fialho, Leandro Rangel, Paola Teodoro?
6-O texto "Dona-de-casa", escrito por Carine Vargas começou com a palavra Sol e terminou com Lua. O que ela quis exprimir?
7- Carine elaborou um poema concreto a partir da forma de um círculo. Que o valor foi atribuído a essa forma?
8- Qual a motivação de Fábio Canatta em "Quinhentos anos sem respirar"?
Aula 3
Atividade 1
O professor deverá exibir em power point os exercícios abaixo solicitando que, em duplas, respondam às questões, em seus cadernos.
1- Leia a letra de uma embolada:
Oi, lá vinha pelo rio uma pedra boiando
Em riba dessa pedra 3 navegador
Um deles era cego nada enxergando
O outro não tinha braço pois o trem cortou
Mas deles o sem vergonha era o terceiro
Pois estava nuzinho como Deus criou
E eis que adiante o cego num berreiro
Olhando para o fundo um tostão gritou
Então ouvindo aquilo o tal que era aleijado
Passando a mão no fundo o níquel apanhou
E o tal que estava nu tendo o tostão tomado
Mais do que ligeirinho no bolso guardou!
http://tabui.blogspot.com/2006_05_01_archive.html
As emboladas fazem parte do nosso folclore e geralmente não trazem o nome autor. É possível desfazer as incoerências do texto lido?
2- Roberto Duailibi em "Antologia das mancadas" registrou, entre muitas as seguintes:
a- "O tribunal, após breve deliberação,foi condenado a um mês de prisão." Le Progrès de L'Oise, 30 mar. 1957.
b- "Os sete artistas que compõem o trio têm talento." Presse Océan,7 de ago. 1993.
c- "O Presidente de honra é um jovem septuagenário de 81 anos." La Dèpêche, 1995.
Atividade 2
3- O professor deverá entregar cópia da tirinha abaixo para os alunos e pedir que a observe com atenção para responderem a questão abaixo:
Sem a ilustração, haveria coerência?
Disponível em: http://meninomaluquinho.com.br
Sim - Não. Justifique.
Após a correção, se os alunos não apresentarem mais dúvidas, o professor finalizará a atividade alertando-os a terem atenção com a coesão e coerência nos próximos textos que forem produzir.
Professor, estimule seus alunos a lerem mais sobre emboladas em:
http://www.youtube.com/watch?v=IUqi1w65JQg&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=3miql_0f5js&feature=related
E você, tire suas dúvidas, se houver, lendo:
http://pt.shvoong.com/books/guidance-self-improvement/1695292-coes%C3%A3o-coer%C3%AAncia-texto-escrito/ http://www.pciconcursos.com.br/aulas/portugues/coerencia
O professor deverá observar o envolvimento dos alunos em cada uma das atividades propostas e o empenho na execução correta dos exercícios.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
05/05/2015
Cinco estrelasO formato da aula se encaixa perfeitamente na programação das aulas dedicadas ao assunto exposto. Adotei a mesma estrutura didático-pedagógica e funcionou muito bem. Também pesquisei os recursos complementares e consegui um bom resultado entre os alunos. Obrigado professoras Marta e Eliana.
16/05/2011
Quatro estrelasAchei a aula muito interessante, pois esse assunto é um pouco complicado para a compreensão da maioria dos alunos. Também gostei da interdisciplinaridade com a informática porque tornou o conteúdo mais atraente. Parabéns à professora pela criatividade.