26/06/2010
Conservação dos alimentos no cotidiano: avaliando alguns métodos
SELMA GONZAGA SILVA, Cláudia Regina Montes Gumerato
Cláudia Regina Montes Gumerato
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Terra como espaço para a vida |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Analisar criticamente o modelo de consumo prevalecente nas sociedades atuais
Identificar os impactos socioambientais do descarte de resíduos sólidos
Discutir o tema numa perspectiva de formação para a cidadania.
Rever posturas em relação ao consumo e desperdício
Não requer conhecimentos prévios específicos.
Atividade 1
Abordagem do tema
Vídeo: Dê um futuro para seus filhos. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=LMnMC9V88Hw&feature=channelídeo. Acessado em 05/06/2010.
Sugerimos que esse momento da aula seja no laboratório de informática, onde pequenos grupos de alunos possam acessar diretamente da internet. Se não houver essa possibildade, o professor poderá projetá-lo utilizando o data show. Se esse recurso não estiver disponível, poderá baixá-lo e copiá-lo em um pen drive ou DVD, para posteriormente exibi-lo. O mesmo vale para o segundo vídeo proposto após a abordagem do tema.
Após assistirem ao vídeo, o professor deve propor uma rápida discussão do vídeo em grupos de 4 alunos.
Questões norteadoras:
O que você entendeu desse vídeo?
Você já pensou sobre isso?
O que você tem feito para garantir que as futuras gerações possam viver nesse planeta?
O que você pode fazer no seu dia a dia nesse sentido?
Socialização da discussão pelos grupos de alunos.
Ao ouvir as considerações dos alunos o professor deverá registrar no quadro os aspectos mais relevantes. Ao final, elaborar uma síntese dessas falas e propor que os alunos copiem em seus cadernos.
Após esse momento diagnóstico dos conhecimentos prévios dos alunos, o professor deverá lançar as seguintes questões problematizadoras:
O que tem a ver o consumo nas sociedades atuais com as questões ambientais, socio-econômicas e políticas?
O que seria o consumo sustentável?
Veja o que nos aponta esse vídeo.
Vídeo: A história das coisas - Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=lgmTfPzLl4E Acessado em: 05/06/2010.
Após o vídeo o professor deverá iniciar uma discussão com a questão: O que esse vídeo tem a ver com o outro, visto no início dessa aula?
Posteriormente aos posicionamentos dos alunos o professor deverá empreender a discussão do vídeo "A história das coisas" a partir de questões norteadoras como as sugeridas a seguir. Os alunos devem expressar seus pontos de vista, mas o professor precisa estar atento e não deixar perder o foco da discussão: o uso sustentável dos recuros naturais e a redução do consumo
O que você entendeu desse vídeo?
Você já pensou sobre isso?
O que foi novidade pra você nesse vídeo?
O que mais o incomodou?
Fonte: http://reciclato.files.wordpress.com/2008/11/mb_consumo_envol.jpg Acessado em 06/06/2010.
Atividade 2: Leitura e discussão do texto de fundamentação teórica
Após a exibição do vídeo o professor deverá entregar a cada aluno uma cópia de um texto de fundamentação teórica.
Cabe ao professor entregar os textos para os alunos e solicitar, em um primeiro momento, que os mesmos façam uma leitura silenciosa e individual.. Em um segundo momento o professor poderá propor uma leitura mais detalhada, tecendo comentários a cada parágrafo lido, relacionando as informações ao que foi visto no vídeo. Dependendo do nível de ensino (Ensino Médio, por exemplo), em vez de propor essa segunda leitura, o professor poderá ir apontando os destaques no texto e discutindo-os com os alunos. Caberá aos alunos grifá-los, identificando assim os aspectos mais relevantes.
Sugestão de texto:
Introdução:
O consumo descontrolado na atualidade erodiu os recursos renováveis, a exemplo dos combustíveis fósseis, florestas e áreas de pesca, poluiu o ambiente local e global e se curvou à promoção da necessidade de exibir conspicuamente o que se tem, em lugar de atender às necessidades legítimas da vida. Enquanto aqueles que fazem parte dessas imensas gerações de consumidores precisam consumir menos, para mais de 1 bilhão das pessoas consumir mais é uma questão de vida ou morte e um direito básico - o direito de ser livre da carência. E não é apenas falta de comida e água limpa; há outras formas de privação, como o analfabetismo e a falta de conhecimentos técnicos, que são as qualificações básicas para se beneficiar do conceito de globalização.
(Nadine Gordimer. A face humana da globalização. Disponível em: http://hps.infolink.com.br/peco/p000130c.htm. Acessado em 05/06/2010)
Sugerimos, para a continuidade desse texto, a "Introdução" da Revista Meio ambiente e consumo, p. 8 e 9. O professor poderá fazer as adaptações que julgar necessárias. Disponível em:
http://www.inmetro.gov.br/infotec/publicacoes/cartilhas/ColEducativa/meioambiente.pdf. Acessado em 06/06/2010.
Síntese do texto
O texto abrange os aspectos mais relevantes em relação ao consumo responsável e sustentabilidade. Um desses aspectos que não pode deixar de ser discutido e conhecido pelos alunos é a desigualdede social no mundo, quando poucos consomem muito e muitos não consomem o necessário para sobreviver. Aponta como encaminhamento para minimizar os impactos socioambientais do consumismo a adoção do princípio dos 3Rs: Reduzir o padrão de consumo e a geração de lixo; reutilizar e reciclar.
Atividade 3
O professor deverá propor que cada grupo de 4 alunos elabore uma parte de um painel que será montado pela turma toda, com o objetivo de chamar a atenção de toda a comunidade escolar a respeito da necessidade do consumo sustentável para diminuir a degradação ambiental e a exaustão dos recursos naturais. Para cada grupo, distribuir um item a ser destacado no painel. Esses itens podem ser sugeridos pelos próprios alunos, a partir das discussões dos vídeos e do texto.
Não poderão faltar os seguintes itens: o consumo e as desigualdades sociais; o consumismo; o esgotamento de recursos naturais; alternativas para diminuir o consumo; princípio dos 3Rs.
Recomendamos, seguindo o princípio dos 3Rs, que se procure reutilizar materiais para a montagem dos painéis. Os painéis deverão ser expostos em locais bem visíveis da escola para que todos – alunos, funcionários, professores e pais – possam ter acesso a esse trabalho, que deve ser bastante criativoe chamativo.
PANAROTTO, Cíntia. O Meio Ambiente e o Consumo Sustentável: Alguns Hábitos que Podem Fazer a Diferença. Disponível em: http://www.caxias.rs.gov.br/procon/site/_uploads/publicacoes/publicacao_5.pdf. Acessado em 06/06/2010.
O principal instrumento a ser utilizado para avaliação será o painel final produzido pelos grupos de alunos/as. No entanto, a avaliação do conteúdo poderá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida. Nesse sentido, a avaliação dos alunos pode ser feita em todos os momentos das atividades propostas: durante a discussão, a partir das contribuições individuais ou do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas.
Cinco estrelas 1 classificações
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23/08/2010
Cinco estrelasSou aluna do curso de Mídias na Educação, e tive que escolher uma sugestão de aula para analise. Ao me deparar com o tema, o qual estou trabalhando em uma turma de 9º ano, aproveitei diversas idéias e sugestões de vídeo. Gostei muito da idéia de iniciar co o vídeo Dê um futuro para seus filhos, deixando o aluno a refletir. (excelente a montagem do roteiro a ser seguido)