30/08/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Conhecer o ambiente aquático.
Estabelecer comparação entre espécies da fauna e flora marinha através da observação de imagens e vídeos.
Ampliar conhecimentos acerca da vida no mar.
Representar por meio de desenhos, plantas e animais aquáticos.
Animais.
Conversar com os alunos, questionando: como será a vida do mar? Após ouvir os alunos a professora apresenta o livro "A Escolinha do Mar" da escritora Ruth Rocha. É importante ler a sinopse do livro para motivar os alunos a ouvir atentamente a história; explorar as imagens da capa. Através dessa história os alunos irão conhecer alguns animais que vivem no mar.
Fonte: www.salamandra.com.br/book.php?id_titulo=10021585
Depois da leitura do livro a professora questiona os alunos:
Em seguida, a professora propõe o desenho dos animais e plantas do mar que os alunos conhecem. As crianças poderão usar lápis de cor, hidrocor e giz de cera para fazer os desenhos em papel reciclado ou de outro tipo.
A professora leva os alunos para o laboratório de informática da escola. Ler as informações sobre a vida no mar para as crianças, mostrando que existe plantas e animais no fundo do mar. É importante discutir com a turma as informações, sugerindo que elas acrescentem outros conhecimentos. Para isso, sugerimos o acesso ao link abaixo:
Em sala de aula, a professora retoma a discussão sobre a vida no mar, explicando que existem outros animais que vivem em água doce, citando alguns exemplos para as crianças. Em seguida, o professor solicita que as crianças pesquisem em casa, informações e gravuras de animais que vivem na água doce e no mar. Em sala, as crianças irão elaborar em grupo, cartazes com informações que pesquisaram sobre a vida desses animais. A professora distribui papel, tinta, cola, tesoura, lápis grafite, hidrocor para os alunos. Eles irão escrever as informações e colar as gravuras/desenhos dos animais. Depois, cada grupo expõe o seu trabalho.
Nome | Tipo |
---|---|
No fundo do mar | Hipertexto |
Indicação de Livros:
A Escolinha do Mar. Ruth Rocha. Salamandra.
Imagem 3D
http://noticias.uol.com.br/ultnot/bichos/album/deep_sea_album.jhtm
A professora irá observar se os alunos conseguiram ampliar os conhecimentos sobre a vida mar. Para tanto, deverá propor a escrita de textos e desenhos dos animais e plantas.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
11/08/2011
Cinco estrelasMuito motivadora e dinâmica!
23/06/2011
Cinco estrelasadorei essa aula, achei muito colorida e cheia de vida, ótima ideia para se trabalhar com crianças que possuem deficiência visual